in

Restaurante Le Pré Catelan: menu novo, história antiga

Uma noite muito especial no Le Pré Catelan, comandado por Roland Villard, foi preparada para apresentar o novo menu do restaurante: o Villegagnon.

 

O genial chef, que há muitos anos está a frente do restaurante localizado no Hotel Sofitel Copacabana (www.gastronomiasofitel.com.br), elaborou esses novos pratos inspirado na vinda de Nicolas Durand Villegagnon ao Brasil, quando o almirante francês chegou no Rio de Janeiro com sua comitiva em 1555. Usando a imaginação em conjunto com pesquisas, o chef criou o cardápio pensando no que teria sido servido no banquete dessa comitiva. Uma mistura entre os ingredientes brasileiros disponíveis na época com a técnica trazida pela alta gastronomia francesa ao país.

 

 

O resultado fui conferir pessoalmente, começando pelo couvert, onde um  delicado creme de mandioca com crocante de couve e peixe marinado com pimenta de cheiro e batata doce dão as boas vindas. Como entrada, uma leve salada de feijão “manteiguinha” com óleo de pequi e tartare de atum.

 

Em seguida, camarão grelhado com batata baroa e folha de taioba, e emulsão de crustáceos no urucum. Muito bom!

 

Uma outra criação divina vem em seguida no formato de filé de robalo com palmito caramelizado e banana da terra acompanhada de caldo de tucupi. Deliciosamente perfeito!  Ainda no cardápio, o gravite, composto por sorvete de graviola com champanhe.

 

 

O chef também incluiu nesse novo menu uma carne de caça, muito comum na Europa nos séculos 16 e 17. Nesse caso, um leitão confitado em crosta de caju e ragu de feijão de corda. A perfeita tradução da mistura entre a cozinha francesa e brasileira está justamente no modo como foi preparado esse feijão, cozinhado como se fosse um cassoulet, prato muito típico na França que lembra a nossa feijoada. Posteriormente, Roland aprimorou ainda mais esse prato com um toque de leite de coco…algo original e exótico.

 

Para a carne servida na sequência, um entrecôte com vinho tinto e açaí, farofa e croquete de cará com queijo azul francês.  E para terminar, uma sobremesa  que merece fogos de artificio para celebrar seu sabor: mil folhas de mousse de cupuaçu, fondant de chocolate com fava de Tonka e o toque todo especial do sorvete de maracujá para não deixar o doce exagerado e contrastar com o azedinho da fruta.

 

 

Tudo isso muitíssimo bem acompanhado pelos vinhos franceses Chatêau Grande Métaire, Mâcon Villages e Chatêau Bellegrave Médoc.

 

Roland Villard já catalogou através de belas fotografias mais de 100 pratos criados por ele, fazendo um trabalho em constante evolução e sempre presenteando o público com sabores incríveis. O menu Villegagnon é impecável, surpreentende e arrebatador. Vale muito a pena visitar o restaurante para conhecer as delícias preparadas por ele e de quebra relembrar um pouco da história do Rio de Janeiro!

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Três destinos na América do Sul com ótimo custo-benefício para o Réveillon – Le Touriste

Passeio bate e volta à Bruges, na Bélgica – por Lily Pestana