in

Tel Aviv em Israel

Para conhecer as principais cidades de Israel, Tel Aviv e Jerusalém, há quem opte por ficar baseado em Tel Aviv, a segunda maior cidade israelense, e fazer passeios bate e volta pelas grandes atrações de Israel.Nós optamos por ficar 3 dias na capital Jerusalém e 2 dias em Tel Aviv para conhecer com um pouco mais de calma essas cidades, e ainda assim foi um pouco corrido.

.

Apesar das duas serem próximas uma da outra (65km de distância), o trânsito não é dos melhores. Há engarrafamento principalmente nos horários de pico, o que dificulta ainda mais a ida de uma cidade para outra. Isso faz com que se perca tempo para visitar as atrações turísticas.Esse foi um dos principais motivos que nos fez programar um roteiro que contemplasse a hospedagem nas duas cidades. Quer mais um motivo para passar alguns dias em Tel Aviv? Desde 2003 a cidade faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Roteiro de 2 dias em Tel Aviv em Israel

Tel Aviv é banhada pelo belo Mar Mediterrâneo

Você sabia?

O Seguro Viagem é obrigatório em vários países da Europa. Além de ser uma proteção para você e sua família saírem de férias tranquilos com as melhores coberturas de assistência médica e seguro para bagagem em qualquer destino. Faça uma cotação de Seguro Viagem aqui e compare planos. Você não vai pagar nada a mais por isso.

Vale lembrar também que o Aeroporto Internacional de Israel Ben Gurion fica em Tel Aviv (aproximadamente 25 minutos de trajeto), fazendo com que a cidade seja passagem obrigatória dos visitantes. Mais uma razão para planejar uma estadia lá, além de Jerusalém. Por tudo isso, para nós o melhor foi passar alguns dias em ambas cidades. Confira então nosso Roteiro de 2 dias em Tel Aviv em Israel:

.

DIA 1:

Jaffa Old City

Nós ficamos hospedados em Jaffa, uma antiga cidade portuária árabe que ficava próxima de Tel Aviv, fundada em 1909 por uma comunidade judaica (mas historiadores afirmam que ela já era habitada há cerca de 7 mil anos). Hoje em dia Jaffa e Tel Aviv são um só município. É em Jaffa que está localizada a cidade antiga com seu charmoso centro histórico e seu mercado de pulgas. O nome da cidade em hebraico significa “bela”, o que já dá pistas do charme de suas ruas estreitas.

Uma das entradas da Old CityJaffa Old CityPelas ruelas da Old CityJaffa mistura ruinas antigas com arte contemporânea

Dessa forma, dava pra ir a pé do nosso hotel até Old Jaffa City e passear sem pressa pelas suas ruelas. Concentramos os passeios desse primeiro dia por essa área. A graça ali é caminhar pelos arcos e ladeiras que guardam marcas de épocas passadas. Sem dúvida, esse é o programa mais imperdível de Tel Aviv. Portanto, se você tiver apenas um dia para visitar a cidade, inclua primeiro Jaffa Old City no itinerário. Andando sob os arcos de Jaffa, é muito comum topar com uma galeria de arte atrás da outra e lojinhas descoladas enquanto vamos subindo até o topo da colina onde fica Old City. Lá em cima encontramos a Jaffa Park, uma praça simpática com uma fonte, igrejas, museus, cafés e restaurantes e até mesmo algumas ruínas antigas. Crianças brincando despreocupadamente ao ar livre e músicos de rua ajudam a compor a atmosfera tranquila do centrinho histórico

A praça com St. Peter´s Church atrásCafés e restaurantes de Jaffa City

.

Old Jaffa Port

Descendo de Jaffa Old City saímos diretamente no Old Port (e de lá para o calçadão da orla de Tel Aviv), um dos mais antigos do mundo.

Porto antigo de JaffaVista do Porto de JaffaPasseando pelo Old Jaffa Port

Escolha um dos restaurantes da área para almoçar de frente para o mar, com peixes e frutos do mar fresquinhos. Bom para curtir o clima ameno e agradável que paira em Jaffa. Esse é um dos lugares mais alto astral para passear em Tel Aviv e sentir a vibração da cidade. É interessante andar por toda essa área e aprender mais sobre seu passado nas placas que contam um pouco de sua história.Assim como as principais cidades palestinas, Jaffa também foi motivo de disputa entre árabes e israelenses. Fundada por judeus, durante o período do Império Otomano esteve nas mãos de árabes. Na Primeira Guerra Mundial tornou-se parte do Império Britânico e na Segunda Guerra voltou para o domínio judeu pouco antes da criação do Estado de Israel.

A Muralha da época do Império Otomano

.

Torre do Relógio e o calçadão da praia

É também em Jaffa City que fica um dos cartões postais de Tel Aviv, a Torre do Relógio. Está localizada entre as ruas Yefet e Raziel (onde ficava nosso hotel!)Em estilo otomano, é feita de calcário e foi erguida em 1903. Posteriormente foi instalada na torre uma placa de comemoração aos israelenses mortos na Guerra Árabe-Israelense de 1948. Vagando por seu entorno encontramos ainda a Mesquita Mahmoudia e a antiga fonte.

Torre do Relógio em Tel AvivMesquita Mahmoudia em Tel AvivCalçadão da orla de Tel AvivPatinetes para alugar em Tel Aviv

Saia de lá para o calçadão da praia (Promenade) para uma caminhada ou para andar de patinete elétrico como os locais.O calçadão de Tel Aviv é um lugar para percorrer sem pressa. Com gente bacana, barzinhos, sorvete rias, bicicletas e aparelhos de ginástica. São cerca de 5km de extensão.Dá pra caminhar a pé por boa parte da orla chegando até próximo do famoso Ha’ Carmel Market.

.

Pôr do sol na Tel Aviv Promenade

A beleza do Mediterrâneo é o cenário de fundo do calçadão da praia em Tel Aviv. O entardecer na Promenade convida a todos para apreciar o pôr do sol embalado por músicos de rua. Outra vantagem do nosso hotel The Setai Tel Aviv é que ele ficava bem em frente ao calçadão da Orla.A gente saía do lobby para a rua e praticamente já estávamos com um pé na areia! É bonito ver a silhueta da St. Peter´s Church e sua famosa torre dos sinos ao cair do dia.E para quem gosta de baladas, Tel Aviv é o lugar certo, já que a segunda maior economia do Oriente Médio é famosa também pela animada cena noturna. Então, após o sol se pôr não faltam opções de festas e programas culturais para todos os gostos.

Pôr do sol em Tel AvivSt. Peter´s Church vista da Tel Aviv Promenade

.

Beer crawling na Rothschild Boulevard

Esse tipo de programa – muito comum em lugares como Dublin e Edimburgo no Reino Unido – é uma das opções para a noite em Tel Aviv. O que é beer crawling? Nada mais é do que fazer um tipo de walking tour de bar em bar, já que os pubs em cidades como essa são uma das grandes atrações. Principalmente para que é apreciador de cervejas, é claro. Em Tel Aviv também é possível fazer isso e um dos lugares com pubs mais frequentados é a Rothschild Boulevard. Os guias que promovem esse tipo de tour (que também pode ser feito por conta própria) incluem a entrada Vip gratuita em cada bar e descontos nas bebidas.

.

DIA 2:

Praia em Tel Aviv – Jerusalem Beach

Se for visitar a cidade na primavera ou verão, a praia banhada pelo Mar Mediterrâneo sem dúvida é um dos lugares que mais bombam. A temperatura em Tel Aviv é bem agradável ao longo do ano. No verão, os termômetros sobem ainda mais e a praia é um programão. Os melhores points costumam ser em Frishman Beach e Jerusalem Beach.

Jerusalem Beach em Tel Aviv

.

Dicas relacionadas :

+ The Setai Tel Aviv aos pés do Mar Mediterrâneo

+ Dicas de Jerusalém o que você não pode perder na Terra Santa

+ Melhores restaurantes de Tel Aviv Israel

.

Ha’ Carmel Market 

O mercado de rua de Tel Aviv é imperdível. A gastronomia do Ha’ Carmel é uma das melhores atrações da cidade com seu colorido e vendedores animados que dão vida ao lugar.

Toda cidade do Oriente Médio que se preze tem que ter um bom souk não é mesmo?! Os souks são mercados de comida e artesanato que podem ser ao ar livre (como esse de Tel Aviv), dentro das Medinas (como no Marrocos) ou nos centros históricos como o Grand Bazar de Istambul.

Halva um doce típico do Oriente Médio

Frutas frescas no mercado Há´Carmel

Pães típicos vendidos no mercado

Comprando chá no Há´ Carmel Market

Diversas barraquinhas de souvenirs e comida vendem todo tipo de iguaria típica da região. Tâmaras deliciosas, doces regionais como a halva, azeitonas e azeites, chás, especiarias e frutos secos. Não deixe de provar um saboroso suco de romã feito na hora. É viciante.

.

Tour pela Cidade Branca e Street Art à tarde

Tel Aviv é conhecida pelo apelido de “Cidade Branca” por reunir o maior número de prédios brancos em estilo arquitetônico Bauhaus (escola de arte vanguardista na Alemanha). É a parte mais moderna da cidade. Algumas agências fazem um tour de design e arquitetura em Tel Aviv, com guias que acompanham e explicam o estilo e história da cidade. Uma das opções desse passeio é o Half day tour de Arquitetura do Get Your Guide, por aproximadamente 16 euros por pessoa. Para quem gosta de programas culturais, vale incluir também uma visita ao Museu de Arte de Tel Aviv com artistas contemporâneos e clássicos do impressionismo, entre outros. Há ainda o passeio à pé (Street Art Walking Tour) pelos pontos onde o visitante pode observar os grafites de arte de rua.

.

Jantar no Jaya Chef Restaurant

Para a última noite em Tel Aviv ser marcante, programe um jantar no restaurante do fantástico hotel The Setai Tel Aviv, foi onde ficamos hospedados. Localizado em Jaffa, de frente para o Mediterrâneo, tem um clima cosmopolita e animado que a gente sente logo na entrada. O lugar é lindo, instalado numa antiga fortaleza com muita história por trás.

The Setai Tel Aviv em Israel

O Jaya é um restaurante de cozinha mediterrânea que oferece um belo mix entre a culinária da cultura israelense com a tradição herdada pela antiga cidade de Jaffa.

The Setai Tel Aviv

Da mesma forma, o menu não deixa de lado a influência de suas raízes turca-otomana. Jantar num lugar assim tem um gostinho especial, principalmente ser for a última noite em Israel. No dia seguinte, saímos de lá para o Aeroporto Ben Gurion (20km de distância) que conta até com uma estação de trem que leva a Jerusalém.

Aeroporto Ben Gurion em Tel Aviv

*Em Tel Aviv também dá para montar base e fazer diversos passeios históricos em Israel. São passeios bate e volta que duram o dia inteiro. Pode ser um day tour ao Mar Morto, ao deserto de Masada ou a Igreja da Natividade em Belém. Ou ainda a muitos outros lugares mencionados nas passagens da Bíblia que atraem turistas e peregrinos o ano todo. É preciso visitar Israel mais de uma vez para conhecer tudo o que ele tem a oferecer.

Como se deslocar em Tel Aviv

A cidade oferece gratuitamente transporte de ônibus aos sábados. Por conta do Shabbat, que vai do pôr-do-sol de sexta-feira até o do sábado, quase tudo para de funcionar. Mas recentemente os turistas passaram a contar com essa facilidade para se deslocarem.
Os mini ônibus, com 19 assentos cada, rodam por seis rotas diferentes, cobrindo trezentos quilômetros e incluindo mais de quinhentas paradas.
Informações sobre as linhas e paradas podem ser encontradas no site em inglês. Foi criado também um mapa interativo com essas informações.

.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Mendoza: Visita gratuita à Bodega Terrazas – Le Touriste

Casas dos Países: Casa Brasil animando o Boulevard Olímpico –