in

Roteiro pelo Cabo de Santo Agostinho e arredores em Pernambuco

Como sugerimos no post sobre o Sheraton Reserva do Paiva em Cabo de Santo Agostinho, uma ótima opção de roteiro para explorar mais o litoral de Pernambuco é montar base nessa região e se hospedar dentro da Reserva do Paiva.

Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco

As praias de Pernambuco estão entre as mais bonitas do Brasil, mas com o turismo de massa que vem acontecendo nos últimos anos, algumas delas já estão bem saturadas. É o caso de Porto de Galinhas. Para quem já conhece suas belas piscinas naturais, é hora de dar uma chance para outro cantinho pernambucano onde ainda conseguimos encontrar praias vazias.

Descubra quais são nesse roteiro de 4 dias pelo Cabo de Santo Agostinho e arredores emPernambuco.

Primeiro de tudo, para explorar essa região de Pernambuco, a cerca de 35km de Recife e 100km de Maragogi em Alagoas, é preciso escolher um bom hotel. Nossa sugestão é um hotel que misture conforto nas acomodações, serviço e lazer + localização. Ou seja, ficar bem instalado com praia bem em frente e perto das demais atrações. Por isso, indicamos o hotel onde ficamos, O Sheraton Reserva do Paiva.

Reserva do Paiva em Cabo de Santo Agostinho

Fica a apenas 35/40 minutos de carro do aeroporto de Recife, mas é uma área mais tranquila e cercada de muito verde. Como o nome indica, está no meio de uma reserva e conta com uma praia em frente ao hotel. Com Beach Club, piscinas, restaurantes e spa, o hotel acaba virando uma das atrações da região. Confira nesse post sobre o Sheraton Reserva do Paiva quais são os serviços oferecidos pelo hotel.

A partir daí, sugerimos dividir o roteiro assim:

Roteiro de 4 dias pelo Cabo de Santo Agostinho e arredores

DIA 1: 

Beach Club ou Happy Hour

Chegada no aeroporto de Recife e transfer para o hotel. Nós usamos o serviço da Pontual Receptivo, impecável na pontualidade. Dependendo do horário do seu voo, você pode curtir no fim de tarde um happy hour no Lobby Bar do hotel.

Beach Club do Sheraton Reserva do Paiva

Mas se chegar de manhã ainda tem o resto do dia para aproveitar. A dica então é ir para a piscina do hotel ou para o Beach Club by Sheraton e relaxar na piscina com um vinho rosé geladinho. A praia está logo ali em frente. É gostoso poder optar entre ficar na piscina, no restaurante ou numa das espreguiçadeiras da praia. À noite, o hotel conta com 3 opções diferentes de restaurantes e a comida japonesa no Sheraton é muito boa.

DIA 2: 

Passeio de buggy e Praia de Calhetas

Inclua no roteiro um passeio de buggy pelo litoral de Cabo de Santo Agostinho. Também fizemos esse tour com a Pontual Receptivo, que tem um escritórios no aeroporto de Recife e um balcão de reservas dentro do hotel. O tour passa pelo sítio histórico de Cabo de Santo Agostinho – com igrejas antigas, um farol e casas de pescadores – e também por algumas praias.

Igreja de Nazaré em Cabo de Santo Agostinho

Na Praia do Paraíso em Suape é feita uma parada para admirar a bela vista do mirante. Outro ponto de destaque são as ruínas da Casa do Faroleiro, com falésias e vista deslumbrante do litoral pernambucano.

Já na Praia de Calhetas a parada é mais longa. Com vasta estrutura para turistas, a agência indica um dos restaurantes da praia como ponto de apoio, enquanto os visitantes podem ficar na praia, mergulhar e depois almoçar.

Praia de Calhetas em Cabo de Santo Agostinho

Se puder programar a visita num dia de semana, melhor ainda. É quando essa praia fica mais vazia e tranquila.

DIA 3:

Olinda com almoço e Oficina Brennand

Um passeio que não pode faltar para quem visita Pernambuco e ainda não conhece Olinda, é visitar seu centro histórico.

Visita a Olinda em Pernambuco

As famosas ladeiras de Olinda com suas igrejas, os bonecos gigantes e o frevo estão no imaginário de qualquer visitante. A igreja mais visitada é a Sé, que além de tudo oferece uma vista deslumbrante do litoral.

Igreja da Sé em OlindaVista da Igreja da Sé em Olinda

O almoço também tem endereço certo. A Oficina do Sabor é um dos restaurantes mais conceituados da área, sempre indicado nos melhores guias. Já fui mais de uma vez e indico tanto pela comida regional (camarão na moranga, carne de sol, croquete de charque, baião de dois…) quanto pelos drinks.

As criações misturam frutas típicas do Nordeste com coquetéis clássicos. Peça um Dry Cajá (cerca de 22 reais) e desfrute do almoço apreciando a bela vista do local. A média de valores dos pratos vai de 130 a 200 reais, sendo que muitos dão para dividir por duas pessoas.

Almoço no Oficina do SaborDry Cajá do Oficina do SaborCarne de siri do Oficina do Sabor

Logo após, vale muito a pena visitar a Oficina Brennand, na Várzea, Recife. Ali funcionava uma antiga fábrica de olaria que pertenceu à família do artista Francisco Brennand.

Visita a Oficina Brennand

Em 1971, ele a transformou em seu ateliê e ao longo dos anos o espaço se tornou um grande conjunto arquitetônico que atrai muitos visitantes. Suas obras estão expostas ali, tanto ao ar livre quanto no interior do museu. Parte dos jardins tem a assinatura de Burle Marx.

Painel “Mãe Terra” na Oficina BrennandConjunto arquitetônico da Oficina BrennandEsculturas de Francisco BrennandPortal na Oficina Brennand

Claro que existem outras atrações em Recife que valem uma visita caso sua viagem seja mais longa. Algumas delas são o Instituto Brennand e o Paço do Frevo, imperdível.

Leia também:

+ Recife e Olinda 3 dicas imperdíveis em Recife

+ Sheraton Reserva do Paiva em Cabo de Santo Agostinho

+ Nannai Spa by L´Occitane em Muro Alto Pernambuco

.

DIA 4:

Piscinas naturais do Paiva e passeio de lancha

No terceiro dia pela manhã um dos melhores programas é conhecer as piscinas naturais do Paiva, na Praia de Paiva.

Praia do Paiva em Cabo de Santo Agostinho

Fundamental consultar a tábua das marés (de preferência, antes de programar a data da sua viagem).

Consulte aqui a tábua das marés

Com a maré baixa, essa praia, que já é deliciosa e tranquila mesmo com maré alta, se torna um paraíso. Ainda pouco explorada, oferece uma longa faixa de areia sem tumulto, quase deserta.

Coqueiros da Praia do Paiva

O mar tem uma temperatura gostosa e agradável. Não é uma praia com estrutura de quiosques e restaurantes, por isso mesmo é bem sossegada. A vantagem de quem se hospeda no Sheraton Reserva do Paiva é que ele fica a uns 5 minutos de carro dessa praia. Então quando bater a fome, é só voltar pro hotel.

Você pode escolher uma das opções gastronômicas do Sheraton ou almoçar no Beijupirá, que fica logo em frente. O Beijupirá é um dos restaurantes mais indicados e tradicionais do Nordeste (presente em mais de uma cidade). Logo, é uma ótima pedida!

Restaurante Beijupirá em Cabo de Santo Agostinho

Outra dica muito boa para a hora do almoço é o restaurante Rota do Mar, também localizado nessa região da Reserva do Paiva em Cabo de Santo Agostinho.

Restaurante Rota do Mar

Especializado em peixes e frutos do mar, a própria dona, Poli, recebe os clientes e prepara a comida na hora. O restaurante é super charmoso, agradável e descontraído. Um deleite almoçar com a vista do rio à frente das mesas.

Vista do restaurante Rota do Mar

Além do mais, os preços são muito camaradas. Uma moqueca de peixe e camarão para 3 pessoas custa 85 reais e se bobear ainda sobra comida.

Casquinha de siri e macaxeira do Rota do MarArroz de frutos do mar no almoço na Reserva do Paiva

Depois do almoço, se ainda tiver energia pode dar umas pedaladas numa das bikes do hotel. Mas depois de descansar à tarde, é hora de se preparar para curtir o pôr do sol. Um dos passeios oferecidos nessa região da Reserva é o passeio de lancha no entardecer. Numa mistura de beach lounge com píer, a Sollarium Eventos dispõe de lanchas que navegam pelo rio Pirapama com capacidade para até nove pessoas.

Club Lounge do Sollarium Eventos

Para os mais esportistas, tem também aluguel de jet ski por 350 reais a hora. O passeio de lancha com duração de meia hora custa 250 reais e inclui uma garrafa de espumante.

Lancha do Sollarium EventosPasseio de lancha no pôr do solPôr do sol no rio Pirapama

Programe-se para passear por volta das 16h/17h para poder pegar o sol se pondo enquanto brinda com o espumante. Sem dúvida, a melhor forma de encerrar o dia e a viagem pela região de Cabo de Santo Agostinho.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Como ir da Itália para Croácia: dicas de trem e transfer in

Restaurante em Ipanema: novidades no cardápio do Alessandro e Frederico – Le Touriste