in

Peru: Reserva Nacional de Paracas, praia e deserto no mesmo lugar

Nessa nossa viagem ao Peru (clique aqui e veja o roteiro completo da viagem), conhecemos também a impressionante Reserva Nacional de Paracas. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é um lugar único. Um grande deserto, com as mesmas características do Deserto do Atacama, no Chile, mas que está coladinho ao mar. O tour para essa atração custa aproximadamente 25 mil pesos peruanos quando feito com uma agência.

 

Quando estiver na cidade de Paracas, é fácil reservar seu tour à Reserva Nacional de Paracas. Existem diversas agências, nós já tínhamos a referência de uma e reservamos lá mesmo e pagamos em dinheiro. Esse passeio geralmente é feito na parte da tarde, e retornamos ao hotel próximo a hora do pôr do sol.

O tour começa pela parte desértica da Reserva. Num veículo 4×4 adentramos o deserto de Paracas e logo no início paramos para poder observar a paisagem ali. É incrível. E o que me chamou a atenção é que lá também existem colônias de flamingos, a maioria concentrados na Lagunila Harbor. No Atacama as paisagens são assim també, deserto, lagoas, flamingos… Porém, além dos flamingos já conhecidos, ali tem também uma espécie que com uma coloração diferente.

Continuamos seguindo mais um bom trecho só com deserto em volta, uma imensidão, mas não demora muito e começamos a percorrer um caminho que vai costeando o mar. Paisagem única de deserto de um lado e mar do outro! Uma das primeiras coisas que vimos que é mais um dos enigmas desse país foi “O Candelabro”. Trata-se de um grande desenho, no mesmo estilo das Linhas de Nazca, feito na areia há séculos e que permanece intacto.

Com falésias e cores variadas, as praias também são singulares em Paracas. A primeira que visitamos foi a Playa Roja, onde a areia tem um tom vermelho muito forte, formando uma visão incrível. Essa praia é frequentada por banhistas e quem quiser ser programar pode ir um dia apenas para ficar curtindo a água. Se for no verão, o calor vai ser grande, como o que pegamos, então um dia de praia não é nada mal.

Depois seguimos para uma praia ainda mais popular. A Playa Yumaque é linda. com rochas de um lado, areia do outro, muitos pelicanos e uma água calma muito convidativa. Era um dia de sol, a praia estava cheia.

E como nessa praia existem alguns restaurantes, o programa ali é parar para almoçar com vista para o mar. Foi o que fizemos. Os pratos no La Tia Feia são muito fartos, e a comida típica do Peru ali servida é muito gostosa, valeu a pena pedir um ceviche e um chicharrón (geralmente algum tipo de carne empanada). Se ao chegar na Playa Yumaque você quiser deixar sua mesa reservada e ir para a areia curtir a praia, é só avisar ao restaurante e dar seu nome. Muitas pessoas vão de biquíni nesse passeio e fazem isso.

Após o almoço começamos a retornar ao local de partida, passando por mais alguns pontos de interesse na Reserva Nacional de Paracas. O museu de Paracas, que fica dento da reserva, estava fechado então não foi possível visitar. Muita coisa nessa região, que inclui Pisco e Ica, não está em pleno funcionamento por causa do grande terremoto de 2007. Mas só o fato de num mesmo tour ter passeado por um grande deserto e depois dar de cara com o mar, já valeu pois esse é um passeio único!

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Casa Três Bistrô & Suítes em Vargem Grande

Guia completo de Machu Picchu: o que ver no santuário