Usando o BritRail Pass no Reino Unido

 

Se tem uma coisa que vale a pena explorar muito até cansar é viajar de trem pelo Reino Unido. As distâncias não são tão grandes e o sistema ferroviário é fantástico, o que torna mais atraente ainda percorrer os países e cidades britânicos. Acabamos de voltar de lá e usamos o BritRail Pass, que ainda deu direito à acessar a primeira classe na estação e no trem. O serviço é excelente. Veja como funciona o BritRail Pass no Reino Unido.

Usando o BritRail Pass no Reino Unido
Usando o BritRail Pass no Reino Unido

Como comprar

Para adquirir o BritRail Pass basta acessar o site oficial. É no momento da compra que escolhemos o tipo de passe desejado – primeira classe ou segunda classe e a duração do passe. O bilhete é entregue via correio, então programe com antecedência sua compra para receber antes de viajar (vale para quem mora fora do Reino Unido). Como é um passe flexível, o passageiro escolhe a duração de acordo com seu planejamento de viagem e orçamento. O meu tinha duração de 1 mês. Dentro do período de validade do passe, escolhemos se queremos usar de forma consecutiva, ou se em dias separados, a quantidade de dias também escolhemos na hora da compra, de 3 a 15 dias.

Como funciona

Com o passe válido para 1 mês, pude usar o bilhete quantas vezes eu quis, para qualquer cidade do Reino Unido (vale para ir de uma cidade para outra, de um país para outro em qualquer horário disponível). O passe é flexível, o que significa que um mesmo bilhete pode ser usado diversas vezes para diversas viagens e destinos. O mais importante após adquirir o passe é se programar para validar o bilhete antes de embarcar em um trem. Deixe para fazer isso no dia da primeira viagem, pois assim você não “desperdiça” nenhum dia dentro do prazo de validade.

Usando o BritRail Pass no Reino Unido
Paddington Station em Londres, uma das estações de trem da National Rail Network
Usando o BritRail Pass no Reino Unido
Viajando pelo Reino Unido com o BritRail Pass
Usando o BritRail Pass no Reino Unido
Balcão de informações na estação (onde o passe de trem deve ser validado)

Vale muito o custo x benefício além de ser super prático. Com um mesmo bilhete (guarde seu bilhete durante toda a sua viagem pelo Reino Unido, pois terá de apresentar em cada trem que embarcar), podemos realizar inúmeras viagens sem a preocupação de reservar com antecedência ou planejar que dia viajar, basta embarcar na estação da cidade onde estiver.

Usando seu BritRail Pass

Uma vez que seu passe esteja validado, você pode usar como quiser, em qualquer país e cidade, sem precisar marcar uma cidade ou horário específico. É tipo um hop on hop off, já que podemos subir e descer do trem quantas vezes quisermos em qualquer estação. Por exemplo, validei meu passe em Londres (você pode validar em qualquer estação de trem nacional, e pode fazer isso antes mesmo do dia que deseja embarcar, quando estiver passando perto de uma dessas estações). A partir do momento em que o passe estava validado, pude utilizar livremente sem reservar as viagens antecipadamente. No mesmo dia que validei, embarquei para Cardiff, capital do País de Gales (ou seja, fui de uma país para outro, o passe é válido para Inglaterra, Escócia e País de Gales). Não precisei reservar um horário específico (tinha mais de um trem saindo de Londres para Cardiff, escolhi o horário mais conveniente e embarquei sem reservar). Também não foi preciso reservar um assento pois, se você não viajar em horário de pico, sempre tem assento livre. O mesmo procedimento para demais cidades e países. Se você preferir reservar um assento específico, pode fazer isso através do site do BritRail Pass algumas horas antes da viagem.

Usando o BritRail Pass no Reino Unido

Mas a vantagem é não precisar acessar o site para reservar antes o trecho que irá percorrer. Basta entrar no trem no horário desejado para o destino que quiser dentro do Reino Unido. É claro que é fundamental validar seu passe antes de começar a utilizar pois dentro dos trens sempre tem um agente que verifica se temos uma passagem de trem e se a mesma foi endossada.

Heathrow Express com o BritRail Pass

Outra vantagem, o BritRail Pass dá direito a usar o Airport Express, a melhor e mais rápida maneira de chegar até o aeroporto Heathrow. O trânsito de Londres é um pouco engarrafado, já o trem chega ao aeroporto em 15 minutos. É ótimo!

Usando o BritRail Pass no Reino Unido

  • Algumas estações em Londres onde o passe pode ser validado são:

Victoria

Paddington

St. Pancras

Euston

Waterloo

  • Verifique os horários dos trens e destinos na Timetable do BritRail Pass:

https://www.britrail.net/plan-a-trip/timetables

+ Onde se hospedar em Londres: The Westbury Mayfair

Usando o BritRail Pass no Reino Unido
First Class Lounge na estação de trem Paddington
Usando o BritRail Pass no Reino Unido
Dentro do trem no vagão da Primeira Classe, que conta com assentos individuais e assentos com mesas

Como é o serviço da Primeira Classe

Outra coisa que vale muito a pena é comprar o passe para a Primeira Classe. O que você ganha com isso é:

  • Acesso ao First Class Lounge dentro das principais estações
  • Local para guardar as malas com segurança dentro do lounge
  • Uma sala onde podemos descansar em poltronas e sofás confortáveis antes de embarcar, num ambiente tranquilo, e fazer um lanche rápido com bebidas incluídas, desde água, refrigerantes e sucos até vinhos, bem como bebidas quentes (painéis exibem os horários dos trens da mesma forma que ocorre em salas vips nos aeroportos)
  • Acesso a jornais e noticiários de tv
  • Banheiros exclusivos do First Class Lounge
  • Vagão da Primeira Classe em trens com destino às principais cidades britânicas
  • Assentos mais confortáveis dentro do trem
  • Serviço de bordo dentro do trem com café da manhã, almoço ou lanche incluídos
  • Não há limite para bebidas e snacks
  • Wi fi gratuito dentro do trem
  • Tomadas para carregar computador e celular
Usando o BritRail Pass no Reino Unido
Diversos tipos de snacks são servidos no vagao da Primeira Classe, desde bolos a sanduíches

O Le Touriste viajou pelo Reino Unido com o BritRail Pass à convite do Visit Britain

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easysim4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

Ticket para principais atrações do mundo

Anúncios

2 thoughts on “Usando o BritRail Pass no Reino Unido

Deixe uma resposta