in

Roteiro pelos vinhedos da África do Sul

Para os amantes do vinho, um dos países que entra na rota das degustações é a África do Sul. Com qualidade e diversidade, os vinhos sul-africanos possuem muito estilo e costumam agradar. Vinhedos a pouca distância da Cidade do Cabo nos transportam para um jardim de prazeres terrestres, com videiras enfileiradas a perder de vista, amadurecendo sob o sol sul-africano. São mais de 200 vinhedos espalhados em torno da cidade e a região merece mais do que um bate e volta.

Constantia, a 20 minutos da Cidade do Cabo, é um desses lugares que tem aquele ar tipicamente bucólico. O Vale Constantia é considerado uma das regiões premier para a produção de vinhos, e abriga desde propriedades históricas a estilosas fazendas boutique, todas instaladas em belíssimas plantações de vinhas. Visitar uma dessas propriedades, e ainda se hospedar nelas, torna a experiência ainda mais inesquecível.

Segue então uma sugestão de roteiro enogastronômico. Comece o dia visitando Buitenverwachting para degustar vinhos, passear pela propriedade e escolher entre fazer um piquenique nos gramados verdes ou no restaurante. Ao lado, Klein Constantia é um vinhedo que data de 1685, sendo considerado um dos mais bonitos do mundo. Entre árvores centenárias aos pés das montanhas e vistas da False Bay.

Para fechar esse dia com chave de ouro e ter uma experiência ainda mais completa, volte ao hotel e tenha um jantar dos deuses no Cellars.

Para conhecer uma produção orgânica, vá ao Silvermist . Aves como patos são os responsáveis por controlar as pestes e fertilizam os vinhedos. Os compostos são preparados na fazenda a partir de recursos naturais e não há uso de pesticidas e afins. Depois, indo um pouco mais adiante, o Steenberg tem belas vistas que dão para o mar e para as montanhas. e é reconhecido pelos seus excelentes e premiados vinhos.

O ideal é reservar hotel e passeios com antecedência e se programar bem, já que geralmente os horários para degustação vão de 10h às 16h30. Planeje dois a três dias para explorar a região de carro e curtir o hotel. A melhor época para visitação é de setembro a maio. Caso pretenda fazer trilhas mais puxadas nos vinhedos, evite o verão. Mas se gostar de música, vá no verão, quando há shows e concertos a céu aberto.

ONDE FICAR

Cellars-Hohenort (cellarshohenor.com) é um hotel fazenda histórico e elegante, debruçado nas encostas da Table Mountain. Antiga residência do governador do Cabo, a propriedade ostenta a chancela Relais & Chateaux e está cercada de pomares, vinhas e canteiros de flores.

Constantia Uitsig (constantia-uitsig.com) oferece 16 suítes luxuosas com vistas para a beleza rural do vale, onde vinhas alinham-se morro acima. Três restaurantes premiados, um spa e os vinhos reconhecidos internacionalmente completam o charme e a elegância do hotel.

ONDE COMER

The Cellars, o conceituado restaurante do hotel de mesmo nome, tem cardápio inspirado na culinária francesa e inglesa, repleto de ingredientes provenientes da região. Uma das melhores experiências culinárias de toda a África do Sul.

Buitenverwachting – Este restaurante de nome complicado significa “além das expectativas” em holandês antigo e oferece pratos da cozinha sul-africana, italiana e francesa. A paisagem estende-se a partir das janelas, de onde se descortinam vinhedos a perder de vista, carvalhos imperiosos e os penhascos dos montes Constantiaberg.

Para mais detalhes sobre as rotas, confiram o site:

constantiawineroute.com


Por Adriana Lage, editora do Shop & Travel Guides e colunista do Le Touriste

 

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Burger Fest no Rio: Volta ao mundo em 33 hambúrgueres! – Le Touriste

Nova York inaugura nova estação de metrô