in

6 Programas para fazer na Av. Paulista, São Paulo

Um roteiro com 6 programas para fazer na Av. Paulista, São Paulo, e aproveitar o que a avenida mais famosa do Brasil tem de melhor.

Pode ser feito aos domingos, quando a avenida fecha para carros e pedestres podem caminhar livremente, ou mesmo durante semana. Esse roteiro começa praticamente no início da via, e vai subindo a numeração, passando por palacetes, centros culturais, e até por um pequeno oásis cheio de verde e pássaros em meio a essa selva de pedra. Todos as atrações podem ser acessadas por metrô que tem estações ao longo de toda a avenida. Confira o roteiro com 6 programas para fazer na Av. Paulista:

Casa das Rosas, um palacete em plena Av. Paulista

6 PROGRAMAS PARA FAZER NA AV. PAULISTA – SÃO PAULO

Japan House – inaugurada em maio desse ano, uma das novas atrações gratuitas da Av. Paulista abriga um centro cultural japonês, um restaurante (Júnior do chef Jun Sakamoto) e mostrar voltadas para tecnologia. A instituição chama a atenção na avenida por seu projeto inusitado, com sua fachada de bambus. No pátio de entrada, também se destaca a escultura de bambu do artista Akio Hizume. Além de espaço cultural, seu atraente ambiente conta também com uma sala de leitura. Um belo convite a fazer uma pausa do ritmo frenético da Av. Paulista.

São Paulo é uma das três cidades escolhidas, juntamente com Londres e Los Angeles, para receber a casa, que pretende difundir a cultura do Japão, país que irá sediar as próximas Olimpíadas em 2020. Fechado às segundas.

End: Av. Paulista, 52

.

Casa das Rosas – Um remanescente de épocas passadas, o casarão de estilo clássico é um dos imóveis mais surpreendentes na Av. Paulista, que resiste ao tempo e as prédios vizinhos com andares a perder de vista.

 

O casarão em estilo clássico, que data da década de 30, é tombado pelo patrimônio histórico, e hoje funciona como centro cultural com enfoque na literatura. Incrível pensar que já na década seguinte, os prédios que começaram a ser construídos na Paulista sofreram uma verticalização, que acabou por dar a cara atual da avenida. Seu nome se dá devido ao belo rosário nos jardins do palacete, onde uma fonte deixa o cenario ainda mais charmoso.

 

Um restaurante no seu interior faz com que esteja sempre animado com vários frequentadores durante semana.

End: Av. Paulista, 37

.

Centro Cultural Fiesp – Esse é um dos prédios mais famosos da Paulista, que parece sempre aparecer no meio das manifestações políticas realizadas na avenida. Mas o que nem todos sabem é que no seu interior há um centro cultural muito interessante, com galeria digital e teatro. Suas instalações modernas muitas vezes dão lugar à exposições também modernas.

A entrada é gratuita. Vale a pena conferir a programação, que inclui shows musicais e peças teatrais, e, se quiser, dar uma esticada no café e restaurante do Centro Cultural. O destaque do Café são os jardins cujo projeto é de autoria de Burle Marx. É um ambiente muito agradável distribuídos em 5 metros.

 

End: Av. Paulista, 1313

+ Confira o Festival das Cerejeiras em São Paulo 

+ Almoço no Palácio Tangará no Morumbi

.

Parque Trianon – Dentre os 6 programas para fazer na Av. Paulista, esse propõe uma pausa para um contato com a natureza. O nome oficial dessa área de lazer é Parque Tenente Siqueira Campos e foi inaugurado em 1892, um ano após a abertura da Av. Paulista. Um verdadeiro presente para os moradores e visitantes, o parque nos oferece um pequeno oásis com ar puro, árvores centenárias e muitas aves. O canto dos pássaros é o som que predomina ali.

O jequitibá e o jatobá ainda reinam nessa área da Paulista, dando abrigo em dias de sol

Aproveite para curtir o parque e emendar com uma visita ao Masp, o Museu de Arte de São Paulo, que fica bem em frente e é a próxima parada desse roteiro.

End: Av. Paulista esquina com Rua Peixoto Gomes 949

.

Masp – O Museu de Arte de São Paulo é um dos mais importantes do Brasil. Obra arquitetônica de Lina Bo Bardi, é um marco na Av. Paulista. Fundado em 1947 pelo magnata das comunicações Assis Chateaubriand (o nome oficial da instituição é Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), o museu abriga a mais abrangente coleção de arte da América Latina. Seu acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e o prédio onde se encontra também é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Rico em história por ter sido um dos primeiros museus de relevância do Brasil, sua trajetória impressiona desde sua fundação, até as mostras internacionais das quais participou na década de 50, até se tornar um símbolo imponente da cidade, erguido no local onde ficava o antigo Belvedere Trianon.

A sede atual do Museu com o edifício que conhecemos nos dias de hoje foi inaugurada em 1968 pela Rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Vale a visita não só pelas obras ali expostas mas também pelo projeto arquitetônico com seu magnífico vão central. Acesso pelo metrô Masp-Trianon, situado quase em frente ao museu.

End: Av. Paulista, 1578

.

Instituto Moreira Salles (IMS) – O novo museu com a nova sede do Instituto foi inaugurada em setembro desse ano em um prédio moderno cujo interior apresenta um vão livre e linhas vanguardistas ao longo de 7 andares. Fica na altura ruas da Consolação e Bela Cintra.

Abriga exposições, uma biblioteca, promove debates, shows e mostras de cinema. Algumas atividades envolvendo o acervo são interativas. Para a inauguração, apresentou a mostra “Os americanos”, de Robert Frank, um dos nomes mais influentes da fotografia. A fotografia como arte é um dos grandes enfoque do museu. O instituto não só merece entrar nesse roteiro com 6 programas para fazer na Av. Paulista, São Paulo, mas certamente passará a ocupar forte presença na cena cultural da cidade.

End: Av. Paulista, 2424

.

Painel do artista Kobra instalado na Av. Paulista, São Paulo

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Martinica: ilha caribenha de alma francesa inaugura Hotel Boutique French Coco –

3 museus para visitar em Washington DC – Le Touriste