in

Vila Santa Teresa, um hotel carioca selecionado pelo Condé Nast Traveler

Vila Santa Teresa Hotel é um refúgio no meio do burburinho do Rio. Uma joia rara, que carrega em cada canto de suas instalações a tradiçāo de uma família centenária. Com a marca dessa individualidade, o luxo despretensioso do hotel recebe os hóspedes mais exigentes. Hotel boutique low profile, com apenas 7 quartos, está merecidamente na hot list do Condé Nast Traveler. Estar ali é um privilégio, é poder viver dias únicos. E noites também. Onde mais podemos jantar ao ar livre, à luz de velas, com a Baía de Guanabara aos nossos pés?
Falar do Vila Santa Teresa é difícil, porque é um lugar tāo precioso que dá vontade de guardar esse segredo só para nós…. mas para aqueles com gosto apurado que nāo abrem māo do melhor, nós compartilhamos essa dica valiosa 

Uma boutique house diferente

Nāo espere chegar no Vila Santa Teresa e encontrar as características comuns de um hotel. A começar pela sua localização, dentro de uma propriedade privada da família Monteiro de Carvalho, a quem pertence o hotel. Ao passar por seu imponente portão, deixamos para trás o Rio de Janeiro e seus problemas. A subida de carro até o hotel já nos transporta para uma outra realidade, cercada de verde e belas aves.

Um detalhe, a chegada foi no luxuoso carro executivo que nos buscou diretamente em nossa residência. O serviço de transfer é uma prova de que o conforto oferecido pelo hotel começa antes mesmo da hospedagem.

Nāo há recepção nem balcāo de check in. Mas há uma calorosa receptividade. Mojitos como welcome drinks para refrescar e entrar no clima do lugar, cuja ideia é nos proporciobar conforto, privacidade, exclusividade e descanso.

A mais bela vista do mais belo cartão-postal

Nem precisa mesmo de um lobby formal, quer melhor anfitriāo do que o Pāo de Açúcar literalmente de cara para nós?! Essa é a vista que temos ao adentrar a casa, belíssima por sinal. Bom gosto extremo em todos os cômodos, que apelam para um ambiente aconchegante e intimista.

Diversos sofás e poltronas, estantes repletas de livros, sala de tv e living com a lareira acesa ou nāo, nos convidam a relaxar. Passei bons momentos desacelerando enquanto terminava um livro na tranquilidade do Vila Santa Teresa. Nessa sala de estar, há também um frigobar e uma máquina Nespresso totalmente à disposição dos hóspedes.

Manhãs à beira da piscina

Num lugar assim, as manhãs já começam bem. É encantador poder acompanhar as primeiras luzes do dia surgindo atrás do Pāo de Açúcar, parece que estamos vendo a cidade toda acordar. E ainda podemos ver e ouvir os tucanos sobrevoando livres pela região.

Em seguida, o café é servido – no horário que melhor convier ao hóspede – num salāo muito bonito, sóbrio, à beira da piscina. Louças francesas e prataria inglesa servem pāes caseiros, um pāo de queijo divino, frios, geleias, frutas muito variadas, como a tropical pitaya e mirtilo, iogurte com granola e diversos sucos a escolher, inclusive detox. Para as opções quentes, o cardápio oferece tapioca e ovos mexidos.

Reserve aqui o Hotel Vila Santa Teresa

Para conforto total, esse café completo também pode ser servido dentro do quarto. Na minha segunda manhã lá essa foi minha opção, já que a vontade era ficar aninhada na cama por mais alguns momentos.

E para entrar no clima relax de vez, também podemos agendar uma massagem no hotel.

Um jantar muito especial

Ainda sobre a gastronomia do hotel, é imperativo agendar um jantar ao ar livre. Menu cuidadoso que utiliza temperos vindos da própria horta. A refeição pode ser servida em algum cantinho do gramado ao redor da casa ou no deck da piscina. Nossa mesa foi preparada nessa área, escolha perfeita. Luz de velas, o cuidado de deixar à postos mantas para nos aquecer se acaso o frio batesse, a piscina iluminada e a Baía de Guanabara na nossa frente. E ainda podemos apreciar o Cristo Redentor ao longe. Uma imagem inesquecível, um jantar especial.

E como se não bastasse, o menu estava a altura dessa noite memorável. Gazpacho como amuse buche e de entrada espaguete de pupunha com camarões grelhados…um excelente vinho para acompanhar o prato principal e voilá, não precisa de mais nada.

Acomodações aconchegantes e a vontade de ficar mais um pouco…

Os 7 quartos sāo muito amplos, acompanham o estilo contemporâneo da casa, com sua elegância simples. Cama king size, seis confortáveis travesseiros, água San Pellegrino e um armário tāo espaçoso que podemos entrar nele. Sandálias sāo oferecidas aos hóspedes e os amenities são da Granado.

Duas portas de vidro dão para varanda que, logicamente, também nos presenteia com a paisagem do Pão de Açúcar.

A vontade era de ficar um pouco mais nesse lugar especial, que nos dá a sensação de estarmos longe de tudo, ao mesmo tempo em que a cidade está logo ali aos nossos pés. Mas, enquanto estamos nesse refúgio de conforto e exclusividade, a impressão é de que estamos fazendo parte de um segredo carioca muito bem guardado, uma joia rara para ser apreciada com moderação…

.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Como chegar à Ilha do Campeche | Santa Catarina

Understanding Cultural Differences: A Guide for Travel Professionals |  Adventure Travel News

3 museus para visitar em Washington DC