Brasil, Gastronomia, Minas Gerais

Onde comer em Tiradentes: 7 restaurantes com pratos para comer rezando

7 melhores restaurantes de Tiradentes

Da mais autêntica comida mineira à pratos de alta gastronomia, come-se muito bem em Tiradentes. Cidade pequena e pacata de Minas Gerais que oferece o que há de melhor em culinária. Tão rica nesse aspecto que tem anualmente um festival próprio dedicado à gastronomia. Mas são tantas opções que, para facilitar a vida dos nossos leitores, preparamos aqui uma lista com os 7 melhores restaurantes de Tiradentes:

sam_4592
Torresminho e couve: uma combinação mineira perfeita

Pau de Angu

Começamos logo com a cozinha mineira autêntica. Quem viaja para Tiradentes certamente chega à cidade louco de desejo por um tutu, uma couve fininha, aquele torresminho…o restaurante Pau de Angu sacia essa vontade da melhor forma possível.

colagem2
Pastel de angu com carne e o fogão à lenha do restaurante Pau de Angu

Nossa recomendação para cair de boca logo de cara é a Costelinha de lata. A costela de porco que se solta facilmente do osso é preparada como antigamente, quando a carne ficava em conserva na lata de gordura. Deliciosa!

img_20170212_150709859
Costelinha de lata no Pau de Angu
img_20170212_154819103
Sobremesa com doces tipicamente mineiros

Um prato muito farto que dá para até 3 pessoas, acompanhando tutu com arroz, batatas coradas, couve, farofa, cebola e pimentão. Mais mineiro impossível, ainda mais por estar instalado numa chácara em pleno vale, protegido pela Serra de São José. Vá preparado para comer muito.

End: Estrada Real entre Tiradentes e Bichinho

 

Angatu

Cozinha contemporânea com influência mineira, com pratos elaborados pelas mão do jovem e criativo chef Rodolfo Mayer.

colagem
Restaurante Angatu, um dos mais festejados atualmente em Tiradentes

Ali podemos provar diferentes texturas e combinações que deixam os sabores ainda mais ricos. É também um bom lugar para provar bons vinhos, como o excelente português frisante que degustamos no jantar, o Casa dos Pontes. Já no couvert, percebemos a proposta diferenciada do restaurante, com geleia de morango, manteiga e ervas, pasta de quiabo, pasta de tomate seco e queijo serra canastra.

colagem3
A cozinha criativa de Rodolfo Mayer no seu Angatu, em Tiradentes

Destaques que valem muito a pena são o prato vegano com um mix de vegetais, e a truta na manteiga com purê de cebola, farofinha e legumes. Ambiente estiloso e muito charmoso.

End: Rua da Cadeia, 38

Via Destra

colagem
Ambiente romântico do Via destra com mesas ao ar livre e no interior do salão

Um dos mais tradicionais de Tiradentes, comandado com muito amor não só pela culinária italiana como toda a sua cultura, onde podemos “passear” por regiões como o Vêneto, Nápolis, o Mediterrâneo…o chef Rubens Beltrão resgata receitas de várias regiões da Itália, levando o que há de mais autêntico dessa cultura para Minas Gerais. Não à toa, o restaurante ganhou o importante certificado Ospitalitá Italiana, concedido pelo próprio governo daquele país. A entrada é a introdução para essa cultura e para as criações do chef, como a conserva de abobrinha, cenoura, atum, couve flor, ervilha, passas, e também pasta de queijo, e a tapenade de beringela com cebola roxa.

colagem1
O premiado chef Rubens Beltrão com o certificado de Ospitalitá Italiana concedido ao seu Via Destra

No cardápio principal, destaque para os pratos que têm nome próprio, como o Vesúvio, esses são criações próprias de Rubens. Provei exatamente esse e gostei muito do linguini nero com camarões e pimenta biquinho. Um prato extremamente saboroso. O extenso cardápio também oferece massas com frutos do mar, massas recheadas, carnes e peixes.

img_20170211_215157877_burst000_cover_top
Linguini nero com camarões, tomate e pimenta biquinho
img_20170211_220834461
Paglia italiana do Via Destra

Na sobremesa, vale continuar nesse clima ítalo-brasileiro e pedir a plaglia italiana com sorvete de creme.

End: Rua Direita, 156

Tutu na Gamela

img_20170211_120727456_20170211122407166
Ambiente rural bem mineirinho no restaurante Tutu na Gamela

Uma ótima opção para um almoço mineiro com buffet farto. Comida autêntica mineira irresistível, com suas panelas de barro quentinhas sobre o fogão à lenha. O purê de polenta e as carnes preparadas na hora conquistam e pedem repeteco.

img_20170211_121211871
Forno à lenha e um buffet excelente e muito completo

Sobretudo o pernil tostadinho por fora e macio por dentro. Sobremesas como arroz doce e goiabada estão incluídas no buffet.

End: Av. Gov. Israel Pinheiros, s/n, zona rural de Tiradentes

+ 5 programas imperdíveis em Tiradentes

+ O que fazer em Paraty: 5 passeios do centro histórico às praias

Marcas Mineiras Café & Loja

colagem1
Imperdível: pausa para o café em Tiradentes no Marcas Mineiras

Lugar encantador localizado no Largo das Mercês, me apaixonei pelo ambiente envolvente desse café. Ao entrarmos na singela casa de fachada típica, passamos primeiro pela loja, especializada em loucas e vasos de vidro de Poços de Calda. Destaque para as perfumadas essências para ambientes de casa.

colagem3
Marcas Mineiras: ambientes agradáveis e charmosos onde comidinhas deliciosas são servidas

Mais alguns passos e chegamos num lindo jardim onde ficam as mesas ao ar livre, com uma decoração rica em detalhes miúdos. Ótima pedida para aquela pausa para o café, para saborear comidinhas e desfrutar de alguns momentos de tranquilidade antes voltar a caminhar pelas ruazinhas de Tiradentes.

colagem2
Comidinhas delicadas e muito gostosas no Marcas Mineira Café & Loja, Tiradentes

A massa finíssima da Tartelle de alho poró e queijo com recheio farto, e o bolinho de banana com geleia, são apostas certas.

End: Largo das Mercês, 49

Tragaluz

Para um jantar romântico e mais requintado, com menu de excelente qualidade do chef Felipe Oliveira, o lugar perfeito é o ambiente intimista do Tragaluz. O salão tem uma decoração belíssima, com louças finas, castiçais de estanho e muitos prêmios exibidos nas paredes.

colagem4
Ambiente requintado sem perder as características da cultura brasileira: cardápio em formato de livro de Cordel

Mesas à luz de vela e o charme do cardápio em formato de Cordel dão um toque todo especial ao jantar à dois. Desde os cremes – provei o creme de couve-flor e gorgonzola –  até pratos como o delicioso picadinho, tudo é irretocável. Principalmente as sobremesas tão famosas e recomendadas na região. A partir de março, o menu irá sofrer alterações e apresentar pratos ainda mais elaborados. Os pratos mencionados aqui irão permanecer com pequenas mudanças.

colagem5
Luz de velas no jantar com creme de couve-flor e gorgonzola, e o picadinho com mandioquinha.
colagem6
Sobremesas irresistíveis: goiabada frita com castanhas e srvete de goiaba, e o delicioso doce de leite queimado com sorvete de queijo

Oferecendo alta gastronomia no centro histórico de Tiradentes, seu clima envolvente se prolonga logo que saímos do restaurante e passamos pelo casario colonial das ruazinhas no seu entorno, cheias de história e cultura.

End: Rua Direita, 52

Estalagem do Sabor

sam_4381
Tiradentes, Minas Gerais

Pratos fartos, ambiente mineiro, comida boa. Há anos indicado pelo Guia Quatro Rodas, o Estalagem do Sabor é referência em Tiradentes. Uma das estrelas da casa é o prato Mané sem Jaleco, muito bem servido. Logicamente, vem acompanhado de couve fresca e torresminho. O ambiente é muito agradável e cheio de personalidade, com um pitoresco jardim na entrada. Além disso, o restaurante, um dos mais antigos da cidade, tem sua própria horta no quintal.

sam_4413
O prato Mané sem Jaleco do Estalagem do Sabor, Tiradentes

End: Rua da Cadeia, 120

img_20170212_224251213

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

Deixe uma resposta