América do Norte, México

Bate-volta a Celestún: visitando a colônia de flamingos

Bate-volta a Celestún. A Península do Yucatán, onde está localizada Celestún, que significa “pedra pintada” em maia, é uma região rica em belezas naturais.  A costa do Golfo do México, dona de belas praias, abriga uma das maiores atrações da área, uma colônia de flamingos. A Reserva Natural da Biosfera de Celestún fica a cerca de 1h20 da cidade de Mérida, capital do Estado do Yucatán, de onde partem os tours com duração de um dia. Durante a viagem ao México, alugamos carro durante todo o período, então fomos por conta própria. Confira como é o Bate-volta a Celestún.

SAM_1040

 

A estrada para lá é muito tranquila. Leva cerca de 1h praticamente uma reta só. Ao chegar, atravessamos uma ponte rosa que leva ao grande rio da reserva. Logo depois do estacionamento fica a bilheteria, o local tem uma ótima estrutura. Comprando o ingresso, é só embarcar em um dos muitos barquinhos que ficam a postos aguardando os turistas, que saem a todo momento. Recomendado aguardar algum barco encher com mais visitantes para dividir o valor do ingresso.  O bilhete é cobrado por embarcação e custa 1000 pesos mexicanos (cerca de US$83 em abril de 2014). Com cinco pessoas no barco o preço já fica bem melhor, apenas 200 pesos para cada.

 

SAM_1050
Passeio pelo Ría Celestun

 

O passeio dura cerca de 2h pelo rio bastante extenso. Aos poucos a cor da água se torna vermelha, então sabemos que que a colônia está próxima. Quando conseguir avistar os primeiros flamingos parecem um enorme tapete rosa. O barco diminui a velocidade até parar completamente para que possamos admirar os milhares de flamingos passeando pelas águas do rio, que nessa parte é bastante raso. Alguns levantam voo, outros procuram comida na água, lindos e graciosos! A ponta do bico e parte das asas são pretos, o que só conseguimos ver quando estão voando.  Os flamingos mais jovens são quase branquinhos, porque ainda não adquiriram betacaroteno suficiente proveniente da alimentação composta principalmente de camarão

 

SAM_1069

É um passeio muito tranquilo, o barquinho segue sem muita pressa, aproveitando a oportunidade de interagir com a fauna e flora. Nos aproximamos também de recantos onde algumas espécies de aves se abrigam.

 

SAM_1071
Observação de flamingos em Celestún

 

SAM_1122

 

SAM_1123

 

Celestún é um refúgio para a vida selvagem, além dos flamingos existem muitos pelicanos e várias espécies de aves, cerca de 200 tipos de pássaros, assim como peixes, tartarugas e até crocodilos.

 

SAM_1134
Celestún: pelicanos e diversas espécies de aves

 

Seguimos depois para outras áreas do grande Ría Celestún, passando por uma área de mangue e logo depois entrando na chamada floresta petrificada. À princípio a impressão é que não há por onde o barquinho passar, mas depois de umas duas manobras do guia, damos de cara com a impressionante paisagem: uma verdadeira floresta flutuante, onde as raízes das árvores ficam à mostra, parecem esculturas.

 

SAM_1174

 

Depois dos flamingos, não sabia que ainda teria uma parada especial. Após atravessar essa floresta, o barquinho nos deixa numa parte do rio onde é possível mergulhar. A cor da água é esmeralda, e é muito límpida e cristalina. Cheia de peixinhos. É uma delícia mergulhar ali, imperdível. Temperatura perfeita. Merecia uma parada mais longa para ficar algumas horinhas ali.

 

SAM_1188
Flutuação no Ría Celestún

 

DSC00947

 

Quando o passeio acabou, pegamos novamente o carro e rodamos pelo centrinho da cidade. É bastante simples, há bastante restaurantes de palapas, que são construções típicas do Yucatán com teto de sapê.  Almoçamos no Los Pampanos, na beira da praia, com excelentes opções de peixes e frutos do mar. Ótima opção com pratos muito bem servidos (cera de 80 a 120 pesos). No cardápio, opções também de saladas e ceviches, sempre com uma porção de nachos para acompanhar.  A melhor opção para beber é uma cerveja Corona bem gelada, combina muito bem com o visual e o clima maravilhoso do México.

 

SAM_1202

 

SAM_1206
Praia no Golfo do México

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

 

 


 

 

 

2 comentários em “Bate-volta a Celestún: visitando a colônia de flamingos”

Deixe uma resposta