in

3 cidades praianas na Flórida que você precisa conhecer

Fomos convidados pelo VISIT FLORIDA  para fazer uma viagem diferente neste Estado que já tem suas atrações queridinhas pelos brasileiros e aquelas mais visitadas. Essa viagem não podia ser melhor, conhecemos cidades lindas ainda não muito exploradas, cheias de história, praias e atrações que encantam crianças e adultos. Tudo isso a uma hora de carro em média a partir de Orlando.

 Confira o roteiro por 3 cidades praianas na Flórida que você precisa conhecer

New Smyrna Beach

Nosso primeiro destino foi New Smyrna Beach, com praias bem populares entre os surfistas. Uma cidade pequena e totalmente praiana. New Smyrna Beach foi colonizada pelo ingleses e tem marcos que comprovam que ela é uma das cidades mais antigas da Florida. A cidade é uma graça, rodeada de casas à beira mar/rio super bonitas. Também é conhecida pelos seus campos de golf, tênis e pesca. É o destino de verão de muitas pessoas da alta sociedade, a gente percebe pela casas lindas beirando o canal.

Ficamos no SpringHill Suites by Marriot New Smyrna Beach em frente à praia, na Flagler Ave. que apesar de ser avenida é uma rua longa e estreita, super charmosa, cheia de restaurantes, sorveteria e lojinhas de surf como Quick Silver e outras multimarcas, muitas lojas de souvenirs também. 

Uma dica é tomar um dos potinhos de frutas do Go Juice (instagram @gojuicensb),  é delicioso e é um point pós praia. Um trailer fofo que fica num quintal aberto com aquelas cadeiras de pescador típicas da Flórida, mesas de piquenique e até uma rede bem disputada. Delicia sair da praia e ir pra lá.

Uma curiosidade é que os carros têm acesso à praia e sim, estacionam na areia bem organizados. Você precisa levar todo seu farnel, pois as praias dos Estados Unidos não têm a facilidade do mate vendido na praia como no Brasil. Você consegue até  alugar cadeiras, mas garanta água e a comida se quiser ficar o dia inteiro por lá. Ou relaxa porque se ficar perto da Flagler Ave. pode dar uma esticadinha e tomar um sorvete delicioso, um frozen yogurt, ou comprar umas besteirinhas e depois almoçar nos restaurantes bem legais da região. Fomos no The Breakers Restaurant, o hambúrguer estava muito bom.

Se estiver pertinho da praia, acorde cedo para ver o nascer do sol, vale a pena. Você vai poder fazer uma caminhada tranquila na praia, ver ninhos de tartarugas protegidos com sinalização, ver muitos siris e também andar numa praia cheia de conchas. As conchas ficam todas lá (não é permitido retirar da praia).

Aliás, os moradores de New Smyrna Beach preservam muito bem a natureza e tomam cuidado com todos os animais locais. Nos passeios de barco que fizemos para ver os golfinhos e peixes-boi, pudemos comprovar isso. O comandante do barco avistou algo estranho na ilha com diversas aves e foi até lá conferir, era um filhote de pássaro ferido. Imediatamente voltamos para levar a ave para o pessoal que cuida deles e depois seguimos nosso passeio pelo Indian River lagoon, lindo! Antes, fomos no Marine Discover Center para reservar esse passeio onde aprendemos muito sobre várias espécies marítimas, também pudemos pegar em estrelas-do-mar, ouriços e conchas, as crianças vão adorar.

Vale também conhecer os diversos passeios que eles proporcionam. Tem de caiaque, a pé e de barco, de dia e à noite, para ver a lua, golfinhos e tudo mais. Foi em New Smyrna Beach que a golfinho Winter perdeu sua cauda numa armadilha para caranguejos e foi resgatada.  Outra praia que fomos e essa sim é para levar tudo, foi no Smyrna Dunas Park. O acesso até ela é por decks super bem conservados, que algumas pessoas até vão para se exercitar. O passeio é lindo. A praia é um paraíso para as crianças, é super rasa e ainda tem aquelas piscinas na areia. E todas são pet friendly. Eles só pedem para que seus donos os conduzam de coleira e guia.

Bom, você já sabe que em New Smyrna Beach vai curtir muita praia, mas também vai respirar muita arte, história e  saborear a gastronomia local em restaurantes charmosos como o que foi construído numa casa residencial com um quintal lindo, que usa ingredientes de pequenos produtores dos arredores e ainda tem um atelier para aulas de cerâmica, pintura e tudo mais. Esse precisa entrar na sua lista, é maravilhoso, chama-se Riverpark Terrace. Outro restaurante bem divertido e que as crianças vão curtir é o restaurante na árvore. Sim, sabe a casa na arvore? Também tem restaurante na árvore, o Norwood’s. Veja a foto abaixo, uma graça!

 Arte e história em New Smyrna Beach:

Vale destacar o The HUB on Canal, uma galeria de arte que reúne mais de 60 artistas locais cada um com seu ateliê, logo é bem provável que você conheça o artista e possa descobrir o processo de trabalho dele numa conversa e também arrematar qualquer uma das obras expostas. O The HUB é uma organização particular, que é movida por voluntários, lá também tem salas para atividades como oficinas de arte para crianças, ou concertos musicais, e também tem um quintal todo pensado para quem quiser reservar uma data e fazer sua festinha bem intimista. Puro charme.

Vá também no New Smyrma Museum of History, é uma casa pequena, a mais rica em termo de história da cidade, inclusive dos campeonatos de surf antigos. Também visite o Old Fort Park Archeological Site; Como New Smyrna Beach é considerada a segunda cidade mais antiga da Flórida, você vai ver uma das prováveis construções mais antiga do Estado. Outro lugar imperdível para amantes das artes (cênicas, dança, plásticas, literatura), arquitetura e design é o Atlantic Center for the Arts. Ele foi construído acima da vegetação local, todo integrado com a natureza. Recebe artistas do mundo todo para conviverem entre si como num retiro artístico. 

Quando ir:

Se der, programe sua viagem para estar lá no segundo sábado do mês, pois tem uma exposição de carros antigos que por si só é uma verdadeira viagem no tempo. Fica na Canal Street, você vai poder escolher entre comprar cookies e limonadas vendidas pelas crianças ou parar numa cervejaria local, ou os dois. É muito animado, tem música e os próprios donos dos carros contando toda a história pra gente, quase rolou um test drive!

Saint Augustine, a cidade mais antiga dos estados Unidos

A cidade considerada a mais antiga dos Estados Unidos é conhecida pela arquitetura colonial espanhola e pelas praias Crescent Beach e St. Augustine Beach. Totalmente preservada, foi descoberta em 1565 pelos espanhóis. Todo o Estado da Flórida é muito ligado à natureza e em St. Augustine não é diferente. Ali se encontra o Anastasia State Park, um santuário de preservação de vida selvagem. Confira abaixo alguns destaque dentre as atrações da cidade.

Trolley Tours –  Chegamos direto para o passeio de trolley pela cidade para conhecer os pontos turísticos, é cada lugar lindo que você passa que dá vontade de parar e ficar morando… O trolley tem várias paradas pelo caminho tipo um hop on hop off. Só a estação de embarque já nos deixa feliz como uma criança. Todos os atendentes estão caracterizados com roupas de época, é bem legal. Parece que somos transportados para aquela mesma época.

The Fountain of Youth Archaeological Park – foi o primeiro lugar habitado em Saint Augustine e é bem conservado até hoje, lá você vai saber tim tim por tim tim da história  e se divertir em família. Tem simulação da Torre de Vigia Espanhola, o Programa de Construção de Barcos Históricos e o Teatro Timucua.

Lighthouse Park – esse é o farol de Saint Augustine, prepare as canelas para as centenas de degraus para subir! Depois ao descer novamente, você terá como recompensa uma visita à casa que é um mini museu com objetos de época.

Flagger College – É o College mais lindo que eu já vi, foi construído pelo magnata nova iorquino Henry Flagler junto com o Hotel Ponce de Leon, em 1888. Quem apresenta a parte do campus que preserva todo esse luxo são alunos voluntários do College, que deixam a gente mais feliz ainda em conhecer o local. Eles transmitem muito entusiasmo. Cada detalhe é de tirar o fôlego.

Hotel Ponce de Leon –  muito luxo nesse lugar, dá para imaginar as festas que davam por lá. O cassino e a piscina interna gigante eram um dos atrativos do hotel. Almoçamos na antiga piscina do Ponce de Leon.

Castillo de San Marcos –  é um forte que vale muito a visita, pois ali podemos ver como os soldados dormiam, comiam e trabalhavam. Vemos também canhões originais e aprendemos sobre a história da colonização da cidade. O Forte foi construído em 1672. Por essas atrações dá para ver que a Flórida tem muita história e atrações culturais a serem exploradas, muito além das praias e parques temáticos.

Duas dicas para rodar pela parte histórica da cidade: você pode alugar uma bike e pedalar pelo centro histórico e assim dar uma esticada até a Magnolia Street. Ou entrar na Aviles Street (a rua mais antiga dos EUA) e ficar passeando por lá. É uma construção mais linda que a outra. Para fazer uma visitinha, vale conferir a casa mais antiga que tem uma lojinha, e ir atrás do cheirinho de chocolate, waffle e sorvete irresistíveis da Kwin’s (não deixe de ir).

The Hippo – sem querer, você vai descobrir seu picolé gourmet favorito, são vários sabores deliciosos. Tem também sorvete de sanduíche de biscoito no Peace Pie com vários recheios e sabores. Na Flórida faz muito calor praticamente o ano inteiro, aproveite e passe a tarde degustando sorvetes e vá jantar no Columbias Restaurant para provar a melhor sangria da área.

Inclua no programa um jantar no Michael Tasting Room. Além do restaurante ser lindo e ter uma hortinha própria na frente, fomos super bem atendidos e amamos os pratos harmonizados sugeridos pelo chef (instagram @maichelstastingroom)

Café da manhã no Dessert First Bistro – chegue cedo porque esse é o bistrô queridinho da cidade. Todas aquelas “gordices” americanas deliciosas fresquinhas e feitas na hora são encontradas lá. 

Para as crianças enlouquecerem de felicidade:

Alligator Farm, mais de 900 crocodilos e jacarés numa boa na lagoa, tartarugas, cágados gigantes, cobras daquelas enormes e macias (as crianças podem segurar em horários certos), e aves do mundo inteiro vivendo livres a céu aberto. E também mini escavações com ossos dos crocodilos para os pequenos brincarem, entre outra atrações. Você ouve UAU da criançada o tempo inteiro.

Cocoa Beach

Nosso último destino nessa viagem à Flórida. Partimos para Cocoa Beach, cidade natal do famoso surfista Kelly Slater e um dos destino preferidos de muitos amantes desse esporte. Um lugar onde você pode jogar beach tenis, voley de praia, andar de standup paddle, body board,  long board, surfar e nadar à vontade. Tem a maior loja de surf do planeta, a Ron Jon, aberta 24 horas, todos os dias do ano. 

Mas, como esse roteiro pela Flórida é cheio de novidades e sai do lugar comum, ao invés de praia, a atração do dia foi… o universo. Fomos para o Kennedy Space Coast visitar a Nasa, que lugar! Essa atração é simplesmente imperdível. Onde mais você pode almoçar com um astronauta ou fazer uma simulação para ser lançado dentro de um foguete?

As atividades no centro espacial ainda incluem ver a Atlantis, assistir o filme feito pelos astronautas lá do espaço, ir até a estação especial onde estão construindo o Saturn e dar de cara com o Snoopy de astronauta. Uma fofura!

Vai fazer esse roteiro pela Flórida de carro? A partir de Orlando, essa é uma das melhores opções de road trip nos Estados Unidos. Compare preços do aluguel de carro na Rentcars

As crianças também podem participar de um treinamento para serem futuros astronautas. E tem muito mais, não deixe de incluir no roteiro.

No segundo dia em Cocoa Beach, fomos ao Brevard Zoo, uma diversão refrescante  no parque aquático. Os visitantes escorregam na garganta da baleia que molha a todos com aquele super jato d´água, passeiam de barco onde eles mesmas navegam e visitam um aquário que tem até arraias. Nesse zoológico, há muitas borboletas também. O zoo é todo aberto, é possível fazer um passeio de caiaque para ver todos os animais. Há saídas em grupos guiados onde observamos as girafas, zebras e, para alegria da criançada, a família do Timão, do Rei leão. Imperdível.

 

Crocodilos e Bioluminescência:

Destaque também para outra atração muito divertida, o  airboat para ver os crocodilos, um passeio que realmente surpreende. E à noite, com céu claro e a lua no céu, é o momento perfeito para ir de caiaque  fazer um passeio raro. Cocoa Beach é um dos poucos lugares nos Estados Unidos em que nessa época podemos ver a bioluminescência, que é a emissão de luz por um organismo vivo, causada por uma reação química (observe os tanques de água viva nos grandes aquários, geralmente elas ficam num ambiente mais escuro para que as pessoas possam ver esse efeito). Difícil descrever, só mesmo vivendo essa experiência para entender o quanto é única quando vista assim, me plena natureza. 

Bioluminescência (imagem: Shutterstock)

Foram dois dias em Cocoa Beach para fechar o roteiro, aproveitando desde o nascer do sol no píer junto com os surfistas, almoçando em  lugares descolados como o restaurante do píer, ou ainda, dançando num show super alto astral no restaurante na beira da praia, que culminou com uma chuvinha leve e um arco íris.

 

Todas essas cidades visitadas, todo o visual costeiro e todos os passeios animados só comprovaram que sim, a Flórida é tudo de bom e muito mais, um lugar que contagia os visitantes com sua atmosfera cheia de energia. Nada melhor do que saber que um dos destinos preferidos dos brasileiros tem ainda muito a ser explorado e muito mais emoções para despertar nos visitantes. Welcome to Florida!

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Conheça 5 lugares imperdíveis em Foz do Iguaçu

Dia dos Pais: Museus de São Paulo oferecem dicas de passeios