rio de janeiro

Roteiro de fim de semana em Camboinhas, Niterói

Sempre que possível é bom dar uma escapadinha da cidade em que moramos para descobrir outras belezas nos arredores. Nem é preciso ir muito longe. No caso de quem mora no Rio de Janeiro, basta atravessar uma ponte para já ter a sensação de estar bem distante do burburinho daqui. Nos dias de calor, sol e praia, uma excelente pedida é cruzar a Ponte Rio-Niterói e explorar a Região Oceânica, onde não é preciso disputar um lugar na areia nem penar para achar vaga para o carro. A dica de roteiro para uma escapada de fim de semana é a Praia de Camboinhas.

SAM_0190
Hotel Quality, Camboinhas
Como chegar
Vá de carro e saia no sábado cedo para aproveitar bem o dia. Ao cruzar a Ponte Rio-Niterói, siga em direção às praias oceânicas. Vão surgir placas indicando Praia de Piratininga, Prainha, Camboinhas, etc. Do Rio até lá demora cerca de 1h num dia sem trânsito. Portanto, não é uma boa opção ir para essa região nos feriados pois fica muito cheio, e os engarrafamentos na ponte para quem vai à Região dos Lagos podem ser muito longos.
Cal+ºad+úo da praia de Camboinhas
Praia
Chegando no bairro de Camboinhas, percebemos que tudo é super organizado. Os locais para estacionamento são muito amplos. Mas especialmente em Camboinhas, que é conhecida por ser um bairro de classe média alta, as ruas são muito bem cuidadas e limpas, todas arborizadas, com lindos casarões, muita sinalização e carros parados de forma ordenada. Em frente à praia tinha uma grande placa indicando os estacionamentos 1 e 2 e o lembrete: estacione de forma correta. Os estacionamentos nas ruas são gratuitos.
SAM_0069
Praia de Camboinhas
As belas casas de Camboinhas
Em um dia dá pra aproveitar bem a praia, quase não há ambulantes passando a todo momento e existem mesas e barracas para os banhistas, oferecidos pelos bares da orla onde se pode pedir algo para beliscar. Uma das práticas esportivas comuns aqui é o parapente. Logo ali perto fica também a Praia do Sossego, menor e com menos ondas, também é uma boa opção.
SAM_0085
Camboinhas
Vista do Mirante do Sossego
Praia do Sossego
Pós Praia
Depois de algumas horas na praia, vá até o ponto de onde saem os parapentes, que fica no Mirante de Camboinhas. O  voo custa a partir de R$ 200,00. A vista é de tirar o fôlego. Ao lado fica o Mirante do Sossego, cuja vista dá para a Praia do Sossego e para a Prainha, e também para o Rio de Janeiro. Um ângulo diferente para os cariocas! Uma outra dica é ficar na praia até o pôr do sol, pois como ao longe é possível ver o Morro Dois Irmãos, que fica no Leblon, é uma maneira diferente de ver o sol indo embora.
SAM_0124
Vista do Mirante do Sossego
SAM_0126
Praia de Camboinhas vista do mirante
SAM_0130
Camboinhas
Onde comer
Para almoçar, a sugestão é um dos points mais famosos da área que é uma unanimidade entre os moradores, o restaurante Seu Antonio. Fácil entender porque o lugar é tão disputado. Para frutos do mar e outras especialidades, é a melhor pedida da região. O restaurante é conhecido por ter o melhor bacalhau, e é incrivelmente gostoso mesmo. O bolinho de bacalhau é tão crocante e sequinho que é impossível não provar ao ver as levas e mais levas de bandejas com porções de bolinho saindo a todo minuto. Esse é certamente um dos motivos pelo qual o restaurante de ambiente despojado está sempre cheio, e foi por isso que o dono abriu logo em frente o Bar da Fila, dessa forma quem espera para almoçar pode passar o tempo degustando os petiscos no bar. Ou ficar por ali mesmo. Perto dali tem o restaurante japonês Gendai, perfeito para um jantar mais leve quando a noite chegar.
O famoso bolinho de bacalhau
Bolinho de bacalhau do Seu Antonio
Onde se hospedar
Para completar a escapada de fim de semana, reserve um hotel para pernoitar em  Camboinhas, ou até mesmo algum outro hotel de Niterói para no dia seguinte continuar aproveitando as praias na região. Lembrando que já indicamos aqui uma excelente opção com a melhor vista de Niterói, o Hotel H Niterói. Existem também algumas opções de pousadas na área.  Escolhemos o excelente Quality Hotel, pertinho da praia. Completo, com ótima infraestrutura, uma grande piscina externa com bar molhado e uma enorme piscina interna. Conta ainda com restaurante, bar, espaço para as crianças e fitness center. Muito tranquilo e com atendimento impecável. O quarto é muito espaçoso, cama grande e confortável. E tem uma varandinha que permite ver um pouco da vista da região e o quanto é tranquila esse bairro.
colagem
Hotel Quality Niterói
SAM_0146
O café da manha  é super farto, com tudo o que se pode querer no início do dia. E ainda tem uma estação especial de crepes, onde pedimos na hora qual recheio queremos. Tentação!
colagem 3
Fazer uma refeição no restaurante Manôa, dentro do hotel, é uma boa também, ou se preferir, quem sabe apenas tomar uma cerveja gelada antes de sair à noite nas redondezas.
Nova Imagem
SAM_0164
Restaurante Manôa
Último dia
No domingo,  a grande pedida é aproveitar a piscina maravilhosa desse hotel, ótima para descansar, e ainda curtir mais um pouco da Praia de Camboinhas. A piscina tem uma cascata que não dá para resistir, é muito refrescante. O Quality tem um espaço para o lazer muito bom, diversão e relax na certa. Para quem quiser conhecer mais um pouco da região, a bela Lagoa de Itaipu não fica muito distante.  Na realidade, são muitas as atrações de Niterói. Dá tranquilamente para passar um fim de semana visitando seus pontos turísticos, e ainda voltar muitas outras vezes para continuar a explorar a bela vizinha do Rio!
Hotel Quality Camboinhas
Vista geral da piscina
colagem 2
Piscina com cascata do Hotel Quality
 .

3 comentários em “Roteiro de fim de semana em Camboinhas, Niterói”

Deixe uma resposta