O que fazer em Helsinki em 3 dias, Finlândia

Uma cidade linda, organizada, moderna e descolada. Helsinki, a capital da Finlândia, é, juntamente com Copenhagen (Dinamarca) considerada a cidade mais estável do mundo. Possui alguns dos melhores índices de qualidade de vida. Dizem que tem a melhor água e ar mais puro. Com atributos assim, é fácil se encantar por ela. Confira nosso roteiro do que fazer em Helsinki em 3 dias.

Três dias são suficientes para passear com calma e curtir o clima gostoso da capital finlandesa. Estivemos lá na primavera, pegamos dias de sol e temperatura amigável, tornando nossa experiência ainda melhor. É muito fácil se deslocar por Helsinki, boa parte dos programas propostos aqui dá para fazer à pé. O Tram também é muito útil e cobre a cidade toda. O bilhete do Tram deve ser comprados em máquinas nos próprios pontos (desde fevereiro de 2017 que não é possível comprar diretamente no Tram), em quiosques ou em alguns hotéis que vende bilhetes únicos ou passes para 1 dia ou mais.

O que fazer em Helsinki em 3 dias

Roteiro com o melhor da capital finlandesa

Primeiro dia:

Esplanadi Park – um das áreas mais bonitas e agradáveis de Helsinki. Com bancos em cada lado do parque, cafés, jardins e estátuas de significado histórico.

É no gramado do Esplanadi que os moradores vão para aproveitar o sol na primavera e verão, ao som de músicos de rua e fazendo um belo piquenique.

Mercado Central / Estátua Havis Amanda – Lugar imperdível. O antigo Mercado Central é um prédio lindo que atualmente abriga diversos cafes, restaurantes, delicatessen e lojinhas. Tudo lindo e charmoso. Ali, encontramos produtos autênticos finlandeses, iguarias das mais diversas como o Halva.

A estátua de Amanda Havis é um dos símbolos de Helsinki, fica no início do Mercado Central. A estátua, que representa uma sereia, é exibida nesse local desde 1908, em estilo Art Nouveau.

Market Square (de onde sai barco para Fortaleza de Suomenlinna) – podemos dizer que no Mercado Central está o coração de Helsinki. Um lugar animado à beira-mar, com dezenas de barraquinhas que preparam na hora o peixe fresco. As pessoas comem ali mesmo, nas mesinhas espalhadas ao redor.

Katajanokka District – em uma das ilhas de Helsinki, coladinha à Praça do Nercado, uma área charmosa e descolada, com vários cafes e restaurantes um ao lado do outro. Voltados de frente para o mar, suas fachadas são criativas e surpreendentes.

As mesinhas, cadeiras, sofás e até cadeiras de praia na frente de cada restaurante são um convite a sentar e apreciar a vista enquanto toma uma taça de vinho.

Praça do Senado / Catedral de Helsinki – parada obrigatória na capital, já que é uma das atrações mais conhecidas. É mais bonita ainda vista pessoalmente. A Catedral no alto da escadaria se destaca na cidade.

Catedral Ortodoxa Uspenski – belíssima igreja russa, outro ponto também muito visitado em Helsinki. Fica no alto de uma pequena colina, então, além da elaborada arquitetura da igreja, temos uma visão privilegiada do porto logo abaixo.

Boat tour de 1h30 ou Island hoping – nao tem como ir a Helsinki e não fazer um passeio de barco. Existem várias opções que saem da Praça do Mercado no porto. Fizemos o tour de 1h30 e meia que passa por todas as ilhas.

Existem tours com paradas para conhecer algumas delas, como a que vai até a Fortaleza de Suomenlinna.

Segundo dia:

Teatro Nacional Finlandês – esse belo edifício chama a atenção de quem passa nas impecáveis ruas de Helsinki. Na verdade, essa instituição foi fundada em outra cidade sueca em 1872 (os dois países já pertenceram ao mesmo reino), mas atualmente está sediada no centro da capital.

Ateneum (Museu de Arte) – em estilo clássico, esse museu abriga a maior e mais antiga coleção de arte da Finlândia. Foi reformado recentemente e juntamente com os demais edifícios dessa área, forma um belo conjunto arquitetônico.

Estação Central de Trem – a estação de trem de Helsinki fica num edifício tão bonito que vale a pena visitar mesmo que você chegue à cidade de barco ou avião. Lembrado que para chegar a boa parte das atrações aqui indicadas, basta pegar um dos trams em frente à Estação de Trem.

Kamppi Chapel (Capela do Silêncio no bairro Kamppi) – uma capela inusitada, em fornato geométrico e estilo moderno. Fica em uma praça em meio a shoppings e restaurantes, ou seja, no meio da agitação. Já no seu interior, silêncio total.

Por dentro, a capela também é diferente do que conhecemos e o altar é mais um simbolismo do que um altar em si.

Museu Nacional da Finlândia – Da idade da pedra aos dias atuais, passando por exposições curiosas com temas muito ligados a cultura popular. É o caso da exibição Barbie, o ícone. Projetado pelos arquitetos Herman Geswllius, Armas Lindgren e Eliael Saarinen, tem a intenção de ser uma reprodução das igrejas medievais e igrejas de Helsinki.

+ Onde ficar em Helsinki

+ Como chegar ao Museu do Barco Viking em Oslo

+ Onde comer em Helsinki

Monumento a Sibelius no Sibelius Park – um dos lugares mais bonitos e certamente um dos mais agradáveis, perfeito para passar algumas boas horas. O gramado é extenso, muitas árvores uma pista que dá acesso direto ao mar.

O destaque nesse parque é a grande escultura de arte abstrata chamada de Monumento à Sibelius, o grande músico finlandês compositor de músicas eruditas e muito popular no país. O monumento de autoria de Eila Hiltunen, cujo nome oficial é Passio Musicae, data de 1967 e impressiona com seus mais de 600 tubos vazados de aço.

Temppeliaukio kirkko (Igreja de Pedra) – Essa igreja circular de 1969 é uma obra de arte em si, com a maior parte de sua construção estando sob a terra, tendo sido construída a partir de uma rocha de granito. Fica um pouco mais afastada do centro, mas como Helsinki não é uma cidade muito grande, é fácil chegar até lá de Tram.

Stockman – se tiver tempo, dê uma passadinha na maior loja de departamento da Finlândia, a Stockman. Tem artigos para casa e decoração muito bonitos, e todas as maiores marcas de roupas internacionais.

Terceiro dia:

Bate e volta à Tallinn, Estônia – Aproveite a proximidade de Helsinki com esse país Báltico e faça um passeio de um dia a belíssima cidade medieval de Tallinn. A ida até leva cerca de 2h de ferry. Não é preciso visto de entrada.

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easysim4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

Ticket para principais atrações do mundo

Anúncios

3 thoughts on “O que fazer em Helsinki em 3 dias, Finlândia

  1. Muito bom saber um pouco de cada lugar deste mundão de Deus! Valeu!

Deixe uma resposta