in

El Born, bar de tapas: um pedacinho de Barcelona no Rio de Janeiro

Numa noite dessas pelo Rio de Janeiro, fomos ao El Born, bar de tapas espanholas localizado em Copacabana. Foi uma ocasião de festa, já que o bar estava recebendo um grande encontro de blogueiros de viagem para uma degustação especial. Mal chegamos e automaticamente simpatizamos com o ambiente, pois idealizadores do lugar conseguiram trazer para cá um pedacinho de Barcelona! El Born é o nome de um bairro boêmio da cidade catalã, por isso as tapas – comidinhas típicas servidas em forma de petisco para comer com a mão, muito comum na Espanha – são inspiradas na terra de Gaudí. E não só o cardápio ganha essa inspiração, mas também toda a decoração do bar. Muito charmoso e descolado, o El Born faz sucesso no Rio  já há cerca de 4 anos, não é à toa que estava lotado em plena segunda feira! Veja a seguir as delícias que degustamos naquela noite.

 

Começamos escolhendo os drinks preparados pelo mixologista Zan Andrade, que também comanda o bar do Belmonte, que pertence ao mesmo grupo do El Born. Bom saber que além das bebidas alcoolicas (veja as inúmeras opções na carta de drinks do bar), o El Born oferece sucos que saem do lugar comum, como o maracujá com baunilha. Depois, passamos logo para a degustação das tapas. Além de atraentes, muitas são mesmo irresistíveis. Nossas preferidas:

Bolinhos sortidos, tapas e bruschettas

Prove o bolinho de feijoada e o de carne seca com catupiry. Esse vem com um molhinho que parece despretensioso mas dá um ardidinho que arremata o sabor da carne. Já o bolinho de queijo veio bem crocante, mas não se diferencia tanto assim de outras bolinhas de queijo que já provamos. Para quem gosta, vale pedir. A bandeja com mix de frutos do mar também deve entrar na comanda. O salmão com shoyo, o ceviche ou ainda o mix com vários frutos do mar, estavam muito gostosos. Sem dúvida um dos melhores da noite.

Uma ótima combinação foi a tapa com pernil sobre uma torradinha crocante. Tem que entrar na degustação de quem for ao bar também!

O melhor da noite para o meu paladar foram as tapas de bruscheta de gorgonzola. São três tipos: com geleia de figo, geleia de morando e mel. A camada de gorgonzola sobre o pão é generosa. Pedi mais de uma rodada deste!

Buraco quente

Um dos petiscos que mais fez sucesso naquela noite! Também pode ser pedido em mais de um sabor. É um tipo de folhado com um buraco no meio, onde entra o recheio, como camarão ou cebola roxa. Imperdível.

Batatas bravas

São batatinhas tipo calabresa que vem com um recheio dentro. Juntamente com as diversas outras tapas servidas, mostra como o El Born tem um cardápio variado. Há ainda bruschetas de mussarela de búfala com pesto, ou com mussarela comum e parma.

Churros para sobremesa

Um dos pratos mais aguardados (por mim!) que fechou a noite de forma perfeita. Uma porção com quatro mini churros bem sequinhos e crocantes, acompanhada de um doce de leite muito cremoso, gostoso sem ser enjoativo. Muito bom, aprovadíssimo. E o bacana é que essa sobremesa combina bem com o contexto de um bar de tapas, já que também dá para comer com a mão.

Drinks recomendados

O irreverente mojito de rapadura, uma criação da casa, e a sangria de autor, que mistura frutas e especiarias, pode ser com vinho tinto ou branco. Além de muitos outros drinks criados na hora que combinam muito bem com as tapas.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Roteiro Top 5 das praias de Ios na Grécia

Fazenda São Luiz da Boa Sorte, requinte e história no Vale do Café