Brasil, Minas Gerais

Visita à Gruta da Lapinha em Minas Gerais

Visita à Gruta da Lapinha em Minas Gerais, Lagoa Santa, Minas Gerais. Um lugar místico, que guarda tesouros da civilização. Muitos brasileiros desconhecem o valor desse lugar. Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, (sim, Belo Horizonte, pleno centro urbano) apesar de estar tão próximo de uma grande metrópole, ainda não é conhecido de muitos turistas brasileiros. Trata-se de um verdadeiro tesouro nacional, e até mesmo da humanidade. Confira a Visita à Gruta da Lapinha em Minas Gerais.

Matéria atualizada em julho/2017

IMG_0011
O que torna esse município tão importante é o fato de que nele se encontra o Parque Estadual do Sumidouro, onde fomos visitar a espetacular e quase indescritível Gruta da Lapinha. Essa gruta belíssima é um bloco de pedra calcária formado há 600 milhões de anos. Tem 40 metros de profundidade e 511 de extensão.

Lapinha1

É muito fácil chegar ao Parque, já que existem várias placas indicativas na estrada, logo na saída do aeroporto de Confins. Funciona de terça a sexta feira das 9h as 17h. Pelo que observei, o local apresenta uma ótima estrutura para os visitantes. As visitas à gruta têm hora marcada, e antes de iniciar a descida, um guia especializado já começa a dar explicações sobre a área. Existem painéis explicativos para os turistas, e um museu muito interessante sobre o grande descobridor dessa região: Peter Wilhelm Lund. Ele veio da Dinamarca para o Brasil em 1825 em busca de tratamento médico, e aqui descobriu um mundo escondido. A grande riqueza geológica, paleontológica e arqueológica do interior de Minas Gerias despertaram tanto seu interesse que ele se estabeleceu de vez aqui e iniciou importantes pesquisas. Dessa forma, ele foi responsável pela descoberta e classificação de mais de 100 espécies de gêneros.

2014-12-12_12.41.45

 

IMG_0060
Entrada da caverna

Muitos já devem ter ouvido falar no Homem de Lagoa Santa e em Luzia, a primeira mulher brasileira. Eles foram descobertos aqui!!!! Pois foi numa das cavernas desse região, em Lapa Vermelha, Lagoa Santa, que esses fósseis foram encontrados. Isso comprovou que essa foi, junto com a Serra da Capivara, Piauí, a primeira região a ser habitada por humanos na América Latina. Os fósseis dos mais antigos homens americanos foram encontrados durante uma missão franco-brasileira na década de 70, numa tentativa de retomar os trabalhos de Peter Lund.

IMG_0058

 

IMG_0037

 

IMG_0040

Toda trajetória do arqueólogo Peter Lund e a linha do tempo da ocupação de seres humanos na região são explicadas no Museu Arqueológico da Lapinha, dentro do parque. É possível ver os fósseis encontrados, objetos usados para manuseio nos primórdios da humanidade, ossos de animais gigantes que não mais existem e muito mais. Até mesmo a réplica do rosto de Luzia está em exposição.

image

 

IMG_0059

 

Museu Lapinha
Interior do museu

A Gruta da Lapinha foi eleita uma das sete maravilhas da Estrada Real. A iluminação interna com lâmpadas de led valoriza o local, é muito bem projetada. A composição da caverna é de barro e resíduos endurecidos do fundo do mar que foram acumulados em camadas sobrepostas, numa formação incrível. Seu interior apresenta ornamentações com desenhos tão lindos que nos deixam admirados com o capricho da natureza. São formadas de calcitas cristalizada, e suas várias formas dão nomes aos salões: Salão de Entrada, Sala da Catarata, Sala da Couve-flor, Salão da Catedral, entre outras. Apesar de ser necessário bastante cuidado e tênis ao adentrar a caverna, além de um capacete de proteção que é dado a cada um, não é um percurso difícil, e somos acompanhados todo o tempo pelo guia. Durante cerca de 1h ele nos mostra toda área possível de ser visitada – existem pontos onde não é possível o visitante comum entrar, inclusive alguns trechos com muitos morcegos. Somente profissionais entram para estudar a área.

Lapinha

Passeio imperdível e de fácil acesso. Hospedando-se em Belo Horizonte rapidamente chega-se a gruta. Consulte o site de nosso parceiro Circuito Elegante para reservar uma excelente opção de hospedagem, o Ouro Minas Palace Hotel. Quem preferir, pode se hospedar em Confins. Nós ficamos perto do aeroporto de Confins e do parque. Dessa forma, fica mais fácil para quem quiser aproveitar para visitar também a Serra do Cipó, ótimo local para atividades esportivas e em contato com a natureza. Mais uma grande oportunidade de explorar as belezas naturais brasileiras.

IMG_0016
Hotel excelente muito próximo do aeroporto de Confins

 

Mais informações no site: http://www.ief.mg.gov.br

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

.

 


 

 

 

4 comentários em “Visita à Gruta da Lapinha em Minas Gerais”

Deixe uma resposta