in

Peru: Onde se hospedar em Cusco

Continuando no embalo das dicas sobre o Peru (já divulguei aqui algumas dicas da minha recente viagem, entre elas, um guia de Machu Picchu e da famosa gastronomia de Lima, e um roteirinho do Lago Titicaca) agora vamos falar um pouquinho de Cusco. Antiga capital do Império Inca, com cerca de 300 mil habitantes, essa cidade é bastante peculiar, com arquitetura típica e um clima curioso. Uma das principais coisas que quem vai a Cusco precisa ter em mente é a sua altitude, 3.400 acima do nível do mar. Portanto, prepare-se uns dois dias antes de desembarcar, consultando um médico para que indique o melhor remédio para o chamado “mal de altitude”, e durante a viagem tome bastante água e chá de coca (é um chá muito suave, lembra o chá verde mas é bem menos amargo). No mais, é bem tranquilo passear por lá. E em questão de hospedagem, tenho uma indicação muito especial.

Para quem procura um hotel com muito charme, diferente, e com história por traz de sua fachada, minha recomendação é o El Mercado Tunqui. Tive o imenso prazer de ser convidada a conhecer esse hotel, e me surpreendi ao visitá-lo. É o tipo de lugar que pelo lado de fora não damos nada pelo prédio, com uma fachada simples bem próxima da Plaza de Armas. Mas ao entrar no lobby, vemos que se trata de um recanto especial. Instalado no que era antigamente o mercado de Cusco, o mais interessante aqui é que o estilo do antigo edifício foi mantido, inclusive mantendo alguns objetos do mercado na decoração. Mas ao mesmo tempo, ganhou um aspecto moderno, cheio de cuidados e repleto de detalhes.

Começando pelo café da manhã, o hotel já dá provas de quanto é diferenciado e preza pela qualidade. No grande salão dedicado a primeira refeição do dia, percebemos um ambiente extremamente aconchegante. Vários elementos decorativos chamam a atenção, algumas mesas estão arrumadas de forma a criar pequenos lounges, uma luz baixa dá o clima de aconchego. Um grande balcão na frente das mesas apresenta todas as gostosuras possíveis: frios, bolos, pães, geleias, cereais, salada de frutas e café com leite. Um atendente vem atenciosamente à mesa tirar os pedidos especiais que podem ser escolhidos entre crepes (Nutella, doce de leite, leite condensado… quem resiste?), omeletes ou ovos mexidos. E o toque mais especial fica por conta da barraquinha colorida no canto do salão, onde os hóspedes podem escolher na hora sucos frescos de diversas frutas. São feitos ali mesmo! Provei o suco misto, foi uma ótima pedida.

Os quartos oferecem cama king size e banheiros em mármore, tudo com decoração contemporânea. Alguns possuem lareira, duas pias e banheira. E todos contam com wi fi, tv a cabo, secador de cabelo, amenities e aquecedor. Acho difícil em Cusco ser necessário usar ar condicionado em qualquer época do ano, pois estive lá no verão e fazia muito frio, de 9 a 12 graus no dia de temperatura mais baixa.

Numa cidade como essa, em que qualquer caminhada se torna cansativa devido à altitude, o ideal é poder relaxar e fazer uma massagem após um dia de passeio. El Mercado Tunqui conta com esse serviço. Uma série de tratamentos são oferecidos de quinta a terça feira. Quem vai ao Peru e pratica trekkings certamente vai precisar de algumas horinhas no spa depois!

Além disso tudo, o cantinho que achei mais charmoso foi o pátio interno. Super confortável e com lindas arcadas cercando os sofás estrategicamente posicionados ao redor de uma grande lareira. À noite, costumam acendê-la, convidando os hóspedes a tomarem uma taça de vinho para se aquecer. Me chamou bastante atenção a calorosa hospitalidade encontrada no hotel, um aspecto muito marcante que certamente dá um clima mais caseiro a uma estadia. Essa hospitalidade faz parte do lema por trás da rede do hotel, já que El Mercado Tunqui faz parte da rede Mountain Lodges of Peru.

El Mercado Tunqui Hotel

Calle Siete Cuartones 306

Cusco – Peru

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Peru: Onde se hospedar em Cusco

Roteiro dos pontos turísticos de Santos