africa, África do Sul, Gastronomia

Onde jantar em Joanesburgo: Qunu do Saxon Hotel, Villas & Spa

Uma noite carregada de forte dose de emoção. Assim foi nossa experiência no Saxon Hotel, Villas & Spa, membro do Leading Hotels of the World, onde tivemos o privilégio de jantar no restaurante Qunu. Localizado numa área nobre de Joanesburgo, África do Sul, além de todos os atributos que esse hotel possui, um detalhe em sua história o torna um lugar ainda mais especial: foi ali que Nelson Mandela morou durante 6 meses poucos depois de sair da prisão.

Restaurante Qunu, do Saxon Hotel, Villas & Spa, Joanesburgo

Qunu e as origens de Mandela

O restaurante Qunu homenageia o nome da aldeia onde nasceu Nelson Mandela. As paredes do restaurante, e do hotel como um todo, parecem contar histórias de um passado recente marcante, um verdadeiro museu.  Não é à toa que o hotel diz que a experiência sul africana começa ali.

Ambientes elegantes e contemporâneos encontram a herança cultural africana no Saxon Hotel, Villas & Spa

Realmente, nossa passagem por lá foi um momento único onde em uma só tacada conhecemos mais da história do país, provamos o melhor da culinária local, degustamos o vinho da própria terra e visitamos um dos lugares mais deslumbrantes da “Cidade do Ouro”, Joanesburgo, vivenciando o que ela tem de mais extraordinário.

 

Os melhores grelhados, vinhos excelentes

Além do elegante restaurante com assinatura de Jane-Therese Mulry, que apresenta uma gastronomia ao mesmo tempo inovadora e descomplicada, os melhores ingredientes e carnes típicas podem ser encontrados ali, como o springbok (quem for à África do Sul vai encontrar muito essa carne) . O Qunu, aliás, é especializado em servir os melhores grelhados. O menu oferece uma ampla gama de pratos, mas as sugestões do dia elencadas pelo gerente Jean-Luc nos conquistou logo que ele começou a descrevê-los. Dos pães com manteigas trufadas, passando pela entrada à sobremesa final, tudo estava perfeito. Entre elas, a sobremesa que leva a assinatura do hotel, Saxon Torte com chocolate Valrhona 64%, e a Dulcey Creme. Divinas!

Pães da casa e manteigas trufadas
Creme de couve-flor e springbok, carne típica da África do Sul
Vinho do tipo Pinotage

Aproveitamos ainda para provar o vinho Rijks Private Cellar Pinotage 2012. Não poderíamos deixar passar a oportunidade de saborear essa uva que só existe na África do Sul: a Pinotage é o resultado das uvas Pinot Noir e Heritage, e é simplesmente excelente. Vale a pena comprar e trazer algumas garrafas para o Brasil. É fácil achar diversos rótulos nos supermercados de Joanesburgo.

Sorbet de abacaxi para limpar o paladar entre um prato e outro
As sobremesas mais recomendadas e macarons para encerrar o jantar

 

Um hotel com muita história para contar

Entre uma garfada e outra, o hiper simpático Jean-Luc nos contou tudo sobre a história do hotel inaugurado na década de 90. Como Nelson Mandela era amigo do proprietário do hotel, foi buscar um pouco de privacidade ali para se concentrar e escrever parte de sua autobiografia, além de receber um certo treinamento para assumir a presidência do país . Ele acabou morando num dos quartos do hotel durante 6 meses no ano de 1990, justamente o quarto que dá para avistar a partir do restaurante. Atualmente,  o quarto funciona como um escritório.

Em frente ao quarto em que morou Nelson Mandela

+Conheça os hotéis Leading Hotels of the World no Brasil

+Emiliano Rio, do Leading Hotels of the World

 

Museu em forma de hotel

Uma das suítes do Saxon leva o nome de Mandela como forma de homenagem, e diversos visitantes costumam fazer um tour para conhecer o local histórico. Jean nos falou sobre a época de Mandela no hotel e como ele foi privilegiado em também estar lá nesse mesmo período. As histórias que ele nos contou transmitiram a emoção que ele sentiu, e esse é o diferencial do Saxon, um lugar com alma, com corredores que nos revelam histórias. Figuras ilustres mundialmente famosas passaram por lá e ainda frequentam o hotel, como Bill Clinton, Barak Obama, Oprah Winfrey e a família Mandela. Ali, as pessoas vão em busca de boa parte das raízes da cultura africana.

Saxon Hotel, Villas & Spa

Tudo no hotel celebra de forma elegante e contemporânea herança sul africana. Seja em objetos de arte, seja nos objetos pessoais dos proprietários, no quarto que foi a casa de Mandela ao voltar à sociedade, ou, é claro, na gastronomia do hotel.

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:
    Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

    Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

Deixe uma resposta