América do Norte, Caribe, México, Riviera Maya

México: Day trip a Cozumel, na Riviera Maya

Dentre as inúmeras atrações da Riviera Maya, no mar do Caribe, na costa do México, um passeio imperdível é a ida à Cozumel. Algumas pessoas escolhem pernoitar na ilha mexicana, outras passam por lá rapidamente durante uma viagem de cruzeiro. A opção mais comum é fazer o day trip à Cozumel a partir de Playa del Carmen. Esse passeio dura o dia inteiro e é um dos mais lindos da região.

colagem1
Chegando no Porto de Cozumel, México

A reserva para o passeio à ilha de Cozumel pode ser feita com alguns dias de antecedência em Playa del Carmen. Em frente ao píer de Playa, existem as agências que vendem o passeio, fique atento pois mesmo que você compre o ticket para o ferry que leva até a ilha, a saída na data escolhida depende das condições do tempo. Se estiver ventando muito o passeio é cancelado. Na verdade, é muito fácil reservar esse passeio, porque no centrinho de Playa del Carmen diversos agentes chegam até os turistas para oferecer os tikects de barco.

sam_2686
A praia em Cozumel de onde partiu nosso passeio

A saída tem diversos horários, é preciso combinar o horário da ida com o da volta (um está atrelado ao outro). Quando mais cedo for mais dá para aproveitar a ilha. Uma vez no ferry, a viagem dura cerca de 40 minutos. O trajeto, é claro, é deslumbrante. Primeiro vamos admirando a cor clarinha do mar de Playa del Carmen, e conforme nos aproximamos da ilha, nos encantamos com os diversos tons de azul de Cozumel, algumas áreas são de um azul royal tão intenso que hipnotiza.

sam_2714
Chegando na barreira de corais em Cozumel

Ao desembarcar em Cozumel, uma grande ilha que tem excelente estrutura para os milhares de turistas que aportam lá diariamente, temos que escolher o método de transporte em uma das muitas agências que ficam próximas do porto. Um carro pequeno é uma boa opção para percorrer as principais praias de Cozumel. E existem também diversos passeios a escolher. Nosso desejo era fazer o mergulho nos famosos recifes de Cozumel, um dos mais lindos do mundo. Em Cozumel se localiza a segunda maior barreira de corais do mundo, o que torna esse passeio imperdível. Por isso, reservamos esse tour com uma agência em Playa del Carmen mesmo (cerca de 50 dólares por pessoa) e formos diretamente para o ponto de encontro na praia de onde partem os barcos.

Faça seu Seguro Viagem aqui

realseguro

As praias de Cozumel costumam ficar bem cheias devido ao fluxo de turistas. Foi de uma delas que partimos para o mergulho, num barco para cerca de 8 passageiros, incluindo crianças, com um guia acompanhando. Alguns passeios partem da Marina Fonatur. Os recifes que visitamos foram o Cielo, onde há uma grande concentração de estrelas-do-mar, o Palancar e  Columbia, no Parque Nacional Marinho de Recifes de Cozumel. O barco é do tipo que tem fundo de vidro, então é possível observar o fundo do mar de dentro do barco. Antes de descer do barco, o guia dá todas as instruções necessárias, mostra os sinais indicativos para cada tipo de animal a ser avistado (tartarugas, lagostas, raias etc) e informa que o grupo não deve se afastar muito dele. Podemos mergulhar durante praticamente o tempo que desejamos, não há um tempo delimitado rígido. A agência também disponibiliza snorkel e nadadeiras para quem não tiver equipamento próprio.

colagem
Nosso barco tinha o fundo de vidro, permitindo observar o fundo do mar

A primeira parada foi em Palancar, onde avistamos mais de um tubarão logo de cara. Nos informaram que o tipo de tubarão existente nessa região é um dos mais inofensivos…pelo menos ele ficou quietinho no canto dele enquanto mergulhamos! O colorido dos corais é muito lindo em Cozumel, uma variedade incrível.

cnt-glass-bottom-boat-sharks
Nurse shark foi a espécie de tubarão que vimos em Cozumel

Segunda para em Cielo, onde vemos inúmeras estrelas-do-mar e onde algumas áreas são mais rasas. Também existem muitas tartarugas nadando por ali, às vezes ficamos até sem saber para qual lado olhar, tamanha a quantidade de peixes. A terceira parada em Columbia também permite ver uma grande variedade de peixes, corais belíssimos, arraias e tartarugas. Vale lembrar que nos recifes a água não é tão quentinha como na costa, por isso nessa última parada após alguns minutos já comecei a sentir frio. O guia nos dá assistência a todo momento, então podemos voltar ao barco na hora que der vontade.

No retorno para Playa del Carmen, mais uma atração. O ferry oferece um show de música ao vivo aos passageiros, a viagem fica bem animada com as pessoas dançando à bordo.

sam_2773
Música ao vivo no ferry de volta a Playa del Carmen

Além disso, é o momento exato em que o sol está se pondo. Poder assistir ao pôr do sol de Cozumel em alto mar foi o fechamento perfeito desse day trip.

cymera_20140416_000452-1
Fim do dia em Cozumel
sam_2747
Vendo o pôr do sol de dentro do ferry em Cozumel
sam_2761
Pôr do sol em Cozumel

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago EasySim4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars


Um comentário em “México: Day trip a Cozumel, na Riviera Maya”

Deixe uma resposta