africa, marrocos

Bate e volta a Ouarzazate, no Marrocos. Veja porque Hollywood é aqui

Existe uma cidade no Marrocos que praticamente todo mundo conhece, mesmo que nunca tenha ido até lá ou ouvido falar nela. Essa cidade é Ouarzazate, no deserto marroquino. Se você é fã da série Games of Thrones, ou assistiu ao filme Gladiador, Babel com Brad Pitt, ou ainda Missão Impossível com Tom Cruise, então você conhece Ouarzazate e não sabia!

colagem
À caminho de Ouarzazate vemos vários oásis com palmeiras no meio do deserto, e passamos por sinuosas estradas do Alto Atlas

É em Ouarzazate, uma cidade em pleno deserto do Marrocos, entre as montanhas do Alto Atlas e Marrakesh, praticamente no meio do nada, que fica um dos maiores estúdios de cinema do mundo, o Atlas Studios. Por ser uma grande atração na região, todo mundo que viaja para Marrakesh visita essa cidade, seja num bate e volta ou para pernoitar, como fizemos. É um barato conhecer Ouarzazate. Independente do fato de ter o estúdio, é uma cidade típica marroquina, com aquela paisagem de deserto, oásis com palmeiras de tâmaras no meio do caminho, e hotéis que lembram palácios saídos das histórias de Mil e uma noites. O que mais me chamou a atenção no Marrocos foi o fato de mesmo no meio do nada, ao entrar num dos hotéis ou riads a atmosfera muda completamente. Somos tomados por uma sensação de magia e o clima envolvente do deserto e das belíssimas construções árabes se faz notar.

IMG_1512
A estrada para Ouarzazate passa por paisagens assim…

Então, o passeio até Ouarzazate a partir de Marrakesh leva aproximadamente 3 horas de ida e mais 3 de volta, já que são 196 km separando as duas cidades.

mapa
De Marrakesh a Ouarzazate são 196km de distância

Existem diversas agências que fazem o passeio até lá. Tem quem vá por conta própria, alugando carro. Mas nós preferimos um guia particular nativo, e indicamos a agência especializada em receptivo de brasileiros Viagens em Marrocos. Serviço vip e super atencioso do início ao fim, conforto e carros climatizados com guia falando português fluentemente. Fechamos parceria com essa agência e os leitores do blog conseguem preços especiais.

Para reservas e informações, enviei email para:

letouristeblog@gmail.com

A estrada é ótima e é uma atração à parte, com paisagens diversas. Uma das vantagens de fazer o passeio com um guia privativo é que podemos fazer quantas paradas desejarmos no caminho, para apreciar e fotografar os belos cenários. Passando pela cordilheira do Atlas, por desfiladeiros, como a Gorge du Dadés, o impressionante Vale das Rochas chamada por eles de Doigts de Singes (que significa “dedos de macacos” por seu formato lembrar mãos de macacos), rodovias sinuosas com vistas incríveis, só esse caminho já vale a pena percorrer. Essas paisagens ao longo da estrada também servem de locação para filmes de Hollywood com frequência. É curioso passar exatamente pelo local de uma das cenas mais marcantes do filme Babel, onde a esposa de Brad Pitt no filme é baleada (parece que estamos revendo a cena ao passar por lá!), e também ver o local em que a estrada foi fechada durante alguns dias para que Tom Cruise pudesse filmar cenas do último filme da franquia Missão Impossível.

IMG_1672
Gorge du Dadès, o principal desfiladeiro na estrada para Ouarzazate
IMG_1632
Viajamos pelo deserto do Marrocos, mas vemos montanhas com picos de neve ao longo do caminho também
IMG_1645
Passamos também por diversos Kashbas, que eram antigas cidadelas cercadas por muralhas, verdadeiras fortalezas para defesa das aldeias

Chegando em Ouarzazate, a principal atração da cidade é o Atlas Studios de Cinema. Basta chegar na bilheteria e comprar seu ingresso. Se estiver com uma agência, ela mesmo se encarrega de comprar o bilhete, que custa 35,00 dihrans (moeda marroquina).  Uma vez lá dentro, faça a visita guiada – é possível escolher em qual idioma deseja fazer o tour, os marroquinos falam fluentemente inglês e espanhol, além do árabe e francês que são as línguas oficiais do país – assim poderá saber exatamente qual set serviu de cenário para qual filme, ouvir histórias sobre as curiosidades das gravações e percorrer a imensa área do estúdio. Pode acontecer de alguma área do estúdio estar interditada caso estejam filmando algum filme na ocasião. A visitação inevitavelmente demora mais tempo do que o previsto não por causa da explicação da guia, mas por causa dos turistas que a todo momento querem tirar fotos dentro dos cenários, posar com grandes esfinges, dentro de palácios ou no cenário usado no filme bíblico Ben Hur. Ou então, fotografar parte do cenário de uma das temporadas de Game of Thrones, filmada no Marrocos.

IMG_2055
Entrada do Atlas Studios em Ouarzazate, no Marrocos
IMG_2077
É irresistível posar para fotos nos grandiosos cenários do Atlas Studios

O clima de cinema e a atmosfera hollywoodiana estão bem presentes em Ouarzazate. São cafés e hotéis inspirados na meca do cinema, com fotos de astros e estrelas enfeitando até mesmo as portas dos banheiros. E há também um  museu, o Ouarzazate Museum of Cinema.

colagem 2
Memorabilia de cinema, como o pôster de A jóia do Nilo, vários sets de filmagem como Games of Thrones (em baixo à esquerda) e um dos cenários de Ben Hur no canto inferior direito

Para quem escolher fazer apenas o passeio bate e volta a Ouarzazate, pode ainda fazer a visita guiada ao Kasbah de Taourirt, famoso em Ouarzazate. Ou, ao terminar o tour aos estúdios,  retornar à Marrakesh chegando na cidade no início da noite.

colagem kasbah
Detalhes do Kasbah de Taourirt em Ouarzazate: na entrada, o interior do kasbah, dentro de um dos cômodos, e no topo à direita à escultura em homenagem ao cinema na entrada da cidade de Ouarzazate

Mas, para quem como nós, escolheu explorar mais a região e seguir viagem pelo deserto, existem inúmeras atrações fascinantes. Nesse caso, indicamos para o pernoite em Ouarzazate o Hotel Dar Chamaa, adorei esse hotel!

IMG_2026
Piscina do Hotel Dar Chamaa em Ouarzazate
colagem riad
Detalhes do Hotel Dar Chamaa: o lobby em estilo árabe, banheiro muito espaçoso e o chá sempre servido como cortesia no Marrocos em meio a jardins e tendas
IMG_2016
Quartos com dois dormitórios de casal no Dar Chamaa

No dia seguinte para quem der continuidade à viagem, é imperdível conhecer Ait Ben Haddou, um kasbah que é uma das maiores cidades fortificadas e grande atração na região, e fica no caminho entre Marrakesh e o Sahara. Ver de perto esses impressionantes kasbahs, que estrategicamente se confundem com a cor das montanhas e eram muito presentes no norte da África, e ir em direção à Merzouga para vivenciar uma noite no deserto, tornam a viagem ao Marrocos completa. Então, seja num bate e volta entre Marrakesh e Ouarzazate, ou numa viagem de 3 a 5 dias pelo deserto do Marrocos, visitar essa região e suas diversas atrações é parte imprescindível do roteiro!

IMG_2003
Mais um oásis na proximidade de Ait Ben Haddou

Quem estiver planejando esse roteiro, não deixe de conferir aqui nossa matéria sobre uma noite sob as estrelas no maravilhoso Deserto do Sahara! Reservas pelo email: letouristeblog.com

colagem Merzouga
Passeio de camelo em Merzouga, Deserto do Sahara

.

 

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago EasySim4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

 


Um comentário em “Bate e volta a Ouarzazate, no Marrocos. Veja porque Hollywood é aqui”

Deixe uma resposta