Europa, França, Paris

Day trip à Etretat a partir de Paris

Um passeio imperdível para fazer quando estiver em Paris: visitar a bela Etretat, na Normandia. Nossa dica é fazer como nós, um day trip até Etretat indo e voltando no mesmo dia, em cerca de 2 horas de trajeto. Esse formato de passeio é bom para quem não dispõe de tanto tempo disponível na viagem, ou para quem já conhece a região e está interessado especificamente nas falésias de Etretat, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. No verão europeu, é ainda mais fácil fazer esse passeio no mesmo dia, dá tempo de sobra de ir, passear, voltar pra Paris à noite e ainda curtir a cidade. O guia especializado em receptivo de brasileiros David foi quem nos levou até a magnífica costa da Normandia.

Etretat na Normandia

 

De Paris para Etretat

Os serviços do “David, seu amigo em Paris” são bem diferenciados, por isso eu já sabia que o tour à Etretat seria especial. David é francês mas tem uma relação de longa data com o Brasil, por isso, fala português perfeitamente (a gente jura que ele é brasileiro, já que não tem sotaque algum!) e há mais de 15 anos recebe os brasileiros na França.

Mais que um guia, um amigo em Paris

Com o guia David em Etretat

A diferença de fazer o passeio com ele, além da comodidade de nos buscar e levar no hotel, é poder ajustar o tour de acordo com nosso interesse. Cada passeio, viagem, programa, é totalmente flexível e personalizado, tanto na duração quanto no formato. E como o guia é francês, ele realmente sabe tudo da história dos lugares visitados e tem condições de mostrar aos visitantes aqueles achados que só um nativo conhece.

A pequena cidade de Cerlangue no caminho para Normandia

Foi assim durante a ida para Etretat. No caminho paramos numa cidadezinha encantadora chamada Cerlangue onde ficamos à vontade para fotografar. E se precisarmos fazer alguma outra parada, não tem problema. A programação não é rígida, ficamos sempre muito à vontade. Aliás, o bacana é justamente em poucos momentos de passeio já perceber que temos mais que um guia, e sim…um amigo em Paris!

Passeio personalizado, do jeito que a gente quiser

Praia de Etretat

Outra vantagem foi que a viagem não foi cansativa, sem aquelas intermináveis paradas que as excursões costumam fazer nas lojinhas de souvenir, passando de hotel em hotel etc. De Paris a Etretat são cerca de 2 horas para ir e 2 para voltar. Chegamos um pouco antes do almoço, com tranquilidade, e lá mesmo escolhemos onde comer. Uma dica é provar o fromage chaud (queijo derretido), um prato típico da região. Diversos tipos de queijos a escolher!

A pitoresca Etretat, cidade francesa da Normandia
Restaurante La Belle Époque: cidra e fromage chaud, especialidades da Normandia

Tudo sem pressa, dava tempo de apreciar o clima descontraído dessa cidade de veraneio e ir na loja de preferência, tomar um sorvete, passar em alguma patisserie ou boulangerie, e seguir com calma para a praia de Etretat.

Manne Porte, símbolo das falésias de Etretat

De cara para as Falésias de Etretat

Chegando lá, de cara a vista já impressiona. Em cada lado da praia, arcos se formam deixando a paisagem ainda mais intrigante. O cartão postal é o grande arco da Manne Porte. A praia é toda de pedrinhas (é proibido retirar qualquer pedrinha do local), o mar tem um lindo tom de azul e é calminho. Oposto a ele, o grande paredão das falésias branquinhas feitas de calcário! Lindo!

Um dos arcos das falésias de Etretat
As magníficas falésias de Etretat
Etretat, na Normandia, norte da França

Como se não bastasse toda essa beleza, durante o passeio também temos tempo suficiente para fazer a trilha GR21, que leva até o alto das falésias. Todas as trilhas da França são numeradas, essa, particularmente, não apresenta grande dificuldade. A cada passo avançado, o encanto diante daquele cenário aumenta. Fui parando a todo momento para contemplar e fotografar.

A escadaria que dá início à trilha GR21
A igreja Notre Dame da la Garde. no topo das falésias
Igreja Notre Dame de la Garde

Ao chegar no topo, dá para ficar horas admirando o cenário espetacular. Uma visão panorâmica perfeita lá de cima. É no alto também que está a pequena igreja que de longe já avistamos, a Notre Dame de la Garde. Mais um motivo para subir a trilha!

Vista das falésias do alto
O mar da praia de Etretat é calmo e límpido
Falésias de Etretat, tour feito com os serviços do “David, seu amigo em Paris”

Após ficar por ali por um bom tempo, descemos novamente, junto com o sol que também começava a baixar. Uma lindeza só…

Ville fleurie

Para completar, aprendi que Etretat é uma das ville fleurie da França, ou seja, todas as casinhas são repletas de flores e apresentam jardins encantadores, com cores que prendem o olhar. A gente vai caminhando e apreciando diversos tipos de flores. Mais uma atração dessa cidade da Normandia que sempre nos faz ter vontade de regressar!

A cidade florida de Etretat

Chegamos de volta à Paris no início da noite, ainda nem havia escurecido. Conforme combinado, fui deixada na porta do hotel com todo o conforto. Foi, sem dúvida, uma ótima forma de conhecer Etretat, um passeio que vai ficar na lembrança!

Reservas

Para quiser em fazer passeios com o guia David, basta entrar em contato pelo email:

letouristeblog@gmail.com

David é especializado no receptivo de brasileiros, levando casais ou pequenos grupos para lugares especiais em Paris, degustações de vinhos, museus e prédios históricos que muitas vezes só os franceses conhecem, compras, transfers e para passeios em outras regiões da França, como em Reims na região de Champagne. Os passeios podem ser desde os mais tradicionais até programas elaborados por ele especialmente para cada cliente.

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

Um comentário em “Day trip à Etretat a partir de Paris”

Deixe uma resposta