in

City Tour em Ilhéus, na Bahia –

Por Patrícia Lemos

Um dos passeios mais interessantes oferecido no Resort Transamérica Ilha de Comandatuba, onde estivemos recentemente, é a excursão à Ilhéus, um City Tour que dura o dia inteiro, onde é possível conhecer a região histórica da cidade, uma praia própria para banho e ainda visitar uma fazenda de cacau. Ele é realizado pela EVC Turismo, – empresa terceirizada e com central de vendas dentro do resort. Então, se estiver com férias marcadas para relaxar nesse paraíso, fique tranquilo, pois poderá contratar o passeio quando já estiver hospedado e receber informações mais detalhadas, já que ele não ocorre todos os dias.

Saímos do próprio hotel em uma van, acompanhados pelo guia Bruno, que auxiliou todo o grupo cordialmente em todos os momentos. Ele foi impecável! Em cerca de 1 hora chegamos no centro histórico de Ilhéus, onde logo visitamos a majestosa Catedral São Sebastião, uma igreja no estilo neoclássico e que possui um tamanho admirável e linda por fora. Tivemos a sorte de visitar seu interior, pois era uma data comemorativa, mas normalmente ela se encontra fechada para visitação. Ilhéus, essa pequena cidade no sul do estado da Bahia já foi polo de produção de cacau, mas entrou em decadência após a praga conhecida como vassoura-de-bruxa acabar com as plantações. Ela ficou mundialmente conhecida através dos contos e romances de Jorge Amado -, e hoje ainda preserva um enorme valor cultural. Sua região histórica fica na zona central, banhada pelo mar e é com certeza a parte mais atraente e onde o turista mais deve focar, pois é pelas estreitas ruas e becos com casas de fachadas antigas e bem preservadas que estão os pequenos tesouros da cidade.

Visitamos a casa onde Jorge Amado morou, que hoje virou um Museu e Casa de Cultura. Ela fica na rua de mesmo nome (Jorge Amado, nº20), é aberta ao público (R$5,00 entrada). Lá todos podem ter uma visita guiada descobrindo curiosidades e ver exposições em alguns cômodos. É impossível não se surpreender com tantas histórias, afinal aquela casa amarela vai muito além dos livros do escritor. Ali descobrimos mais afundo sua vida pessoal, seu cotidiano e as crenças de um homem tão viajado e tão influente.

Faça sua reserva no Resort Transamérica Comandatuba aqui pelo Booking.com . Cancelamento grátis!

Depois dessa visita, caminhamos mais pelos arredores, batemos pernas, passamos pela primeira rua calçada da cidade, pela Diocese de Ilhéus, pelo Palacete Misael Tavares, por lojas de artesanato local e voltamos para a rua Jorge Amado afim de vermos o recém reformado Cine Teatro Ilhéos, escrito assim mesmo, com “o”.

Logo ao lado do teatro, bastando cruzar a rua, fica o bar Vesúvio (também ao lado da Catedral), famoso por aparecer em um dos contos do escritor e ainda oferecer um dos melhores quibes da cidade. A parada ali foi inevitável, não só para degustar o carro chefe da casa, mas também para tirar foto com a estátua sentada de Jorge Amado em uma das mesas do estabelecimento. Um momento em que viramos entusiastas relembrando cenas de livros! Fechando nossa caminhada na região, fomos conhecer o Bataclan, o antigo cabaré frequentado pelos coronéis da época do cacau e hoje é um charmoso restaurante muito bem estilizado, que em seus fundos possui um cômodo representando o quarto de Maria Machadão – quem comandava o estabelecimento – conhecida com “cafetina” (R$5,00 taxa de visitação + consumo opcional).

Tanto o restaurante como a visita ao quarto é o momento mais imperdível de todo o passeio, pois foi possível imaginarmos e entrarmos no livro ‘Gabriela, cravo e canela’, de Jorge Amado. Quem nos contou mais afundo histórias foi o senhor José Delmo, ele é guia voluntário da casa e é um artista que apresenta o espaço e romanceia muito bem, fazendo até mesmo pequenas encenações. Há também fotos penduradas da cidade antigamente, mas claro que o foco fica totalmente para o quarto da “cafetina”. Saímos do Bataclan, voltamos para a van e fomos rapidamente no Mercado de Artesanato, um pequeno complexo com muitas barracas de roupas, objetos decorativos e doces típicos. Foi o momento de fazermos as compras para as lembranças que estávamos procurando. Há opções para todos os gostos e bolsos, bastando procurar um pouco. Terminamos nosso momento cultural – e seguimos para relaxar e almoçar na Praia dos Milionários. Uma praia ótima para banho de mar que possui alguns restaurantes com estrutura de chuveiro e banheiro. Pegamos logo uma cadeira para sentar na Cabana Gabriela e apreciar cenários típicos da Bahia: praia extensa e repleta de coqueiros. Ali pedimos uma gelada água de coco, uma deliciosa moqueca de peixe e simplesmente esquecemos o tempo. Apenas aproveitamos descansando os olhos com o belo visual que tínhamos. Um momento bastante prazeroso!

Depois do longo tempo aproveitando a praia e almoçando, seguimos com a van para voltarmos ao resort, mas antes paramos para visitar uma fazenda de cacau e ver sua produção, – esse programa normalmente é o primeiro do passeio, mas nesse dia houve mudança por conta do horário de saída que foi um pouco mais tarde do que o normal. Já dentro na fazendo, o Bruno, nosso guia, nos mostrou os pés de cacau, nos fazendo experimentarmos a deliciosa fruta retirada diretamente do pé e também para entendermos um pouco do processo da fabricação do chocolate.Foi um dia de passeio muito agradável e que nos deixou com vontade de conhecermos muito mais desse encantador cantinho da Bahia.

Fotos: Patrícia Lemos


Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Hotel Santa Teresa MGallery by Sofitel: arte de receber francesa com alma brasileira

Pousada Refúgio Mamanguá, imersão total na natureza com o selo Circuito Elegante – Le Touriste