in

Recife e Olinda: 3 dicas imperdíveis

Quem visitar Recife, em Pernambuco, ou estiver de passagem pela cidade indo para alguma praia do litoral como Noronha ou Porto de Galinhas, pode para aproveitar e fazer alguns programinhas na capital. Algumas atrações são parada obrigatória, como o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Francisco Brennand.

Reunimos nesse post sobre Recife e Olinda 3 dicas imperdíveis tanto para quem está de passagem quanto para quem vai ficar em Recife. São programas culturais, gastronômicos e praianos porque afinal estamos no Nordeste.

O forte da capital de Pernambuco são os programas culturais. Seja a tradição do frevo, a herança do sertão ou até mesmo a arte moderna e abstrata dos irmãos Brennand, é o que de melhor a cidade tem a oferecer.

Instituo BrennandDentro do Instituto BrennadEsculturas do Instituto Brennand

Uma cidade que agrada a diversos gostos. Tem praia, tem museus com arte moderna e museus que contam a história de Pernambuco, tem forró e tem balada. Confira as principais atrações de Recife e Olinda que todo visitante faz questão de conhecer.

Paço do Frevo – Recife

Há poucos anos foi inaugurado no Bairro do Recife o Paço do Frevo, centro de referência dessa manifestação cultural, declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012.

A tradição do frevo e dos bonecos de Olinda

No prédio onde está instalado, que faz parte do complexo turístico das cidades de Recife e Olinda e tombado pelo IPHAN, estão três aspectos do frevo: produção, memória e divulgação. O Paço conta toda a história desse ritmo de dança através de uma linha do tempo.

A história do frevo nas paredes e no chão

Os excelentes guias explicam aos visitantes a origem dessa característica cultural da região. Totalmente moderno e envolvente, o museu abriga no terceiro andar uma sala incrível, visualmente linda, com brasões dos grupos de frevos espalhados por todos os lados. Uma atração cultural imperdível para quem visita Pernambuco, dando a todos os turistas oportunidade de conhecer um dos traços mais marcantes do povo desse Estado.

O terceiro andar do museu

Praia de Boa Viagem

As praias de Pernambuco estão entre as mais bonitas do mundo. E as praias urbanas de Recife não ficam por menos. Principalmente a famosa Praia de Boa Viagem, com cerca de 7km de extensão. Dona de águas transparentes, mornas, de vários tons de azul e recifes naturais que dão ainda mais beleza à paisagem. Suas águas são tão calminhas que não tem como resistir a um mergulho. O trecho na altura da Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem e os quarteirões seguintes costumam ficar mais cheios de banhistas.

Praia de Boa Viagem

É sabido que nessa região existem tubarões e que é preciso ter bastante atenção. Mas é exatamente essa atenção que permite aproveitar a praia tranquilamente. Em vários pontos da orla onde a presença de tubarões é maior, existem placas alertando para não entrar na água, é preciso respeitar essa sinalização.

Praia com piscinas naturais em Recife

Fora desses pontos, principalmente onde os recifes formam um tipo de barreira, o banho é convidativo. A melhor hora para aproveitar a praia ali é na maré mais baixa, quando várias piscinas naturais se formam, perfeitas para relaxar. Com ótima infra estrutura, existem diversos quiosques, ciclovia, pista de cooper, chuveiros, quadras esportivas e equipamentos para musculação. Sem dúvida uma das praias urbanas mais lindas que existem.

Restaurante Oficina do Sabor – Olinda

Quem vai a Recife costuma esticar até Olinda para conhecer esse local histórico e pitoresco. Tem até um circuito para visitar as igrejas de séculos passados.

Igrejas históricas de OlindaInterior da Sé de OlindaPátio da Sé de Olinda

Ao chegar nas ladeiras de Olinda, o melhor restaurante da região é o Oficina do Sabor. Virou ponto turístico tamanha a sua qualidade e fama. É daquele tipo de lugar onde a comida típica é tão boa que é difícil descrever, é preciso ir conhecer.

O chef César Santos é o responsável por criar pratos que misturam tão bem a culinária local com toques contemporâneos. Pratos bem servidos, ambiente super agradável e charmoso, com vista privilegiada para Recife, drinques preparados na hora, é maravilhoso! Para quem gosta de comida nordestina, é imperdível. No cardápio, delícias como carpaccio de polvo ao pesto, camarão no girimum com arroz de coco, cascão de siri com dendê, carne de sol com purê de macaxeira e abóbora, entre muitos outros.

Drinques com frutas em abundânciaPratos tradicionais irresistíveisSobremesa com gosto de Nordeste

E as sobremesas não ficam por menos. Se ficar na dúvida entre qual pedir, escolha o mix de sobremesas. Vem um pouquinho de cada uma daquelas consideradas as melhores entre os doces regionais.

O que fazer à noite em Recife

Uma boa pedida para a noite recifense é o passeio com o Catamaran Tours pelas pontes da cidade. Recife é conhecida como a “Veneza brasileira”, por isso uma das atrações locais é navegar pelos seus canais. Essa agência oferece o passeio durante o dia também, quando se tem uma visão panorâmica da capital.

Restaurante Catamarã tem forró, gastronomia e passeio nos canais

O tour ‘Recife e suas pontes’ por exemplo custa cerca de 60 reais por pessoa. Emende com um jantar no restaurante Catamaran ao lado do Marco Zero. Músicos tocam sanfona ao vivo enquanto o pessoal dança animadamente.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Carmelo Resort & Spa, no Uruguai, um lugar para vivenciar emoções

Melhor hotel de Toronto: Windsor Arms Hotel – Le Touriste