América do Sul, Uruguai

Colonia del Sacramento: onde ver o pôr do sol

Colonia del Sacramento, essa cidadezinha encantadora do Uruguai, é sem dúvidas uma das mais pacatas e românticas em que já estive. Foi feita para que casais apaixonados caminhem sem pressa pelas suas pitorescas ruazinhas, observem atentamente cada detalhe de suas construções, e parem durante algumas horas para admirar a beleza de seu horizonte. Nesse clima gostoso, a hora mais apreciada do dia é o cair da tarde. Tinham nos recomendado ver o pôr do sol no píer, mas descobrimos que a cidade tem diversos pontos excelentes para esse momento em que o Rio da Prata ganha alguns tons de dourado.

IMG_5148

Quando estiver passeando por Colonia, depois de já ter visto alguns dos principais pontos turísticos, deixe para passear na área do píer mais pro fim da tarde. Se for verão, o pôr do sol só acontece por volta das 19h30, 20h, os dias são bem longos. Importante dizer que quem faz o passeio bate e volta à Colonia, provavelmente não terá tempo disponível para ficar na cidade até mais tarde, e irá perder esse belo momento do dia. Nós nos programamos para dormir lá, o que é ideal para poder curtir esse lugar com calma, já que sua principal característica é ser um local pacato. Fiquei imaginando como é andar apressado pelas ruas de paralelepípedo, passar rápido de um ponto a outro e comer às pressas para poder pegar o buquebus de volta a Buenos Aires. Acredito que Colonia merece sim uns dois dias para poder desfrutar bem do clima da cidade.

2015-02-22 11_20_28

Chegando perto do píer, um ótimo lugar para apreciar a paisagem e ficar algumas horas deitado no gramado de frente para o mar é o Bastión del Carmen. A cidade de Colonia era toda muralhada, e as ruínas desses muros e bastiões estão espalhados por ela. Esse é um deles, e pode ser um dos lugares escolhidos para acompanhar o sol se pondo.

2015-02-22 11_08_42

Seguindo um pouco mais adiante, está o píer. A bela vista dos barquinhos ancorados, e a passarela de madeira com vasos de flores e banquinhos espalhados fazem daqui um dos pontos perfeitos para se sentar e deixar a hora passar.

IMG_5140

Quem preferir, pode continuar caminhando por toda extensão do Paseo de San Miguel. Aqui a vista para pequenas praias e para o mar acompanham o pedestre o tempo inteiro. É muito bonito e bucólico, fazendo a gente ter vontade de parar em vários pontos para apreciar a composição da paisagem enquanto o sol vai caindo.

2015-02-22 11_22_05

Após passar o píer, e ainda de frente para o mar, tem um trecho com uns rochedos onde algumas pessoas escolhem seu lugar e ali ficam vendo a paisagem. Irresistível parar e contemplar a calmaria e os raios do sol refletindo na água. De todos os pontos, esse foi meu preferido para ver o pôr do sol.

IMG_5167

2015-02-22 11_27_28

2015-02-22 11_21_24

E finalmente, um dos locais mais procurados é a Puerta de la Ciudadela. O portal, que faz parte da antiga muralha, além de ser uma das principais atrações de Colonia, tem uma linda vista. E o melhor é o gramadinho em frente, onde várias pessoas ficam relaxando, lendo, bebendo chimarrão, enquanto sentem a gostosa brisa e podem desfrutar mais uma vez do tempo passando lentamente. É um ótimo cantinho para quem quiser fazer um piquenique no fim da tarde e emendar para ver o pôr do sol.

IMG_5216

Aproveite a lojinha de sorvete artesanal que fica bem em frente ao portal para fazer mais uma horinha nesse lugar, e inevitavelmente ficar observando e admirando o vai e vem dos turistas e sentir que todos estão nessa mesma sintonia tranquila e contemplativa que Colonia del Sacramento nos proporciona. Definitivamente, essa cidadezinha uruguaia não combina com a palavra pressa!

+Onde comer em Buenos Aires

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

 

 

6 comentários em “Colonia del Sacramento: onde ver o pôr do sol”

  1. Como de costume, viajei no seu relato e fotos. Viagem gostosa e tranquila, sem pressa. Mais um pôr-do-sol que curti através dos seus olhos. Obrigada Le Touriste, amei!

  2. Oi Monica, boa tarde!
    Colonia del Sacramento faz parte de minha listinha de desejos.
    Fiquei frustrada quando estive no Uruguai e não consegui visitar esta cidade.
    Mas estou pensando em ir agora se o tempo permitir, a partir de Buenos Aires.
    É uma boa época para se visitar a cidade entre Natal e Ano Novo?
    Eu tinha ouvido comentários que nessa época a cidade é “morta” “muitos restaurantes e lojas fechados”.
    Vale a pena ir num bate/volta agora em dezembro?
    As fotos estão lindas e tudo que falou da cidade…aumentou a vontade em conhecer.

    Beijocas

    1. Oi Evian!
      Valer a pena sempre acho que vale. Eu fui em fevereiro, não sei se essa informação de que tudo fecha entre Natal e Ano Novo é correta. De qualquer forma, Colonia já é uma cidade muito pacata, então realmente se não tiver restaurantes abertos, deve ficar meio morta. Se puder, envie email para uns dois ou três restaurantes de lá e pergunte, eles vão te informar com certeza.
      Como vc já tem a frustação de não ter conhecido, eu aproveitaria a facilidade de fazer o bate e volta a partir de Buenos Aires e iria. A viagem de ferry é super agradável, muitos passeios lá são ao ar livre, como caminhar pelas ruazinhas, ir até o porto, visitar o Farol, então dá pra ver muita coisa mesmo nessa época. Claro que ter restaurantes para comer é fundamental né! rs
      Qualquer outro dúvida me fale 😉

      Bjoss

Deixe uma resposta