Europa, Itália

Bate e volta à Pompéia, na Itália

Pompéia, a cidade devastada e eternizada por um vulcão, é um passeio bate e volta imperdível! Para quem planeja viajar pelo sul da Itália, um day trip a esse lugar é quase obrigatório. Seja durante uma temporada em Capri, durante uma passagem por Nápoles, que fica a 22km de Pompéia, ou mesmo esticando um roteiro pela Costa Amalfitana, dá para facilmente reservar o passeio com uma agência.

20130403114756749
Pompéia, na Itália

Em uma de minhas viagens pela Itália, fiz questão de conhecer o sítio arqueológico de Pompéia. Deu até para visitar também a simpática cidade de Sorrento no mesmo dia desse passeio. Essa cidade italiana, que foi uma das mais prósperas e modernas do Império Romano, foi completamente devastada por uma explosão violenta do vulcão Vesúvio. Durante anos os habitantes da cidade conviveram em harmonia com o imponente vulcão, que para os cidadãos locais não passava de uma grande montanha que despontava na paisagem de fundo da região.

20130403120640922
A passarela que leva ao sítio arqueológico de Pompéia

Até que numa tarde do ano 79 AC, uma grande erupção fez tremer o solo, lavas incandescentes foram lançadas a quilômetros de distância e uma chuva de cinzas tomou todo o céu da região, atingindo também a cidade de Herculano. Essa chuva de cinzas soterrou a cidade, destruindo todas as edificações e matando a toda a população, e foram essas mesmas cinzas que mantiveram a cidade oculta por 1600 anos.

colagem
Estátuas intactas, residências que refletem prosperidade, templos e as ruas bem organizadas de Pompéia

Só essa história já é incrível o suficiente para atrair a visita de turistas do mundo todo. Mas poder visitar um sítio arqueológico que está praticamente intacto, nos dando a chance de ver exatamente como as pessoas viviam seu dia a dia, é uma oportunidade única. Imagine então poder ver também as pessoas que ficaram petrificadas na posição em que estavam no momento em que foram atingidas pelas cinzas… é difícil descrever a sensação.

colagem 2
Jardim dos Fugitivos, com os corpos das vítimas do Vesúvio

As escavações arqueológicas revelaram também afrescos belíssimos, ossos animais, cacos de cerâmica e plantas. Há também diveras obras de arte eróticas, o que parece que era bem comum na época. Caminhando pelas ruas de Pompéia, temos a nítida impressão de que estamos atravessando uma cidade com uma vida plena. Podemos adentrar antigas residências, um padaria com seus fornos de cerâmica, termas, onde observamos o sistema para aquecimento da água, ruas com calçadas e até mesmo escoamento da água. Numa das áreas do sítio arqueológico, chamada de Jardim dos Fugitivos, foram concentrados os corpos que foram mantidos com enchimento de gesso em seu interior. É como ver uma cidade parada no tempo.

20130403120305727
Os afrescos das residências de Pompéia
20130403114552927
Uma das termas de Pompéia, que dava a opção de banho quente e banho frio aos seus frequentadores

Pompéia é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, sendo uma das atrações mais populares da Itália. Dá para ir à Pompéia a partir de Roma em cerca de 2h30, 3 horas de carro. Então, se você estiver com um carro alugado, é fácil chegar até lá. E mesmo sem um carro, existem várias agências que fazer esse day tour. Nós fizemos com a TransEuropa Viagens, que tem bastante experiência em roteiros na Europa, e correu tudo certinho. Vale a pena!

+ Dicas da Itália

mapa
Localização de Pompéia, na Itália

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easysim4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars


Um comentário em “Bate e volta à Pompéia, na Itália”

Deixe uma resposta