Prainha, Mirante do Roncador e Mirante do Caeté

Das diversas atrações da Barra da Tijuca e Zona Oeste, sem dúvida as praias são as que mais agradam as pessoas. A dica hoje fala de uma das praias mais bonitas do Rio. Com beleza quase intocada e trabalho de preservação ambiental, é um ótimo programa para passar o dia curtindo o sol e depois almoçar. Mais um passeio no Rio para se fazer no verão: conhecer a Prainha, Mirante do Roncador e Mirante do Caeté.

Atualizado ago/18

Nova Imagem
Prainha, Zona Oeste do Rio de Janeiro

Prainha, Mirante do Roncador e Mirante do Caeté

 

A PRAINHA

As praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro costumam ser um pouco bravas, com bastante ondas, sendo muito propícias para a prática de surf. Por isso, a Prainha tem uma boa estrutura para os surfistas. Mas nem por isso deixa de ser uma ótima opção para os banhistas, já que sua beleza é tamanha e o local inspira tanta paz e sossego, que  não há nada melhor do que passar algumas horas contemplando e curtindo um lugar assim.

20160218_113307
Longa faixa de areia na Prainha, Rio de Janeiro

 

20160218_105350
No canto direito da Prainha o mar é mais calmo

Anexo a essa praia está o Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação ambiental considerada a maior floresta urbana do mundo. Sua vegetação é típica da mata atlântica, e é um dos pontos mais isolados do Rio de Janeiro, visto que praticamente não existem trilhas em seu interior.

20160218_112558
Ilha das Pecas e Ilha das Palmas, em frente à Prainha
colagem 5
O posto de salva vidas da Prainha e uma das escadas que dão acesso à praia
20160218_094521
Beleza quase intocada compõe a paisagem da Prainha

COMO CHEGAR NA PRAINHA, MIRANTE DO RONCADOR E MIRANTE DO CAETÉ

Hoje em dia existem muitos meios para se chegar à Prainha, encrustada entre o bairro do Recreio dos Bandeirantes e Vargem Grande.  Ciclovia, Surf Bus, ônibus BRT e carro são algumas dessas opções.

Ciclovia: Toda a extensão da orla que vai da Barra da Tijuca até o Recreio dos Bandeirantes tem ciclovia (inclusive na área que passa pela Reserva, trecho da praia que separa a Barra do Recreio), chegando até a Av. Estado da Guanabara, que é a rua da praia da Prainha, o que torna possível ir até lá de bicicleta.

colagem4
A ciclovia da Prainha e a Av. Estado da Guanabara, que levam até a praia

Surf Bus: É um ônibus totalmente adaptado para levar pranchões, pranchas de surf e bodyboards, e tem capacidade para transportar até 30 passageiros. Com muito conforto, ar condicionado, dvd passando filmes de surf e vídeo clips, frigobar e até parafina, caso algum surfista precise. Ele circula diariamente das 7h às 19h e sai do Largo do Machado em direção às praias, passando por toda orla do Rio até o início da Prainha. Para adquirir o ticket, basta comprar em lojas de surf, agências de viagem e no próprio ônibus. A viagem dura cerca de 1 h30.

BRT:  Já para ir de ônibus BRT, é preciso saltar na Estação Pontal, ou Estação Recreio Shopping, na altura da Estrada do Pontal. De lá será necessário pegar um  taxi para chegar à Prainha, em cerca de 10 minutos, já que ônibus comum não passa nessa praia.

20160310_153839
Estação do BRT

Carro: Para quem vai de carro, basta seguir pela Av. das Américas onde existem placas indicando o ponto para sair da avenida e pegar a direção da praia. Ou é possível ir de carro pela praia na Av. Lúcio Costa, que margeia a orla, ou pela Av. Genaro de Carvalho, a rua interna paralela à praia, e também seguir as placas indicando a Prainha. Ao final dessas duas avenidas, a placa manda virar à esquerda para acessar essa praia.

20160218_112456
Seguindo de carro para a Prainha e curtindo o visual

MIRANTES

Antes mesmo de chegar à Prainha, já bem próximo dela, fica o Mirante do Roncador. Um excelente ponto para parar, inclusive com estacionamento para carros, e apreciar um ângulo diferente de toda orla da Zona Oeste. Belíssimo.

20160218_090317
Mirante do Roncador: não é aconselhável descer até as pedras
20160218_090330
Mirante do Roncador

Já na própria Prainha, existem dois pontos com mirantes, um fica no final da praia dentro de um restaurante ao ar livre com a placa “Mirante da Prainha” indicado o ponto de onde se tem uma vista total dessa belíssima praia do Rio de Janeiro. Qualquer um pode entrar e fotografar, mesmo que não consuma nada no restaurante, pois esse mirante é um ponto turístico. O outro mirante é o Mirante do Caeté, com uma impressionante vista total da Orla da Zona Oeste. O acesso se dá através de uma trilha de cerca de 30 minutos que começa dentro do Parque Natural Municipal da Prainha, aberto todos os dias, exceto segunda feira.

20160218_105905
Vista do Mirante da Prainha
20160218_093919
Ao longo da Prainha existem vários pontos que permitem uma vista panorâmica
20161203_125054
Vista panorâmica do Mirante do Caeté

O QUE FAZER

Além da praia em si, que costuma ficar bem vazia durante semana, oferecendo mais tranquilidade aos banhistas, um bom programa é visitar o Parque Natural Municipal da Prainha. Fica em frente à praia, com entrada muito bem sinalizada.

colagem1
Parque Natural Municipal da Prainha

Lá dentro, o visitante encontra informações sobre a fauna marinha do local, uma sala com fotos explicativas de golfinhos e baleias e até um crânio de uma orca, e também fatos sobre o trabalho de preservação ambiental da região. No parque existem pequenas trilhas, vários cantinhos super agradáveis de se passear em meio à natureza típica desse ecosistema, mesinhas, um parquinho para crianças e um pequeno gramado com coqueiros onde muitas vezes casais de noivos vão para fazer fotos do álbum de casamento. Subindo a trilha que há dentro do parque, em cerca de 30 minutos de subida chegamos ao Mirante do Caeté, um dos lugares mais espetacular do Rio. Vista incrível como se vê nas fotos acima.

colagem
Início da trilha do Parque da Prainha
colagem5
Muita área verde e um parquinho para crianças

ONDE COMER

A Prainha conta com um dos restaurantes mais antigos das praias do Rio, local onde a maioria dos frequentadores e turistas param não só para almoçar após a praia, como também petiscar uns pasteizinhos. Já fiz muito isso, afinal, é um privilégio comer com uma vista tão bonita como essa. Então, todas as vezes em que fui à Prainha, depois segui para o restaurante Mirante da Prainha para comer. Ele fica localizado na Av. Estado da Guanabara, que também é o endereço da própria Prainha.

colagem2
Restaurante Mirante da Prainha

Seu grande atrativo são as mesas ao ar livre e todas com vista para o mar. Funciona diariamente das 10h as 17h no verão, e 10h às 16h fora de temporada. Um almoço leve, como um peixe na brasa, ou um pastelzinho de camarão com pimenta após um dia inteiro de praia, é uma ótima forma de fechar esse programa que é a cara do Rio de Janeiro!

colagem3
Mesas ao ar livre e um clima de praia despojado
C360_2016-02-19-08-35-41-612
A linda vista do restaurante Mirante da Prainha

Dica de passeio:

Um programa bacana é  fazer um roteiro por essas praias até Grumari no mesmo dia. O Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras é especialista nessa região e organiza tours em pequenos grupos. Assim o passeio fica bem exclusivo! Interessados em reservar com ele podem acessar o link abaixo para mais detalhes:

Day Tour pelas praias selvagens do Rio

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easysim4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars


Anúncios

6 thoughts on “Prainha, Mirante do Roncador e Mirante do Caeté

Deixe uma resposta