in

Onde jantar na Barra: 3 restaurantes de alta gastronomia com propostas diferentes

A gastronomia na Barra da Tijuca está cada vez mais interessante, com restaurantes especializados em diversas culinárias diferentes. Pra quem estiver programando uma noite à dois pela Barra com incursão a algum dos points gastronômicos do bairro, separamos algumas sugestões que trazem novidades para os convidados. Confira, então, 3 restaurantes para jantar na Barra da Tijuca com alta gastronomia.

Restaurante Matera, no Venit Mio Barra Hotel

Onde jantar na Barra da Tijuca

Comida mediterrânea:

O restaurante Matera tem comida inspirada no Mediterrâneo e está localizado na área que mais cresce na Barra da Tijuca, o entorno do Parque Olímpico. Com assinatura do chef Everton Valladão, foi inaugurado ano passado dentro do Venit Mio Hotel. Passeia por países como Tunísia e Marrocos, além de apresentar clássicos da Riviera Francesa e Italiana, levando para a mesa pratos mais diversificados, surpreendentes, com mistura de sabores e texturas. No Matera, o chef faz questão de ressaltar que não utiliza aditivos ou nenhum tipo de caldo pronto. As duas saladas que pedimos estavam perfeitas. A minha era de folhas verdes com figo, redução de balsâmico, queijo brie e amêndoas. Combinação na medida exata do sabor! A outra foi uma tradicional Caprese com molho pesto da casa. Um prato farto, ao invés das costumeiras três ou quarto rodelas de tomate que costumam servir nessa salada.

Saladas saborosas são excelentes opções de entrada no Matera

Os pratos principais que recomendo sem falta são o risoto de camarões com rúcula e espuma de limão siciliano. Outra combinação acertada. E também a pescada envolta em chips de Parma crocante sobre leito de emulsão de feijão branco com sálvia e xerez. Excelente.

Risoto de camarões e limão sicilianoA bela montagem da pescada do Matera já abre o apetite

Ainda ficamos de olho em outras opções atraentes presentes no cardápio, como o mignon com risoto de funghi, recomendado pelo excelente atendente Paulo, que demonstrou dominar tudo o que diz respeito aos pratos da casa e nos deu ótimas indicações. Para fechar com chave de ouro esse jantar, fomos também apresentados a magistral confeitaria do chef pâtissier José Ataíde. Dentre as delícias criadas por ele, escolhemos o trufado de chocolate belga. É uma sobremesa três em uma, ideal para dividir por dois e assim não abusar muito do doce. Composta por mousse de chocolate belga com laranja, crocante de amêndoas e chocolate com merengue, e mousse de chocolate no caramelo cristalizado. Além de gostoso, uma pequena obra de arte.

Trufado de chocolate belga do Matera

Matera

Venit Mio Barra Hotel – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 2710 – Barra da Tijuca

Comida brasileira tropical:

O restaurante Capim Santo tem a personalidade de sua criadora, a chef Morena Leite. Um trabalho primoroso desenvolvido há anos, com tradição em Trancoso, na Bahia, e em São Paulo. Chegou ao Rio ano passado e oferece uma maravilhosa opção gastronômica com a cara do Brasil. Suas criações estão expostas no buffet democrático, que surpreende ainda mais pelas sugestões de combinações dadas pelos próprios atendentes. É diferente do que estamos acostumados, já que no Capim Santo a interação entre o público e os cozinheiros e funcionários transformam a experiência em algo mais rico.

Buffet com pratos variados e feijoada as quartas e domingos

Podemos escolher entre pratos mais leves e saudáveis, como a salada de banana que sempre repito a cada vez que visito o restaurante. Os pratos quentes são irresistíveis, como costelinhas que desmancham na boca. Não deixe de provar as tapiocas que além de recheios caprichados como carne seca com cebola e queijo coalho, ou a doce e uma das estrelas da casa com recheio de fondue de capim santo, podem ser de tapioca comum ou tapioca de beterraba. Uma delícia.

As melhores tapiocas do Rio de Janeiro estão no Capim Santo

Vale muito a pena programa um almoço de domingo na Barra para provar a feijoada do Capim Santo. Com todos os ingredientes tradicionais e carnes separadas para cada um escolher sua preferência, inclui uma caipirinha e um buffet de sobremesas que é um abuso. Tem até suspiro!

Capim Santo

Village Mall – Av. das Américas, 3.900 /3° piso – Barra da Tijuca

+ Café da manhã à francesa no L´Etoile

Comida brasileira Contemporânea:

Para um buffet com pratos que misturam o tradicional com toques modernos, que tal conferir um dos mais novos restaurantes da Barra? Esse é o Curi, também com menu assinado pelo chef Everton Valladão, à frente dos restaurantes do Venit Mio Boutique Hotel.

Curi, cujo nome é uma homenagem ao bairro de Curicica, na Zona Oeste do Rio

Estivemos lá para um almoço durante a semana, e certamente vamos retornar num fim de semana para provar a moquecada, que apresenta desde a versão tradicional com camarões, a capixaba e até vegana. Podemos começar beliscando as sequinhas coxinhas de frango. Em seguida, as opções vão desde massas e peixes como cação, a arroz branco e arroz integral, abobrinha grelhada (a mais saborosa que provamos nos últimos tempos) e saladas leves e frescas, que combinam muito bem com o clima ensolarado da Barra.

O restaurante Curi tem ambiente moderno e descontraído

Mas quando chega a hora da sobremesa, fica difícil ser fit e resistir a tantas opções da pâtisserie do chef José Attaide. Éclair de Nutella, quindim, pudim de leite, verrine de frutas vermelhas, creme brulée, tartelletes crocantes e mousse de chocolate.

Buffet de sobremesa caprichado no Curi, da confeitaria do chef José Attaide

Curi

Venit Mio Barra Hotel – Av. Embiaxador Abelardo Bueno, 2710 – Barra da Tijuca

.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

7 lugares para ver o Festival das Cerejeiras

La Belle Bruna uma pousada romântica em Araras