in

Dicas da Barra da Tijuca e Recreio

Nós adoramos explorar novos lugares no Rio de Janeiro, e conhecer novas paisagens durante os passeios na cidade é sempre muito agradável. E como nos últimos tempos a Zona Oeste do Rio vem crescendo, listamos aqui todas as nossas dicas sobre a Barra da Tijuca e arredores. E vamos continuar em busca de novos cantinhos a se descobrir nesse bairro carioca, que tem um litoral privilegiado! Confira aqui as Dicas da Barra da Tijuca e Recreio.

 

COMO CHEGAR À BARRA

 

Com a inauguração da Linha 4 do Metrô do Rio, agora essa é mais uma opção para ir até a Barra da Tijuca a partir da Zona Sul, além de poder seguir de carro e ônibus pela Estrada Lagoa-Barra, ou pela Av. Niemeyer. Para ir de metrô, a nova linha opera de Ipanema para Barra, saindo da nova Estação Jardim de Alah, em Ipanema, até a Estação Jardim Oceânico, na Barra. De lá, o usuário pode pegar um táxi até seu destino, ônibus comum, ônibus executivo (também conhecido como “Frescão”) ou ingressar no BRT.

Linha 4 do metrô do Rio

 

O QUE VER E FAZER

 

Bosque da Barra

Uma área de preservação ambiental com muito espaço, lagos, vida animal e um clima perfeito para um piquenique em casal ou em família ou até mesmo uma ida a um SPA local.

.

Um dos lagos do Bosque da Barra

Prainha e Mirante do Roncador

Diversas praias a se explorar na Zona Oeste, com mirantes e trilhas e muito contato com a natureza. Conheçam a Prainha, uma das mais belas da região, com direito a restaurante com uma vista para o mar de tirar o fôlego.

Mirante do Caeté no Parque Municipal Natural da Prainha

 

Uma trilha moderada de 30 a 40 minutos com subidas e descidas leva ao Morro do Caeté, onde temos uma vista total da Orla da Zona Oeste do Rio, principalmente do Recreio dos Bandeirantes. O caminho é bem demarcado e de fácil acesso, pois fica dentro do bem estruturado Parque Municipal Natural da Prainha, do qual já falamos aqui numa matéria especial.

 

Praia do Secreto, Recreio dos Bandeirantes

 

Um lugar escondido que revela um verdadeiro tesouro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Saiba como é a trilha para o Secreto e desfrute de sua piscina natural!

 

Mirante em Barra de Guaratiba

 

Curtir um dos visuais mais incríveis da Zona Oeste, e do Rio em geral, dentro de uma piscina de borda infinita…um lugar para passar o dia e não se esquecer jamais!

Barra de Guaratiba

 

3 passeios ecológicos imperdíveis na Barra da Tijuca

Um passeio de balsa pela Lagoa de Marapendi com estilo e conforto. Ou então, pedalar em pleno mar. Essas são algumas das dicas desse post que vão te surpreender. Passeios ao ar livre que você precisa conhecer!

Ecobalsa na Lagoa de Marapendi

 

Degustação de cachaças Premium em Barra de Guaratiba

Um passeio diferente pela Zona Oeste, uma degustação de cachaças Premium envelhecidas até 18 anos! São dezenas de sabores de frutas a degustar, vale a pena!

Parque Marapendi

 

O Parque Municipal Natural Marapendi fica entre a Barra e o Recreio, em frente à Lagoa Marapendi. Tem cerca de 155 hectares, é uma área de preservação e lazer. Os visitantes podem desfrutar de uma pista para caminhadas e parquinho para crianças. Rica em biodiversidade local, apresenta áreas arenosas, manguezais e restingas onde alguns animais como jacaré-de-papo-amarelo, miquinhos, borboletas coloridas e até bicho preguiça costumam habitar.

Pedra do Telégrafo

 

Saindo do final da Barra, ou do Recreio dos Bandeirantes, leva cerca de 30 minutos para chegar ao início da trilha até a Pedra do Telégrafo. Há placas de madeira no caminho indicando o local, mas a sinalização não é perfeita. Uma vez iniciada a trilha, pode levar cerca de 40 minutos para chegar lá em cima na pedra, e a trilha não é fácil. O percurso apresenta dificuldades, sendo muitas vezes escorregadio. E se a visita for durante um final de semana no verão, pode demorar horas para subir na pedra em si e fazer a tão famosa fotografia que está em tudo o que é rede social! Costuma formar uma fila de pessoas para fazer o registro no topo da pedra. Claro que a vista que se tem lá do alto recompensa qualquer esforço!

 

Parque Natural Chico Mendes

 

Mais uma área de preservação ambiental, com vista exclusiva para a Lagoa das Taxas. Muito cariocas não conhecem esse parque, que oferece também trilhas curtas e serve de abrigo para muitos animais, como jacarés, capivaras, bicho-preguiça e jabutis.

Parque Chico Mendes, no Recreio

Passeio ao Pantanal Carioca, na Barra

Muita gente não sabe mas existem áreas de mangue em pleno centro urbano do Rio de Janeiro, onde encontramos paisagem típica de pantanal. Conheçam o Pantanal Carioca e se surpreendam com jacarés, caranguejos, capivaras e lagoas belíssimas

Passeio pelas lagoas da Barra durante o tour do Pantanal Carioca

Museu Casa do Pontal, no Recreio

O maior acervo de arte popular do Brasil se encontra muito bem instalado numa bela casa no Recreio dos Bandeirantes. Programa cultural imperdível, diversão e aprendizado para famílias com crianças.

Trilha da Pedra do Pontal

No alto da Pedra do Pontal

Uma das mais lindas paisagens do Rio de Janeiro, e um cartão postal da Zona Oeste. A Pedra do Pontal divide a Praia do Recreio e a Praia da Macumba. Veja aqui como subir ao topo da pedra para uma visão panorâmica da orla.

ONDE COMER

 

A melhor pizza do Recreio: Mamma Jamma

A renomada Pizzeria Mamma Jamma abriu sua maior filial na expansão do Recreio Shopping. A casa está linda, as pizzas italiana deliciosas, e as massas artesanais imperdíveis.

Mamma Jamma no Recreio Shopping

Brunch no restaurante japonês Shiso, indicado pelo Guia Michelin Rio & SP 2017

O restaurante oriental do Grand Hyatt Rio de Janeiro oferece um brunch muito especial e diferente aos domingos. O Shiso entrou para o Guia Michelin e ganhou o prêmio máximo do Rio Gastronomia (O Globo), se firmando como um dos melhores da cidade.

Buffet japonês do Shiso

Feijoada estrelada no Grand Mercure Rio

Uma das melhores do Rio sem sombra de dúvida. No Grand Mercure Rio, o buffet de feijoada além de completíssimo, acertou em cheio no tempero e acompanhamentos. Linda apresentação, caipirinhas gostosas e um buffet de sobremesa que é uma loucura. Difícil resistir.

Brisa Bistrô no Grand Mercure Rio

Abelardo, alta gastronomia com toque brasileiro

Alta gastronomia no hotel cinco estrelas Hilton, um dos projetos mais bonitos do Rio de Janeiro. Aberto ao público geral, vale a pena conhecer esse restaurante que sabe a dose certa de equilíbrio entre as influências estrangeiras e o tempero brasileiro.

Abelardo

 

Restaurante italiano na Barra: D.O.C. Ristorante Grand Cru

Como se não bastasse a qualidade do D.O.C. Ristorante, ele agora se juntou ao Grand Cru para oferecer os melhores vinhos do mundo num belíssimo espaço no Le Monde, na Barra. Massas artesanais, frutos do mar super frescos, carnes, vinhos, espumantes, o melhor da gastronomia está aqui.

Grand Cru no segundo andar do D.O.C. Ristorante, na Barra

Onde almoçar em Vargem Grande: Restaurante Quinta

Uma chácara com árvores centenária, menu brasileiro e excelência e carinho no atendimento. Conheça o Quinta e se encante com Vargem Grande!

Restaurante Quinta

Festival de Sopas & Caldos no Grand Mercure Rio

Sopa de abóbora no Grand Mercure Rio

Bistrô francês Hollandaise, ótima opção na Praia da Barra

Bistrô Hollandaise

Restaurante Capim Santo chega à Barra da Tijuca

Restaurante Capim Santo no Village Mall

Wine Club no Grand Hyatt Rio

Wine Club no Grand Hyatt da Barra

Novo Esplanada Grill na Barra

O couvert especial do Esplanada Grill

Picanha & ETC, para quem gosta de churrasco e muito mais

Restaurantes na Barra para aproveitar após a praia

A Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes têm um polo gastronômico reconhecido. As novidades não param de surgir. E como nessa área do Rio as pessoas gostam de emendar a praia com um bom programa gastronômico, reunimos dicas de 4 restaurantes na Barra para o pós praia!

Barra da Tijuca

Beach Lounge & Restaurante no Recreio

Feijoada na Praia da Barra no Restaurante 365

Uma das novidades do Novotel, hotel inaugurado na Barra há um ano, é a feijoada típica carioca oferecida aos hóspedes e público geral aos sábados. Um buffet completo servido no Restaurante 365, localizado na Av. Lucio Costa de frente para a Praia da Barra. É ali também que servem o café da manhã, aberto ao público, com deliciosas batidas, bolinho de feijoada, pastéis e torresminho para abrir o apetite. Nas estações de comida, todos os itens da feijoada, caldinho de feijão com pimenta, aipim frito, farofa, couve e laranja. Variedade de salada também são opcionais para quem prefere pegar mais leve. Mas é claro, não faltam os doces tradicionais brasileiros que tão bem combinam com uma feijoada. São delícias como o pudim de milho e o doce de abóbora, que vale a pena experimentar.

Feijoada do Restaurante 365, do Novotel

6 opções de comidinhas na Barra e Recreio

Waffle Store na Barra

Onde tomar café da manhã no Recreio dos Bandeirantes

Um buffet completo e farto, incrível a variedade do Balada Mix. Perfeito para o café da manhã no fim de semana ou um brunch sem pressa.

Balada Mix Recreio

Onde comer no Recreio: Bahamas Steak House

Um restaurante temático com estilo descolado e animado, como o carioca gosta. No cardápio, excelentes ribs, batatas feitas de diversas formas, camarão no abacaxi, drinks delicioso e muito mais! Ótima opção para almoço e jantar.

Melhor hambúrguer do Recreio: Filhos da Mãe Beer & Burger

Hambúrguer verdadeiramente gourmet, com molhos generosos e tamanhos que matam qualquer fome! O Filhos da Mãe Beer & Burger está num dos points mais descolados do Recreio.

Emporio Santa Therezinha, para almoçar e abastecer a despensa

 

Estivemos recentemente no Empório Santa Teresinha, no Recreio dos Bandeirantes, considerado o segundo melhor restaurante do Recreio pelo Trip Advisor. Comida excelente, farta, que dá água na boca só de lembrar. Do extenso cardápio, indicamos o Bacalhau ao alho negro, que vem com postas generosas e regado no azeite, e o escondidinho de bacalhau. Esse chegou à mesa gratinado, quentinho, irresistível. Um bacalhau muito macio e sem espinhas. Para entradas, os petiscos como bolinho de arroz e de bacalhau são aposta certa, acompanhados do cremoso chopp Germânia Black. Depois do almoço, passeie por todas as alas do empório, que tem produtos do mundo inteiro à venda, além de uma adega muito completa. De azeites a pimentas, todos os tipos de queijos, salames e variadas iguarias, o empório é um deleite para quem aprecia comer bem.

Emporio Santa Therezinha

Brunch no Lajedo, um lugar cinematográfico

Paisagem exuberante e muito verde no Lajedo

3 restaurantes para jantar na Barra

Com propostas diferentes, sugerimos nesse post 3 restaurantes que se destacam na Barra da Tijuca. Da alta gastronomia a cozinha brasileira contemporânea, são 3 endereços que agradam a todos os gostos.

ONDE SE HOSPEDAR

 

Hotel na Praia da Barra: Windsor Marapendi

Windsor Marapendi, Barra

Hilton Barra da Tijuca, ícone da hotelaria de luxo agora no Rio

Rooftop do Hilton Barra

BW Premier Américas Fashion by Lenny Niemeyer, novo hotel design na Barra

BW Premier Américas Fashion Hotel é o novo it place da Barra

Maison VG, pousada em Vargem Grande para um fim de semana romântico

Maison VG, em Vargem Grande

Pousada e Restaurante Don Pascual em Vargem Grande

Escondidinho em meio a muito verde, é um refúgio de tranquilidade, com clima romântico perfeito para casais que querem escapar do agito da cidade

Le Relais de Marambaia em Barra de Guaratiba

Na restinga de Marambaia, um dos lugares mais sensacionais do Rio de Janeiro, onde as tartarugas marinhas nos fazem companhia e a brisa do mar dita o ritmo.

Grand Mercure Riocentro, na Barra

Localização muito especial, anexo ao Riocentro, de cara para a bela vista da Lagoa de Jacarepaguá. Nos hospedamos lá duas vezes e comprovamos a presença do padrão de qualidade da Rede Accor, além de termos conferido as delícias do seu bistrô (matéria acima na seção “Onde Comer”). Para quem pretende vir ao Rio durante as Olimpíadas 2016, esse hotel é super estratégico.

Hotel Brisa Barra: praia e boa gastronomia

Um hotel quase fincado nas areias da Praia da Barra, com quartos que oferecem vista mar e uma piscina com clima descontraído. Gastronomia de altíssima qualidade, atendimento cuidadoso e muito conforto nas suítes. Esse é o Brisa Barra!

Hotel Brisa Barra

Novotel Praia da Barra: hotel para 3 perfis diferentes

Para quem viaja à trabalho, para quem quer desfrutar momentos de lazer na praia e curtir uma piscina, e para que estiver procurando um lugar especial para aquela feijoada de sábado! O Novotel, que vem de uma rede conhecida e na qual sempre podemos confiar, a Accor, mantém suas características contemporâneas e corporativas, mas oferece também uma excelente opção para quem estiver aproveitando as férias

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Star Alliance celebra 20 anos nas salas vips Rio e São Paulo – Le Touriste

Onde se hospedar em Lisboa: LX Boutique Hotel – Le Touriste