in

Roteiro Top 5 das praias de Ios na Grécia

Roteiro Top 5 das praias de Ios na Grécia. Em nossa viagem à Grécia, conhecemos algumas ilhas conforme já contamos aqui sobre Creta, e um pouquinho sobre Santorini. E hoje vamos falar de uma menos famosa, mas absolutamente deslumbrante: ilha de Ios. Essa pequena ilha faz parte das Cíclades, um arquipélago ao sul do Mar Egeu. Têm esse nome pelo formato de círculo que todas as ilhas formam ao redor da ilha de Delos, considerada sagrada pelos gregos antigos. Nós chegamos lá através de ferry vindo de Santorini (sua localização é entre Naxos e Santorini). Foi difícil escolher quais ilhas visitar numa mesma viagem. Confira então o Roteiro Top 5 das praias de Ios na Grécia.

Matéria atualizada em fevereiro/17

 

Para chegar nesse pedacinho do paraíso é preciso programar com uma certa antecedência. Compramos o ticket pela internet cerca de 3 meses antes da data da viagem, pois os horários são disponibilizados sempre nesse período antes da época desejada. Tivemos que retirar o voucher validado alguns dias antes em uma das agências da Helas Ferry (várias espalhadas pela Grécia). Veja no site Helas Ferry os horários e preços desse transporte. Os catamarãs oferecem boa estrutura aos passageiros, e as opções ficam entre barcos mais rápidos ou mais lentos, onde a diferença na duração da viagem é bem grande. Portanto, é muito mais vantajoso escolher os barcos rápidos. O trajeto feito pelo seacat dura cerca de 1 hora, e em 2015 está custando aproximadamente 11,50 euros por pessoa. Leve em consideração que podem ocorrer pequenas mudanças de horários de acordo com a sazonalidade devido aos ventos que atingem as ilhas. Mas a própria agência comunica antes caso ocorram alterações.

Para conhecer bem a ilha, o melhor meio é alugando um carro, o que é bem comum. A locadora escolhida foi a Vangelis Rental, o preço de um Fiat Punto foi negociado, 45 euros por dia, mas é mais ou menos o mesmo em todas as locadoras. Com um pequeno carro é possível ir às praias mais distantes, e é mesmo necessário já que apesar de Ios ser pequena, é muito montanhosa e as distâncias entre as praias são longas. Veja abaixo um roteiro das praias imperdíveis dessa ilha que é uma jóia grega:

Mylopotas Beach

Essa é uma das que ficam um pouco mais próximas ao centrinho da ilha. Para quem procura beach clubs e praias mais animadas, o local mais indicado é Mylopotas, talvez a mais famosa e procurada da ilha. À noite vira um point para quem quer curtir festas ao ar livre e música para dançar. Com diversos restaurantes em sua extensão, é preciso apenas ficar atento aos horários pois alguns fecham após o almoço. Então à tarde é difícil encontrar um lugar para comer lá.

Maganari Beach

A praia que inspirou o diretor Luc Besson no belíssimo filme “Imensidão azul”. Chegando lá a gente entende porque o lugar foi cenário cinematográfico. É linda e muito pacata, como a maior parte das praias gregas. Um tom de mar que oscila entre o azul e o verde. Em uma de suas pontas existem algumas pedras no mar, o que dá ainda mais beleza à paisagem. Existe guarda sol espalhado por quase toda sua extensão, e nas proximidades é fácil encontrar restaurantes bem típicos para almoçar de frente para o mar.

Agios Theodoti

Quase deserta, Agios Theodoti parece uma miragem. Suas águas também têm uma linda coloração, uma parte do fundo tem pedrinhas mas são muito lisinhas, de todas as cores possíveis. É muito linda essa combinação. Não machucam os pés, e como tem uma ótima temperatura, fiquei horas na água! De qualquer forma, é bom levar sapatilhas aquáticas especiais para uma viagem às ilhas gregas. Como fica mais afastada, demora um pouquinho para chegar, mas a paisagem ao longo do caminho é belíssima então só isso já valeria o passeio. Não existe muita estrutura em volta, o que permite relaxar com total privacidade. O curioso é que mesmo nas praias desertas, sempre encontramos uma fileira de guarda sol de palha aguardando os visitantes. Um paraíso!

Psáthi Beach

Localizada no mesmo lado da costa em que está Agios Theodoti, sendo relativamente próxima a ela. A cor do mar lembra um pouco as praias de Mykonos. Tem bastante pedras, então aqui a sapatilha é necessária. Achei a temperatura do mar um pouco mais fria, porém era mais uma praia deserta de beleza irretocável, o que a torna bastante convidativa. Sem estrutura ao redor, muito tranquila.

Yialos

Essa é uma praia de extensão menor, e fica bem próxima do centrinho e do Porto. Suas águas são bem rasinhas, atraindo bastante famílias e crianças. Tranquila, sem pedras, mas para quem procura uma praia deserta, essa não é a melhor opção.

Ios conta ainda com muitas outras praias, algumas até frequentadas por praticantes de nudismo. Invariavelmente em todas elas o visitante encontra águas transparentes com um lindo tom que vai do azul claro ao verde, sempre cercado por montanhas formando belas paisagens. Geralmente quem viaja para praias passa o dia no mar, e à noite é que aproveita para comer algo mais caprichado. Para jantar, no centrinho, também chamado de Chora (com em todas as ilhas gregas) existem muitas opções de restaurantes, desde mais moderninhos até as tradicionais tavernas, e também alguns mercadinhos e kebabs sendo vendidos a cada esquina. Um ótimo local para almoçar ou jantar é no Porto na Baía de Ormos, que é todo arrumadinho e conta com alguns restaurantes de frente para o mar.

E não podemos esquecer que essa ilha tem um forte lado mitológico. Dizem que aqui está enterrado o poeta grego Homero, e o local onde está seu memorial, em Homero´s Tomb, é um mirante espetacular que merece ser visitado.

Passar o dia desfrutando do mar calmo e cristalino, praticando snorkel, visitando praias cinematográficas, saboreando a culinária local e desvendando histórias da mitologia grega são alguns dos muitos prazeres que Ios oferece. Num lugar assim, não temos vontade de sair de lá, mas como são muitas ilhas atraentes a se conhecer na Grécia, normalmente o roteiro inclui várias paradas. Acredito que 2 a 3 dias em Ios sejam suficientes para curtir e aproveitar bem cada praia.

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Piscina com vista e Day Use em Barra de Guaratiba

El Born, bar de tapas: um pedacinho de Barcelona no Rio de Janeiro