in

La Mar Cevicheria em Lima Peru

restaurante

Já estivemos três vezes no Peru, e em duas delas fomos no Restaurante La Mar. A última vez foi esse ano de 2016. Essa é sem dúvida a melhor dica gastronômica de Lima, o famoso restaurante do mestre Gastón Acurio. Em uma viagem ao Peru, é imperdível conhecer, além de Machu Picchu, um pouco da tão afamada gastronomia peruana. Minha primeira parada na cidade de Lima não poderia ser outra que não em um dos restaurantes do consagrado chef. Praticamente desembarquei do avião e fui pra lá, sem pensar duas vezes, já que fui gentilmente convidada a conferir seu restaurante especializado em ceviches, o La Mar Cevicheria em Lima, a melhor cevicheria limenha. Sucesso em várias cidades do mundo e aqui você vai saber tudo sobre ela!

Matéria atualizada em maio/2016

 

La Mar Cebicheria em Lima, Peru

Localizado na Avenida La Mar, no belo – e florido – bairro de Miraflores, o restaurante é, merecidamente, um dos mais procurados em Lima. Logo ao chegar, fui cativada pela atmosfera do local, festiva, alegre e leve. O grande salão tem um ar informal, e é tão arejado e bem iluminado pela luz do dia que parece ser ao ar livre. Um ambiente delicioso que combina perfeitamente com o propósito das cevicherias peruanas: ser um local onde se celebra a vida e o mar, onde se compartilha a alegria e a natureza. Fui recebida com muita simpatia pelo Chef de Cozinha Andrés Rodrigues, que apresentou um carpichadérrimo menu degustação com os principais pratos e explicou cada um deles com entusiasmo.

Para abrir o apetite, um bom aperitivo é o rolinho empanado de frango e mandioca. Muito saboroso, tudo sempre acompanhado de molhos interessantes, um mais picante e um mais adocicado. Não deixem de provar o Pisco Maracuyá, é delicioso! Leve, cremoso e refrescante. Vai muito bem com o ceviche clássico.

Começamos então a degustar os “cebiches” com um ceviche clássico que pode ser feito, entre outros, de linguado, bonito e corvina. Vem acompanhado de molhos apimentados típicos do Peru, basicamente feitos com milho. E logo em seguida trouxeram uma iguaria chamada Concha Negra, um ceviche feito de um marisco bastante raro. A apresentação dos pratos sempre alegra os olhos, são bonitos e muito coloridos, ou elegantes apresentando os ceviches quase como joias.

Claro que o acompanhamento perfeito para os pratos foi um pisco sour tradicional. Já conhecia o Pisco do Chile, e estava curiosa para provar o peruano. Confesso que gostei bem mais do que é feito no Peru. Com a dosagem ideal, não estava muito forte, mas muito saboroso e com a espuma de clara de ovo que vem no topo da bebida no ponto certo. É o drinque ideal também para acompanhar o tira gosto que é servido antes das comidinhas, sempre junto de algumas porções de milho das mais variadas formas e tamanhos.

Depois foi a vez do “cebiche erizo”, ou seja, ceviche de ouriço. Todos são acompanhados de molhos, grãos de milho e temperos que dão um toque todo especial, e claro, todos são regados ao limão. Um dos mais gostosos foi o ceviche nikei, feito de um corte de atum ao tamarindo que lembra muito um sashimi, delicioso. E um dos principais servidos no restaurante, também um dos preferidos do próprio chef Gastón, é o “pejerrey”. Feito com um peixe também mais difícil de se achar, portanto pescado de forma sustentável, é cortado finamente de forma artesanal, conforme Andrés mostrou através de um vídeo. Muito interessante ver a preocupação do restaurante com a preservação da pesca. Por isso, eles só adquirem peixes que estão na época certa, e o chef faz uma forte campanha no Peru para conscientizar outros produtores e restaurantes a seguirem essa linha. Sua posição no país é tão importante atualmente, que, graças a essa campanha, a maior parte dos restaurantes também tem esse mesmo cuidado hoje em dia.

Provei ainda o ceviche misto, preparado com o peixe do dia, também um dos mais apreciados. E junto com uma refrescante chicha morada, bebida que é a cara do Peru, feita à base de milho, experimentei o famoso Causa Peruana. Vem num lindo barco decorativo como travessa. Na degustação teve também o tiradito Gastón, feito com pejerrey, e o tiradito laqueado, com atum grelhado ao molho de mel.

Para encerrar a degustação desses maravilhosos ceviches, foi servido um prato que me surpreendeu ainda mais. O “anticucho de pulpo”, feito com polvo grelhado, foi um dos mais saborosos que já comi. Até então eu não havia provado nenhum prato com polvo que me despertasse paixão, mas esse estava irresistível. Tempero maravilhoso, textura perfeita.

Não poderia deixar o La Mar sem conhecer também algumas das sobremesas. E também para minha surpresa, as duas que provei estão entre as melhores. O “suspiro limeño” é divino! Uma mousse muito consistente de doce de leite com merengue no topo, que nos faz comer até a última colherada. E o sorvete que foi servido…sorvete de leite! Nunca imaginei que um sorvete nesse sabor pudesse ser tão gostoso. Na verdade, trata-se do “helado a 4 leches”, composto por, obviamente 4 tipos de leites, e a gente toma o sorvete conseguindo saborear cada um deles. Muito bom! Difícil descrever, tem que provar.

Quando saí do restaurante cerca de duas horas depois, já havia fila grande na porta. O Lar Mar costuma encher bastante, e por esse motivo não faz reserva. Chegando até as 13h é mais fácil conseguir mesa, e há ainda um bar no restaurante onde é possível  aguardar enquanto saboreia uns “piqueos” (aperitivos). Minha primeira impressão do Peru e da cozinha de Gastón Acurio foi a melhor possível. Fui totalmente conquistada pela gastronomia limenha, mais especialmente, desse chef aclamado mundialmente e que faz muito jus à fama que ganhou.O La Mar é um restaurante consagrado mundialmente, com filiais em Miami, Bogotá, São Paulo, entre outras cidades, e seu criador, o chef Gastón Acurio, é Embaixador da Cozinha Peruana.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

restaurante

Como é o passeio à Cuevas del Drach em Palma de Mallorca

Melhores restaurantes de Tel Aviv Israel