Bahia, Brasil

Roteiro do Sul da Bahia pela Costa do Descobrimento

Pode-se dizer que o “achamento” do Brasil foi ali, em Santa Cruz de Cabralia, município de Porto Seguro, Sul da Bahia, região chamada de Costa do Descobrimento. Achamento porque como sabemos e como estudos mais profundos da história mostram que antes de Cabral chegar na costa brasileira, outros navegadores espanhóis já tinham estado aqui. Esse roteiro do Sul da Bahia pela Costa do Descobrimento tem enfoque na parte histórica da região.

Porto Seguro, Bahia

Como então outros navegadores estiveram aqui antes, a Nau de Cabral que teoricamente rumava para as Índias, ao desviar da rota “achou” o Brasil (e não o descobriu). Tomaram posse da terra oficialmente alguns anos mais tarde em favor da Coroa Portuguesa. Nessa viagem, foi ao avistar o Monte Pascoal, a quase 200 Km da costa de Cabrália, que exclamaram “terra à vista” e se aproximaram de Cabrália, determinando que a enseada alguns quilômetros mais a frente fosse o porto seguro para ancorar. Daí o nome da cidade.

O que fazer em Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso

Roteiro do Sul da Bahia: Cabrália, Porto Seguro, Arraial e Trancoso

Santa Cruz de Cabrália

Centro Histórico (Platô de Cabrália) – vale a pena visitar o centrinho no alto de Santa Cruz de Cabrália com um guia local. Nosso guia foi o Raimundo Camargo que nos mostrou a Cadeia pública que tem 429 anos. O Capitão Cunha Machado era o responsável por ela, hoje funciona como biblioteca pública.

Roteiro do Sul da Bahia pela Costa do Descobrimento
Cadeia pública e ruínas no centro histórico de Cabrália

Igreja Imaculada da Nossa Senhora da Conceição – No sul da Bahia temos oportunidade de conhecer as primeiras igrejas construídas no Brasil. Em Cabrália, está localizada a quarta erguida no Brasil, que data de 1630.

A quarta igreja construída no Brasil pelos portugueses

Mirante do platô – ali em cima a vista panorâmica oferece um enquadramento geral dessa parte importante da Costa do Descobrimento. A partir do mirante vemos a enseada onde as naus a atracaram em Porto Seguro, os recifes e à esquerda o rio João de Tiba. Essa área recentemente ficou conhecido por abrigar o Campo Bahia, local onde a seleção de futebol alemã fez história na Copa de 2014.

Mirante de Cabrália
Mirante de Cabrália e o rio João de Tiba
Vista do mirante em Cabrália

Porto Seguro

Porto Seguro no Sul da Bahia

Epopeia do Descobrimento – esse é um museu relativamente novo em Porto Seguro, que retrata fatos e personalidades envolvidas nas navegações que trouxeram Pedro Álvares Cabral até a costa brasileira. Foi construído por ocasião das comemorações dos 500 anos do chamado Descobrimento do Brasil.

Museu Memorial da Epopeia do Descobrimento em Porto Seguro

Os destaques são a oca onde podemos entrar e conhecer como viviam os índios, e a impressionante réplica da Nau Capitânea, típica do século XV, comandada por Cabral em 1500, onde também podemos entrar e ter um pouquinho da sensação de como devia ser passar cerca de 40 dias ali dentro em alto mar.

Réplica da Nau Capitânea e de uma oca indígena

Coroa Vermelha – o local onde foi realizada a primeira missa do Brasil quase passa despercebido para os menos informados. Na praia de Coroa Vermelha há uma praça atrás da faixa de areia, cercada por quiosques de vendedores locais, onde uma grande cruz marca esse ponto histórico. A missa foi celebrada no Domingo de Páscoa, em 26 de abril de 1500. Esse fato também foi documentado por Pero Vaz de Caminha através de uma carta.

Cruz que marca o local da realização da primeira missa no Brasil, em Coroa Vermelha

A praia em frente é bonita e nos faz imaginar que o local devia ser realmente um paraíso em 1500, mas infelizmente o entorno está mal conservado pela própria população que maltrata o lugar não preservando, jogando lixo e construindo irregularmente.

Praia de Coroa Vermelha, Bahia

Centro Histórico de Porto Seguro – a fundação de Porto Seguro foi no ano de 1535 e praticamente toda cidade é tombada pelo Patrimônio Histórico. Na parte alta da cidade – característica herdada da Coroa Portuguesa que costumava organizar as cidades em parte alta e parte baixa – é onde boa parte dos resquícios da colonização se encontram. A vista é linda, um cenário perfeito que, mais uma vez, faz a imaginação ir longe, quando apenas os índios ali habitavam.

Casas coloridas do centro histórico de Porto Seguro
Roteiro do Sul da Bahia pela Costa do Descobrimento
O litoral visto do alto do centro histórico de Porto Seguro

O casario colorido está bem preservado, assim como a primeira igreja do Brasil, Nossa Senhora da Misericórdia, que foi erguida ali em 1526 e pode ser visitada.

A primeira igreja erguida no Brasil fica em Porto Seguro, sul da Bahia

O comércio de artesanato é um dos pontos fortes do centrinho, com ótimos preços para pimentas, cachaça, canga e biquinis, chapéus, redes, quadros de artistas regionais e souvenirs. Um lugar gostoso para passear.

Barraca de acarajé no centro histórico de Porto Seguro

Marco do Descobrimento – a cruz de pedra de cantaria trazida na esquadra de Pedro Álvares Cabral foi fincada no centro histórico de Porto Seguro, simbolizando o poder da Coroa Portuguesa no Brasil e a demarcação de terras. De um lado do marco está a cruz da Ordem de Avis e do outro o brasão de armas de Portugal.

A cruz que simboliza o Marco do Descobrimento

Arraial d’Ajuda

Para ir de Porto Seguro à Arraial d’Ajuda é preciso pegar uma balsa que faz a travessia do rio Buranhém em cerca de 10 minutos.

*Balsa: 22 reais ida, 17 reais na volta

Balsa para Arraial d´Ajuda

Centro Histórico – é no centrinho de Arraial que está localizada a segunda igreja construída no Brasil, a Nossa Senhora da Ajuda, cuja construção foi iniciada em 1550.

Igreja Nossa Senhora d´Ajuda em Arraial d´Ajuda

Rua do Mucugê – é conhecida como “a rua mais charmosa do Brasil” com toda razão. Organizada, limpa e bem cuidada com vida noturna animada. Vários restaurantes e barzinhos oferecem música ao vivo.

Lojas em Arraial d´Ajuda

Toda sua extensão encanta, com fachadas charmosas bem conservadas, jardins bem cuidados, lojas atraentes que vendem desde artesanato local até moda praia com peças de muito bom gosto.

Rua Mucugê, Arraial d´AJuda
Arraial d´Ajuda, Bahia

Os inúmeros restaurantes também deixam essa rua ainda mais atraente e nos dão excelentes opções onde comer.

Restaurantes em Arraial d´Ajuda

*Restaurantes recomendados: Morena Flor, Boi nos Aires (especializado em parilla Argentina), Manguti (bom para massas como nhoque), Colher de Pau (várias unidades na região), Portinha (comida típica da melhor qualidade) e o restaurante do Hotel Maitei (melhor moqueca de Arraial pelo TripAdvisor)

+ Hotel Maitei em Arraial d’Ajuda

Praias – a partir da Praia do Mucugê em Arraial d’Ajuda, basta ir seguindo em direção à Trancoso para um desfile de belas praias uma ao lado da outra: Praia do Parracho, Praia de Pitinga e Praia de Taípe.

Praia do Parracho, sul da Bahia

Destaque para as falésias da Praia de Taípe onde vale subir até o topo para um ter ângulo privilegiado.

Falésias de Taípe

Trancoso

Quadrado – De Porto Seguro a Trancoso são cerca de 1h20, pegando a balsa em Porto Seguro e depois seguindo de carro até o badalado Quadrado. Já de Arraial d´Ajuda a Trancoso são cerca de 30 minutos de carro.

Quadrado de Trancoso

Dá para ir e voltar no mesmo dia, mas por que não aproveitar e se hospedar em Trancoso para explorar melhor a região? Confira a sugestão de hospedagem abaixo.

+ Pousada Estrela d’Água em Trancoso

O Quadrado é o centro histórico de Trancoso, um dos lugares mais encantadores da Bahia. As casinhas coloridas são uma graça, com ótimos restaurantes e lojas descoladas. Seu formato se dá segunda a tradição portuguesa de construir uma igreja no centro e casas ao seu redor, formando um quadrado, que na verdade é a Praça São João. A originalidade dessa parte de Trancoso foi mantida, mas o lugar soube acompanhar as tendências e se mantém em alta. Durante o dia é de uma tranquilidade ímpar, e à noite os restaurantes e bares ganham animação e a presença das pessoas circulando.

Roteiro do Sul da Bahia pela Costa do Descobrimento
Quadrado de Trancoso, uma das maiores atrações da região
Fachadas do Quadrado de Trancoso
Centro histórico de Trancoso
Restaurantes charmosos do Quadrado

Visite também a terceira igreja construída no Brasil, localizada ali mesmo no Quadrado. Conhecida como “igrejinha do Quadrado”, seu nome oficial é Igreja de São João Batista.

Igreja de São João Batista em Trancoso

Mirante de Trancoso – ainda no centrinho, caminhe até o fim da praça do Quadrado para o Mirante de Trancoso, onde uma vista deslumbrante do litoral nos espera.

Mirante de Trancoso
Vista do mirante em Trancoso

Praia dos Nativos – já que estamos em Trancoso, nada melhor do que curtir sua praia tranquila e quase deserta. O bom dessa região é que dá para encontrar tranquilidade nas areias mesmo na alta estação.

Praia dos Nativos, Trancoso

Praia do Espelho – como se não bastasse todas as atrações e belezas do Sul da Bahia, é em Trancoso que aquela que é considerada a terceira praia mais bonita do Brasil se encontra: a famosa Praia do Espelho.

Falésias da Praia do Espelho

São 18 km de estrada de terra do centro até lá. Não é a estrada ideal, mas vale a pena conhecer. Há placas indicando o caminho, porém o melhor é usar o GPS. O estacionamento no local custa cerca de 20 reais.

Mirante da Praia do Espelho, Bahia

Um mirante logo na chegada revela toda sua beleza. Depois, é só descer até a areia para passar boas horas curtindo o mar calmo de águas mornas e os quiosques bem estruturados com espreguiçadeiras, bebidas e aperitivos.

Praia do Espelho, eleita a terceira mais bonita do Brasil
Quiosques na Praia do Espelho
Praia do Espelho, Bahia

Nosso roteiro foi baseado em atrações históricas. Há outras atrações e outras praias conhecidas, como Taperapuã em Porto Seguro, mas são bem mais agitadas com música alta nos quiosques e areias lotadas na alta estação. Essas que recomendamos são tranquilas e oferecem clima de sossego mesmo durante feriados. Outra atração explorada nessa parte da Bahia são visitas à algumas aldeias indígenas remanescentes, como os Pataxós. Porém, os índios vivem praticamente da mesma forma que nós nos grandes centros urbanos e essas aldeias buscam mais o comércio de artesanato. Não espere um contato muito autêntico com a cultura indígena.

Roteiro do Sul da Bahia pela Costa do Descobrimento
Sorria, você está na Bahia!

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easysim4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

Ticket para principais atrações do mundo