in

Passeio em Shkodër, na Albânia

Fizemos um passeio de um dia na Albânia, país coladinho à Montenegro, na Costa Dálmata. Quem estiver viajando por essa região do Mar Adriático, que engloba além de Montenegro a Croácia e a Bósnia e Herzegovina, pode aproveitar e visitar também a Albânia, e conferir como está atualmente esse país que passou tantos anos sob a Cortina de Ferro dos anos da Guerra Fria. Nós fomos e compartilhamos aqui dicas do que visitar por lá, mais precisamente na cidade de Shkodër, fundada no século IV antes de Cristo. Vem com a gente nesse passeio em Shkodër, na Albânia.

Shkoder, na Albânia

Passeio em Shkodër, na Albânia

Visite o Castelo de Rozafa – localizado no alto de uma montanha, a 130 metros de altura, que está rodeada pelos rios Bojana e Drin. Dominada pelos romanos em 167 AC, as fortificações estão preservadas mas boa parte do castelo encontra-se em ruínas. Atualmente faz parte de um parque arqueológico da Albânia.

Dentro do castelo há um museu. A vista do alto dá uma boa ideia da área, e podemos ver os dois rios nessa que é uma das regiões mais antigas da Península Balcânica.

Castelo de Rozafa na AlbâniaRuínas do Castelo de Rozafa e a vista panorâmica

Veja os bunkers da Era da Guerra Fria – São inúmeros bunkers espalhados pelo país(cerca de 750 mil), 5 para cada quilômetro quadrado. Em Shkodër podemos ver dezenas ao longo das estradas e ruas mais afastadas. Construídos durante o governo comunista de Enver Hoxha, que durou de 1960 até 1980, tinham o propósito de servir de esconderijo e proteção em caso de uma guerra, ameaça constante naquelas décadas. Naquela época, existia um bunker em cada esquina. Nunca foram utilizados e grande parte deles estão parcialmente destruídos. Uma imagem literalmente concreta dos anos em que o mundo era ameaçado pelo comunismo e a Guerra Fria.

Bunker na Albânia

Na Albânia ficamos conectados com o chip Easysim4U 24 h por dia. Adquira aqui o Easysim4U

Conheça a catedral proibida no governo comunista e visite seu museu- St. Stephen´s Cathedral ou Catedral de Santo Estevão, é uma catedral católica que também retrata os anos de governo ditatorial da Albânia. Da década de 60 até início de 90, as manifestações religiosas eram proibidas nesse país, de modo que igrejas e mesquitas foram destruídas ou proibidas e seus sacerdotes foram mortos. A Catedral é uma das igrejas que foi fechada para o culto durante esse regime, tendo sido transformada em complexo esportivo. Originalmente, ela datava de 1865. Foi recuperada na década de 90, quando ganhou um pequeno museu de 2 andares que guarda registros de sua construção, de outras igrejas que foram destruídas e padres assassinados. Em 1993 o Papa João Paulo II esteve na igreja durante visita a Albânia, um país que adota duas religiões oficiais, a Católica e a Muçulmana.

Catedral de Shkoder e o Museu Diocezano, na Albânia

Vá até o Schokra Lake – esse é o maio lago dos Balcãs, na fronteira com Montenegro. Deságua no Mar Adriático e pode ser visitado também a partir de Montenegro, onde existe um parque nacional. No Lake Shkodra Resort,uma famosa área de camping, os visitantes podem desfrutar de bar, restaurante e lodges.

Lake ShkodraLake Shkodra na fronteira entre Albânia e Montenegro

+Visita a Albânia e Montenegro no mesmo dia

+5 principais atrações de Montenegro

Coma como um rei no restaurante Vila Bekteshi – um dos aspectos vantajosos de fazer turismo na Albânia é que os preços lá são muito baratos. A moeda oficial é o lek, mas o euro é amplamente aceito nos museus, lojas e restaurantes. Por isso, na Albânia podemos nos fartar de tanto comer, um almoço em Shkodër por exemplo será muito mais barato do que em Dubrovnik (Croácia). E o melhor é que podemos comer muito bem, e não só gastar menos numa refeição.

Restaurante Vila Bekteshi, Shkoder

O restaurante Vila Bekteshi, que além de ser uma gracinha de lugar, aconchegante, de bom gosto, atendimento excelente e mais de um ambiente – até mesmo um terraço com mesas ao ar livre – serve uma comida deliciosa. O cardápio é vasto e passeia por diversas especialidade. Começamos com uma entrada tipicamente albanesa, folhas verdes cozidas com recheio de ricota e carne. Pedimos também legumes assados que estavam perfeitos. Depois, a proximidade com a Grécia se fez presente num grande bowl de salada grega, muito caprichada regada no azeite. E para o prato principal, um bom filé mignon com molho gorgonzola, nozes e batata frita. Tudo em porções extremamente generosas acompanhado de vinho branco e vinho tinto. Ainda brindamos com a bebida típica da região, a Slijvivoca, bem parecida com vodka, muito forte. Na verdade é um brandy que pode ser tanto à base de ameixa (a mais comum) quanto à base de outra fruta. Por fim, a sobremesa foi uma torta de Tres Leches, com direito a cafezinho. O restaurante também serve pizzas e massas. Uma refeição completa como essa, muito farta e de ótima qualidade, custa entre 20 e 30 euros por pessoa. Fica a poucos passos da Molo Promenade. End: Rruga Hasan Riza Pasha 33, Shkodër.

Ambientes do Vila Bekteshi

Passeie pela Molo Promenade – essa é uma das áreas da cidade que foi revitalizada e ganhou ares mais ocidentais. A agradável promenade exclusiva para pedestres reúne cafés, restaurantes com mesas na calçada, mercados e lojinhas. Banquinhos ao longo de sua extensão e uma pequena ciclovia deixam o local com ares ainda mais simpáticos.

Molo Promenade em ShkoderShkoder, Albânia

Fotos: Monica Barros e Divulgação

.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Pousada Refúgio Mamanguá, imersão total na natureza com o selo Circuito Elegante – Le Touriste

Pousadas no Brasil para o Feriado 7 de setembro