França, Paris

Como visitar o Petit Hameau, a fazendinha de Versalhes

Quando planejar uma visita ao famoso Palácio de Versalhes, na França, a sugestão é programar um passeio de dia inteiro, fazendo o bate e volta a partir de Paris. Além do Palácio ser enorme, com diversas atrações a explorar, como os seus belos jardins, o Petit Trianon e o espetáculo de luz e som das fontes, existe uma fazendinha que faz parte de Versalhes e guarda uma importante história. O Hameau de la Reine, ou a Vila da Rainha, é uma área localizada perto do Petit Trianon, o pequeno palácio presenteado a Maria Antonieta pelo Rei Louis XVI, que por sua vez ficava a poucos quilômetros do Palácio de Versalhes. Toda a área que vai desse ponto, passando até essa vila, é chamada de Domaine de Marie Antoinette. Esse era o verdadeiro lar da Rainha da França. Confira Como visitar o Petit Hameau, a fazendinha de Versalhes.

O Petit Hameau de Versalhes

♣ Para visitar essa atração é preciso comprar o bilhete que dá direito a ingressar no local. Esse bilhete pode ser comprado na hora na bilheteria do palácio, onde escolhemos quais atrações queremos visitar. Para chegar lá, um trenzinho leva os visitantes a partir do Trianon.

De origem austríaca, Maria Antonieta saiu do Palácio de Schӧnbrunn em Viena, Áustria, aos 14 anos para se casar com o príncipe da França. Quando completou 18 anos, seu marido assumiu o trono do país, fazendo dela a Rainha da França no ano de 1774. Como a corte em Versalhes era muito rígida em termos de etiqueta e protocolo, e como ela era constantemente avaliada pelos nobres e pelo povo – que nunca a aceitou completamente por ser estrangeira -, ela se refugiou no Petit Trianon, erguido originalmente para Madame de Pompadour, amante do Rei Louis XV. Tratava-se de um pequeno palacete a cerca de 2km do Palácio de Versalhes. Na extensão de seus jardins, o vasto terreno conhecido como fazendinha, o Petit Hameau, passou a ser o lugar ideal para Maria Antonieta levar uma vida mais simples ligada à natureza. Ali, ela passava vários dias com seus filhos e amigos mais próximos.

O trenzinho que leva ao Petit Hameau, os bichinhos da fazenda e as lavandas dos jardins locais
Paisagem campestre no Petit Hameau de Versalhes

+ Mini Guia de Paris

+ Roteiro de fim de semana em Paris

Maria Antonieta se encantou pelo local, que, de acordo com a tendência de certos intelectuais da época, levou a rainha a seguir a linha naturalista inspirada por Rousseau, influente filósofo francês. O local era, na realidade, uma fazenda com diversos animais, lagos, moinho, jardins rústicos e um local privado para a Rainha repousar, onde ela podia ficar mais à vontade, inclusive usando vestimentas campestres.  

A fazendinha de Maria Antonieta em Versalhes
Os belos cisnes tornam o Petit Hameau ainda mais encantador

+ Sete restaurantes para ir em Paris

Essa área foi aberta ao público em 2006, após renovação do Hameau. Muitos turistas não conhecem essa atração e não a incluem no roteiro, mas vale muito a pena. O lugar é encantador, nos dá a sensação de estarmos mesmo no campo. É interessante observar o contraste entre a ostentação de Versalhes e a simplicidade dessa pequena fazenda. Para mais informações sobre os tipos de ingressos e valores, consulte o site oficial:

http://www.chateauversailles.fr

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

Anúncios

Deixe uma resposta