in

Bate e volta a Ouarzazate, no Marrocos. Veja porque Hollywood é aqui!

Existe uma cidade no Marrocos que praticamente todo mundo conhece, mesmo que nunca tenha ido até lá ou ouvido falar nela. Essa cidade é Ouarzazate, no deserto marroquino. Se você é fã da série Games of Thrones, ou assistiu ao filme GladiadorBabel com Brad Pitt, ou ainda Missão Impossível com Tom Cruise, então você conhece Ouarzazate e não sabia!

É em Ouarzazate, uma cidade em pleno deserto do Marrocos, entre as montanhas do Alto Atlas e Marrakesh, praticamente no meio do nada, que fica um dos maiores estúdios de cinema do mundo, o Atlas Studios. Por ser uma grande atração na região, todo mundo que viaja para Marrakesh visita essa cidade, seja num bate e volta ou para pernoitar, como fizemos. É um barato conhecer Ouarzazate. Independente do fato de ter o estúdio, é uma cidade típica marroquina, com aquela paisagem de deserto, oásis com palmeiras de tâmaras no meio do caminho, e hotéis que lembram palácios saídos das histórias de Mil e uma noites. O que mais me chamou a atenção no Marrocos foi o fato de mesmo no meio do nada, ao entrar num dos hotéis ou riads a atmosfera muda completamente. Somos tomados por uma sensação de magia e o clima envolvente do deserto e das belíssimas construções árabes se faz notar.

Então, o passeio até Ouarzazate a partir de Marrakesh leva aproximadamente 3 horas de ida e mais 3 de volta, já que são 196 km separando as duas cidades.

Existem diversas agências que fazem o passeio até lá. Tem quem vá por conta própria, alugando carro. Mas nós preferimos um guia particular nativo, e indicamos a agência especializada em receptivo de brasileiros, nossa parceira Viagens Marrocos. Serviço vip e super atencioso do início ao fim, conforto e carros climatizados com guia falando português fluentemente. Os interessados podem nos enviar um email que fazemos as reservas e ajudamos a elaborar o roteiro no Marrocos, já que a Viagens Marrocos faz diversos percursos no país. Basta enviar email para:

letouristeblog@gmail.com

A estrada é ótima e é uma atração à parte, com paisagens diversas. Uma das vantagens de fazer o passeio com um guia privativo é que podemos fazer quantas paradas desejarmos no caminho, para apreciar e fotografar os belos cenários. Passando pela cordilheira do Atlas, por desfiladeiros, como a Gorge du Dadés, o impressionante Vale das Rochas chamada por eles de Doigts de Singes (que significa “dedos de macacos” por seu formato lembrar mãos de macacos), rodovias sinuosas com vistas incríveis, só esse caminho já vale a pena percorrer. Essas paisagens ao longo da estrada também servem de locação para filmes de Hollywood com frequência. É curioso passar exatamente pelo local de uma das cenas mais marcantes do filme Babel, onde a esposa de Brad Pitt no filme é baleada (parece que estamos revendo a cena ao passar por lá!), e também ver o local em que a estrada foi fechada durante alguns dias para que Tom Cruise pudesse filmar cenas do último filme da franquia Missão Impossível.

Chegando em Ouarzazate, a principal atração da cidade é o Atlas Studios de Cinema. Basta chegar na bilheteria e comprar seu ingresso. Se estiver com uma agência, ela mesmo se encarrega de comprar o bilhete, que custa 35,00 dihrans (moeda marroquina). Uma vez lá dentro, faça a visita guiada – é possível escolher em qual idioma deseja fazer o tour, os marroquinos falam fluentemente inglês e espanhol, além do árabe e francês que são as línguas oficiais do país – assim poderá saber exatamente qual set serviu de cenário para qual filme, ouvir histórias sobre as curiosidades das gravações e percorrer a imensa área do estúdio. Pode acontecer de alguma área do estúdio estar interditada caso estejam filmando algum filme na ocasião. A visitação inevitavelmente demora mais tempo do que o previsto não por causa da explicação da guia, mas por causa dos turistas que a todo momento querem tirar fotos dentro dos cenários, posar com grandes esfinges, dentro de palácios ou no cenário usado no filme bíblico Ben Hur. Ou então, fotografar parte do cenário de uma das temporadas de Game of Thrones, filmada no Marrocos.

Para conhecer o Marrocos aproveite e clique aqui para voos baratos da Rumbo

O clima de cinema e a atmosfera hollywoodiana estão bem presentes em Ouarzazate. São cafés e hotéis inspirados na meca do cinema, com fotos de astros e estrelas enfeitando até mesmo as portas dos banheiros. E há também um museu, o Ouarzazate Museum of Cinema.

Para quem escolher fazer apenas o passeio bate e volta a Ouarzazate, pode ainda fazer a visita guiada ao Kasbah de Taourirt, famoso em OuarzazateOu, ao terminar o tour aos estúdios, retornar à Marrakesh chegando na cidade no início da noite.

Mas, para quem como nós, escolheu explorar mais a região e seguir viagem pelo deserto, existem inúmeras atrações fascinantes. Nesse caso, indicamos para o pernoite em Ouarzazate o Hotel Dar Chamaa, adorei esse hotel!

No dia seguinte para quem der continuidade à viagem, é imperdível conhecer Ait Ben Haddou, um kasbah que é uma das maiores cidades fortificadas e grande atração na região, e fica no caminho entre Marrakesh e o Sahara. Ver de perto esses impressionantes kasbahs, que estrategicamente se confundem com a cor das montanhas e eram muito presentes no norte da África, e ir em direção à Merzouga para vivenciar uma noite no deserto, tornam a viagem ao Marrocos completa. Então, seja num bate e volta entre Marrakesh e Ouarzazate, ou numa viagem de 3 a 5 dias pelo deserto do Marrocos, visitar essa região e suas diversas atrações é parte imprescindível do roteiro!

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Pousada da Prainha: o melhor de Arraial do Cabo

3 Hotéis na Barra para curtir nas Olimpíadas!