in

Restaurante La Villa: França e Rio juntos em Botafogo

O melhor do Rio e da França juntos. Com essa ideia o consagrado chef de cozinha francês Damien Montecer abriu há três meses seu restaurante em Botafogo, o La Villa (http://lavilla-rio.com.br/). Perfeitamente instalado num antigo casarão tombado, a fachada se destaca pela bonita iluminação que recebeu.  Ao chegar na casa é fácil perceber a ligação entre os dois países, o sotaque francês é possível ouvir já da calçada mas o jeitão do restaurante e dos anfitriões já é bem carioca!

 

 

Na semana passada fui gentilmente convidada a conhecer o menu degustação, ótima opção para o jantar, e percebi pelo clima do Villa que é um ótimo lugar também para happy hour ou almoço durante semana, já que fica próximo a grandes edifícios comerciais. E mesmo antes de começar a empreitada pelos pratos do chef, já sabia que vinha coisa boa por aí. Tive o prazer de saborear algumas vezes suas criações quando ele era chef do aclamado restaurante do Hotel Relais & Chateaux Santa Teresa, onde Damien fez história e deixou um legado. Então posso dizer que o alto nível do jantar servido não foi surpresa, a assinatura dos pratos não deixa dúvidas: é gastronomia francesa de primeira.

O menu degustação pode ser composto por 5 a 8 pratos, dependendo do que o cliente desejar. Antes de começar o jantar em si, um tira gosto com chips de batata baroa e maionese à base de alho, conhecida marca do chef. E logo depois, iniciamos muito bem com o creme de inhame com azeite trufado e ovo perfeito. Perfeito porque é cozido durante 63 minutos numa temperatura de 66 graus. Muito leve e saboroso.

 

 

Seguimos com o steak tartare com um pouco de cebolas empanadas bem fininhas por cima, acompanhado de pãozinho torrado. Combinou muito bem com o espumante sugerido pelo super simpático sommelier Mark Avit, um  Chandon Brut Reserve. A todo momento percebe-se a atenção dos atendentes e um cuidado especial com o mis-en-place (a forma como pratos, taças e talheres são dispostos na mesa), um quesito que sempre recebe muita atenção na gastronomia francesa.

 

Na continuação, provei o salmão grelhado com molho apimentado de abacaxi. Também um prato leve mas com sabor bem marcante, principalmente para quem gosta de misturar sabores doces com salgados e toques de pimenta. Bom demais!

Foi trazido a mesa um prato bastante surpreendente em seguida. O risoto de lula com molho pesto. Além de ser servido de forma bastante charmosa num potinho de vidro, surpreende por misturar o molho com um tipo de tutu de feijão, com pedaços de linguiça no fundo. Incrível!

Faltava uma carne para completar a degustação. O chef preparou um entrecôte com cebola caramelizada no sal grosso com o tradicional molho francês de poivre, além de queijo reblochon (divino!) sobre uma camada de cebola branca. Na minha opinião foi o melhor da noite. Ainda mais com o vinho harmonizado perfeitamente com a excelente carne uruguaia, um tinto argentino Latitud 33 Malbec. Durante toda a noite percebe-se o cuidado de Damien e dedicação à sua cozinha, o que é repassado para comida.

 

E foi com esse cuidado que ele ofereceu uma deliciosa sobremesa para fechar a noite. Como ele perguntou minha preferência, e eu nunca abro mão do chocolate, foi trazido à mesa uma linda pera cozida coberta de chocolate e amêndoas, sob uma massa tipo um financier, e uma generosa calda de chocolate arrematando o prato. Achei ótima essa sobremesa, misturando frutas e chocolate para não ficar tão pesado e dar o toque final perfeito ao jantar. Essa sobremesa foi devidamente acompanhada pelo vinho branco chileno Mancura Etnia Moscato, fazendo um casamento perfeito com o doce.

O belo casarão tem uma iluminação interna muito aconchegante, já que mistura velas com luzes suaves, o que fez com que o jantar transcorresse sem pressa e as horas passassem sem perceber. Com dois andares e um pé direito alto, a escolha dos materiais foi de extremo bom gosto, adequando bem as modernas mesas e balcão do bar com os tijolos aparentes das paredes. No segundo andar a adega foi instalada numa bonita armação de madeira. Em breve, o espaço terá também um lounge ao ar livre, onde uma grande mesa ficará embaixo de uma frondosa árvore, dando mais privacidade aos clientes nessa área reservada.

 

 

O ambiente mais cool é o agradável lounge que foi projetado logo na entrada. Um gostoso sofá com almofadas em frente a uma grande mesa é o cantinho perfeito para tomar um bom vinho num bate papo com amigos.

Damien Montecer propicia aos cariocas a oportunidade de saborear toda a bagagem gastronômica que ele trouxe para o Brasil. Com experiência em restaurantes conceituados mundo afora, seja no sul da França, onde nasceu, Londres ou Nova York, o La Villa reúne todo esse histórico e faz com que Botafogo se firme como um dos grandes polos gastronômicos do Rio de Janeiro.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Fiorde du Saguenay, Canadá

Novo seguro viagem para ecoturismo! Mais tranquilidade para o viajante!