in

O que fazer em Dubrovnik na Croácia

Uma cidade que bomba no verão europeu, Dubrovnik, na Croácia, é conhecida como a Pérola do Adriático, por causa de seu belíssimo litoral com praias disputadas. Além disso, é uma cidade rica em história, com características medievais bem preservadas no centrinho, que atrai desde estúdios de cinema para gravarem filmes de época ali, como milhares de turistas o ano todo. Veja aqui algumas sugestões do que fazer em Dubrovnik na Croácia:

A Muralha de Dubrovnik, Croácia

Localizada no Sul da Costa Dalmácia, Dubrovnik conta com muitos sérvios e bósnios na sua população, devido à proximidade com esses países (ótimo para passeios bate e volta). Rodeada de muros e fortificações, desde 1979 sua principal Muralha está classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Prepare-se, pois no verão faz muito calor (é uma das cidades europeias mais quentes) e no inverno pode chegar a nevar.

O QUE FAZER EM DUBROVNIK:

Passeio pela Cidade Velha e a muralha medieval – Para proteger a cidade dos inimigos, a famosa muralha começou a ser construída por volta do século XII. São 2km de extensão ao redor de Old Town, o centrinho histórico de Dubrovnik.

Um dos principais programas por ali é ficar passeando pelo seu interior rodando pelas prainhas, igrejas, cafés, restaurantes e lojinhas. A Muralha também pode ser percorrida a pé para ter uma visão do alto. A entrada principal da Muralha é o Portão Pile.


Andar pelos sets de Game of Thrones – Um dos motivos que tornou Dubrovnik tão badalada nos últimos tempos foi ela ter sido cenário da série Game of Thrones, sucesso no mundo inteiro.

Game of Thrones em Dubrovnik (Foto: Dubrovnik Walking Tours)

Quem é fã da série pode percorrer os sets por conta própria ou reservar o passeio com uma das muitas agências que oferecem tours específicos para isso, levando os aficionados a conhecer os locais onde foram feitas as filmagens. Alguns desses locais são o Fort Lovrijenac, Cidade Antiga (item acima) e Igreja de Santo Estevão.


Praia em Lapad – Uma das melhores e mais procuradas em Dubrovnik, localizada numa pequena península. Alguns hotéis instalam um verdadeiro “parque” aquático no mar, com tobogã inflável. O mar é calminho como em todas as praias da região e ao invés de areia, pedrinhas.

+ Post sobre Lapad


Subir o teleférico ao pôr do sol – Outra grande atração de Dubrovnik, que por ter diversas paisagens e ângulos cinematográficos, de tão belos que são, fazem com que as pessoas procurem os melhores mirantes, é o bondinho. O cable car de Dubrovnik é bem parecido com o do Pão de Açúcar, todo fechado com janelões transparentes. Ele sobe a uma altura de 400m e oferece uma vista panorâmica de toda a cidade e da Costa.

O bondinho ao entardecer (Foto da guia Natasa do ”Dubrovnik em Português”)

Sem dúvida um dos melhores momentos para subir no bondinho é no entardecer para poder apreciar todo esse cenário com o sol se pondo. A entrada fica a cerca de 10 minutos do Portão Pile (Muralha do centro histórico) e custa 130 kunas (a moeda croata).

Visitar a Ilha de Lokrum – Um passeio comum em Dubrovnik é passar o dia na Ilha de Lokrum, que fica bem em frente a cidade, à uma curta distância. É possível agendar o passeio com uma agência ou ir por conta própria de barco taxi.

Chegando lá, o programa é mesmo praia, já que a beleza natural do lugar é sua principal atração (mas existem outras atrações também caso queira explorar mais a ilha).

Dicas relacionadas:

+ Onde ficar em Dubrovnik: Bellevue Hotel

+ Sveti Stefan em Montenegro


Bate e volta à Mostar, na Bónia e Herzegovina – Outra opção imperdível para quem está em Dubrovnik é aproveitar a oportunidade de conhecer o país vizinho Bósnia e Herzegovina. A história da Croácia e da Bósnia caminhou junta por muito tempo, fazendo com que os dois povos tenham praticamente as mesmas características, cultura e língua. Todos sabem que há até pouco tempo atrás – após a dissolução da União Soviética – esse país sofreu uma violenta guerra civil que o arrasou. Mas desde o fim dos conflitos a cidade vem se recuperando cada vez mais, e suas atrações históricas vêm despertando tanto a atração dos visitantes que o turismo é sua principal atividade atualmente.

Dentre os locais a visitar, Mostar sem dúvida é um dos chamarizes do país. Essa cidade medieval, que reúne tanto igrejas católicas quanto mesquitas muçulmanas, tem como principal cartão-postal a Ponte Velha, que data do século XVI.

A ponte passa pelo Rio Neretva, que tem uma coloração muito bonita, fazendo um bonito contraste com as edificações e rochas.
Tanto a Ponte Velha quanto o centrinho histórico, com suas ruazinhas de características medievais, lojinhas e restaurantes, são parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. Vale a pena contratar esse passeio de dia inteiro e conhecer um pedaço da história do país e do mundo.

Dicas extras:

* Os visitantes podem adquirir o Dubrovnik Card e ter acesso à diversas atrações da cidade, economizando mais de 50% nas entradas.

* Outra opção é passear por Dubrovnik fazendo visitas guiadas. Uma das guias especializadas em passeios históricos por Dubrovnik é conhecida por atender turistas brasileiros, a Natasa do ‘Dubrovnik em Português’. Falando português fluentemente, é uma das melhores escolhas para quem quer conhecer mais a fundo a cidade com a comodidade de um especialista que fala a nossa língua. Para entrar em contato, acesse o site Dubrovnik em Português.
.

?Além de todas dicas citadas acima, não esqueça a importância do seguro viagem, compare e contrate no link abaixo?

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Roteiro de 4 dias em Paris

Transfer de chegada em Mendoza