in

África do Sul: Pretória e Soweto em 1 dia

Para quem vai à África do Sul, mais precisamente à Joanesburgo, dois passeios são imperdíveis: visitar Pretória, capital do país, e Soweto, região marcada pelos anos de segregação do Apartheid. Quem nos levou até lá foi a agência Kobo Safaris. Muito bem recomendada pelo órgão Turismo da África do Sul, a Kobo Safaris é especializada em passeios no país, tanto em Joanesburgo quanto nas reservas animais, e até mesmo na paradisíaca ilha de Madagascar.

Pretória, capital da África do Sul

Pretória é a capital executiva da África do Sul desde 1860, está localizada ao norte da província Gauteng onde se encontra a cidade de Joanesburgo.

Pretória

O passeio dura o dia inteiro. De manhã, saímos em um carro de luxo com todo conforto junto com a guia especializada da Kobo Safaris. Um dos diferenciais que interessa particularmente aos brasileiros é que os guias falam português, sendo especialistas em receber os visitantes do Brasil.

Nossa guia, Laura Ferreira, é portuguesa, o que foi ótimo não só para nossa comunicação mas também para a forma como ela nos explicou a história dos lugares visitados e o contexto atual do país. Seguimos então para Pretória, a cerca de 60km de Joanesburgo. É uma bonita cidade, onde o Museu Paul Kruger (Kruger House) é uma das principais atrações. Paul Kruger, antigo presidente da África do Sul, o mesmo que dá nome a famosa reserva de animais Kruger Park. Ele foi líder da resistência contra a colonização britânica.

Kruger Museum

A casa onde morou Paul Kruger é um dos maiores pontos de interesse de Pretória. Data de 1884 e exibe móveis de época, recriando o período em que o ex-presidente habitou a construção. Foi uma das primeiras casas em Pretória a receber energia elétrica.

Palácio do Governo em Pretória, África do Sul

A outra grande atração é a sede do governo, o Union Buildings, que acabou se tornando local histórico por ter sido ali que Mandela assumiu o governo, tendo se tornado presidente após ter ficado 27 anos preso. Ele foi o primeiro presidente negro do país após o fim do Apartheid.

Estátua de Nelson Mandela no Union Buildings, PretóriaNos jardins do Union Buildings

A gigantesca estátua de Mandela nos jardins em frente ao palácio presidencial é parada obrigatória para fotos. Esses jardins, inclusive o que dá acesso ao palácio, são abertos ao público.

Soweto

Não é um gueto, ao contrário do que muitos pensam. É uma região de Joanesburgo que ficou marcada durante muito tempo, pois era ali que a população negra era obrigada a morar nos anos do regime de segregação racial.

Atualmente, é ainda o local onde a população de mais baixa renda vive – uma vez que os problemas sociais permanecem – mas há ruas muito bem organizadas, uma delas é conhecida como a “Beverly Hills do Soweto”, com casinhas de fachadas simpáticas e jardins na frente.

Em Soweto fica a famosa rua que entrou para o Livro Guiness

Outra rua mundialmente famosa é a Vilakazi Street, que entrou para o Livro Guiness de Records pois é a única rua do mundo onde dois Prêmios Nobel da Paz moraram, o. Bispo Desmond Tutu e Nelson Mandela. Para quem gosta de provar pratos típicos locais, os restaurantes dessa rua são uma boa opção.

Dicas relacionadas:

+ Blyde River Canyon na África do Sul 

+ Dicas da Cidade do Cabo: praias, baladas e esportes

Museu Casa de Nelson Mandela

Obviamente uma das maiores atrações do Soweto é a casa onde Nelson Mandela morou antes de ser preso, no número 8115 da Vilakazi Street em Orlando. Nesse endereço a família de Mandela morou de 1946 a 1990. É considerado um Monumento Nacional e foi doado por Mandela ao Soweto Heritage Trust.

Casa de Nelson Mandela em Soweto

A casa virou um museu muito interessante de se visitar. Com alguns móveis usados pelo próprio Mandela e sua família preservados, o museu exibe diversas fotos, livros, condecorações recebidas por Mandela e também expõe fatos sobre a história do Apartheid.

Para quem não sabe, aí vai uma curiosidade. O nome completo de Mandela (Rolihlala Mandela Nelson Dalibhunga Madiba) e seu significado:
Rolihlala – aquele que perturba a ordem estabelecida
Mandela – nome do avô, sobrenome de família
Nelson – nome inglês dado no primeiro dia de escola
Dalibhunga – nome dado ao se tornar adulto
Madiba – nome popular do clan de Mandela, significa ‘O reconciliador’.

.

?Além de todas dicas citadas acima, não esqueça a importância do seguro viagem, compare e contrate no link abaixo?

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Akumal, mergulho com tartarugas marinhas na Riviera Maya, no México – Le Touriste

Hotel perto do Arco do Triunfo: Etoile Saint Honoré by HappyCulture