Caminhos da Estrada Real – Rota do Ouro

nova-imagem2
São João Del Rey

Rota do Ouro no Brasil

Na época do Brasil Colônia, viajantes atravessavam os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para transportar riquezas e mercadorias para o resto do colônia. O ouro proveniente das minas de Ouro Preto e Diamantina percorriam o estado pelas rotas abertas que até hoje colecionam histórias de amores, tragédias, pirataria e lendas locais.

Inicialmente, os viajantes percorriam o caminho do porto de Paraty até Ouro Preto num caminho de mais de 700km, no que hoje é chamado de Caminho Velho. Após algum tempo, no século XVIII, uma alternativa mais segura apareceu para escapar dos constantes assaltos que ocorriam pela antiga rota. O Caminho Novo liga o porto do Rio de Janeiro até Ouro Preto.

Atualmente, centenas de viajantes refazem o caminho seja por carro, bicicleta ou até mesmo andando e se hospedando pelo caminho. O Instituto Estrada Real oferece um passaporte gratuito a todos os viajantes que desejam percorrer as estradas. Os turistas podem carimbar seus passaportes em diversos postos credenciados pelo caminho e assim registrar sua viagem por um dos destinos mais encantadores e lendários do país. Além de tudo, cada carimbo é diferenciado e leva o pictograma que caracteriza a cidade. Cada local da rota ainda leva um toten identificando o ponto da estrada que o viajante está.

 

As principais cidades dA Rota do Ouro são
Caminho Velho:
Paraty
Caxambu
São João del ReY
Tiradentes
Ouro Preto

 

Caminho Novo:
Petrópolis
Paraíba do Sul
Lavras Novas
Conselheiro Lafayete
Onde retirar o passaporte:
Paraty, Ouro preto, Petrópolis, Cocais, Tiradentes e Diamantina

 

Veja aqui dicas das cidades da Rota do Ouro:
O que fazer em Paraty
O que fazer em Tiradentes
Melhores pousadas de Petrópolis
Atrações de Ouro Preto
Anúncios