Bónia e Herzegovina, Europa

Day trip a Mostar, na Bónia e Herzegovina 

Os países da Costa Dálmata, Croácia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina, são pequenos, coladinhos um no outro, tornando a ida até eles bem fácil. Durante a viagem à Croácia, fizemos o Day trip até Mostar e Medjugorje. O primeiro é a famosa cidade medieval, o segundo é um suposto local de aparição da Nossa Senhora de Medjugorje, que leva peregrinos a visitar sua grande igreja. O passeio a esses dois destinos dura o dia inteiro.

Mostar, cidade da Bósnia e Herzegovina

Mostar

Patrimônio Mundial da UNESCO, o antigo vilarejo medieval é um lugar gracioso e muito visitado, com ruas estreitas pitorescas e barzinhos cheios de charme. Seu maior cartão postal é a Ponte Velha sobre o Rio Neretva.

Ciade medieval de Mostar com suas ruas charmosas

A ponte foi parcialmente destruída durante a guerra civil na década de 90, mas foi reconstruída em 2004 e se tornou um grande atrativo turístico. Esse conflito foi um dos mais violentos da história, tendo durado de 1992 a 1995 devido a uma série de fatores políticos e religiosos (a Bósnia é ao mesmo tempo católica e muçulmana). Com o fim da Guerra Fria e a dissolução da Iugoslávia, entraram em guerra a Bósnia, Sérvia e a Croácia, causando alterações no panorama do leste europeu que até bem pouco tempo ainda era bem confuso.

Resquícios da guerra: um prédio destruído com marcas de balas é um passado recente da Bósnia

Até hoje, na realidade, a Bósnia e a Croácia dividem aspectos sociais e governamentais (um croata tem ao mesmo tempo o passaporte da Croácia e da Bósnia, a mesma língua é falada nos dois países, os croatas podem votar para presidente na Bósnia…é um pouco complicado entender a situação política deles).

Stari Most (Ponte Velha) sobre o Rio Neretva
Caminhando pela Ponte Velha em Mostar

A Stari Most (Ponte Velha no idioma original) data de 1567. Ela liga as duas partes da cidade, é toda de pedra e oferece uma bela vista do rio. Do alto da ponte, uma prática comum dos bósnios é praticar saltos, uma atividade perigosíssima. A gente se espanta um pouco ao passar pela ponte e observar os audaciosos saltadores, mas ao que parece esse costume é antigo, dizem que o primeiro pulo registrado data de 1664.

Vista panorâmica a partir da ponte

Medjugorje

Localizado no Sul da Bósnia, o Santuário de Nossa Senhora de Medjugorje tem uma grande estrutura que impressiona, sendo local de peregrinação de muitos católicos do mundo inteiro. Dizem que a partir de 1981, passaram a ser frequentes as aparições de Nossa Senhora. Essa questão é um pouco controversa, visto que o Vaticano ainda não considera essas aparições oficiais.

Santuário de Međugorje na Bósnia e Herzegovina
Local de peregrinação de católicos na Bósnia

+5 programas para fazer em Dubrovinik na Croácia

 

Como ir

Diversas agências oferecem esse passeio de dia inteiro a partir de Dubrovnik na Croácia. Nós fizemos reservando através do site Victor, onde a agência indicada buscava e deixava no hotel.

 

Quando ir

Evite ir no verão quando as temperaturas em Mostar costumam ser as mais altas da Europa, cerca de 42, 45 graus, podendo chegar a sensação tėrmica ainda mais alta. Os períodos de meia estação são melhores para visitar, como no início da primavera.

 

O que levar

Chapéu, água (ė importante se hidratar bem) e protetor solar já que o passeio pelas ruas de Mostar é todo debaixo de sol.

+Passeio a Shkoder, na Albânia

 

Moeda

Nesse destino altamente turístico da Bósnia e Herzegovina as lojas e restaurantes de um modo geral aceitam euros.  Observe quanto está o câmbio para ver se vale a pena trocar ou se o melhor é usar euros e cartão de crédito.

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars


Deixe uma resposta