in

Como dirigir na mão inglesa na África do Sul

Para quem gosta de viajar por conta própria, alugar um carro é sempre uma das opções a serem consideradas. Já fizemos vários posts sobre isso, contando como foi alugar carro pela Rota Romântica da Alemanha, por exemplo, onde as estradas são perfeitas. E também na Riviera Maya, que tem algumas das melhores rodovias que já conhecemos, muito bem sinalizadas. E na África do Sul, onde a mão inglesa (volante do lado direito do carro) parece ser um obstáculo? Nada disso! Nós alugamos carro em Joanesburgo e rodamos por diversas partes do país. Veja como dirigir na mão inglesa na África do Sul:

 

Antes de alugar um carro

O que é preciso saber antes de alugar o carro? Na verdade, antes mesmo de embarcar para sua viagem, é bom ir se familiarizando com o sistema de mão inglesa, presente não só na Grã Bretanha mas também nos países de colonização britânica (mesmo os países que se tornaram independentes ainda usam esse sistema de trânsito). Esse sistema é muito antigo e tem origem antes mesmo da invenção dos carros, quando os cavaleiros circulavam em suas carruagens no lado esquerdo das vias.
Um bom modo de ir praticando aqui mesmo no Brasil é sentar algumas vezes no banco do carona e praticar a troca de marcha, se familiarizar com os espelhos a partir desse novo ângulo, e começar a acostumar o cérebro para atividades pequenas que na hora de dirigir fazem muita diferença, como pôr exemplo, ligar o pisca-pisca. Nos carros de mão inglesa, ficam no lado direito, é comum a gente se confundir e acionar o para brisa no lugar da seta, demora um pouquinho para se acostumar…

Alugue carro no exterior com a Rentcars

Tipo de carro a alugar

Há quem prefira um carro automático. No caso de alugar um carro para dirigir na mão inglesa, pode ser mais fácil mesmo, já que facilita por não ter que trocar de marcha o tempo todo. Dê preferência também a alugar um modelo de carro com o qual já esteja familiarizado, pode ajudar a se adaptar mais rapidamente.

Alugamos um Corolla manual na África do Sul

GPS

É fundamental utilizar o GPS quando alugar um carro no exterior. Primeiramente porque não conhecemos os caminhos. Segundo, porque no caso da mão inglesa, quando estiver em dúvida se uma determinada rua dá mão, ou se é permitido dobrar aqui e ali (lembrando que sempre estará do “lado errado” da pista), o próprio GPS indica o caminho e nos dá mais segurança para circular com o carro, mostrando o traçado do caminho a percorrer.

Dirigindo na mão inglesa

Será preciso mais atenção, é claro, já que não estamos acostumados a dirigir na pista contrária. Uma dica valiosa é observar se há uma faixa amarela pintada no canto da pista no lado esquerdo. Se você avistar essa faixa do seu lado esquerdo, significa que está dirigindo no lado certo! Essa faixa é mais comum nas rodovias, mas nas ruas das cidades também tem em certas regiões.

A faixa amarela sempre deve estar à sua esquerda

+Veja como alugar carro pela Rentcars

Redobre a atenção

O cuidado maior deve ser na hora em que estiver num cruzamento. Vá com mais cautela e mais devagar, olhe bem para todos os lados antes de cruzar, para se certificar que nenhum carro está vindo na direção contrária na mesma pista que você (caso você esteja na pista errada). Redobrando a atenção, é tranquilo circular.
De um modo geral, não achamos tão difícil trafegar na mão inglesa. Atenção e respeito às leis de trânsito, é claro. O mais difícil é trocar as marchas, ainda mais para quem for destro. Mas, praticar uns dias antes de viajar, ajuda. E isso não deve ser um impedimento para alugar um carro em países que adotam a mão inglesa, se essa for a melhor solução para seu roteiro. Lembrando que para dirigir no exterior é preciso ter o PID – Permissão Internacional para Dirigir – emitido pelo Detran, muitas vezes exigido em outros país.

+O que saber antes de viajar para África do Sul

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

As 3 melhores praias de San Andrés, no Caribe Colombiano

Guia de Foz do Iguaçu