Chile: Ski Portillo, um centro de esqui para toda a família

Em nossa recente viagem ao Chile, fomos convidados a conhecer o Ski Portillo, localizado na Cordilheira dos Andes. Esse é um centro de esqui ideal para famílias, com atividades para crianças e para os pais, num dos lugares mais belos do Chile. É fácil chegar lá a partir de Santiago, reservando um transfer que leva no máximo duas horas ara chegar lá. Quando estivemos lá a temporada já estava se iniciando, o hotel estava cheio e animado. Pudemos sentir o espírito de Portillo, que imprime o clima familiar de uma forma tão especial que sentimos saudades de todos ao partir do hotel. Uma das novidades para a próxima temporada é a Semana do Vinho e a Wine Fest, que irão acontecer de 29/07 a 05/08 e 19 a 26/08. Para quem aprecia bons vinhos, é a oportunidade perfeita de explorar os famosos vinhos chilenos, já que as melhores vinícolas e bodegas do país irão marcar presença em Portillo. Confira no site do ski resort a programação para as degustações.

Matéria atualizada em abril/2017

IMG_20160627_144431229
Ski Portillo, no Chile, fica a cerca de duas horas de Santiago

O hotel do Ski Portillo fica a 2.800 metros de altitude, entre montanhas cobertas de neve e um lago majestoso bem na frente das instalações. Com 65 anos de existência, foi construído na década de 40 e preserva até hoje o estilo de sua construção original. Um hotel extremamente aconchegante, que não se rendeu a modernismos, mas nem por isso deixa de oferecer todo conforto necessário aos hóspedes. Com calefação em todos os ambientes comuns e nos quartos, inclusive nos banheiros, sua grande estrutura impressiona.

colagem7
Ski Portillo: um grande lago era a vista do meu quarto
colagem
O aconchegante quarto do Ski Portillo

Aperte o play! Um pouquinho de Portillo!

Num prédio de 6 andares, mais um andar no subsolo, é completo, com ginásio com quadra de esportes e vestiários, parede de escalada, salão de jogos, ambulatório, uma central de vendas de turismo, um gift shop, um restaurante, um bar com música ao vivo e telão, um cinema, uma discoteca, sala de ginástica, solarium, um spa, um restaurante no topo de uma das pistas de esqui e uma creche onde as crianças menores podem passar o dia brincando e sendo cuidado com todo carinhos por profissionais. Até uma padaria própria o hotel tem. Tudo parece girar em torno do grande living com lareira central e diversos sofás e jogos de tabuleiro à disposição dos hóspedes. Ali, todos costumam se reunir entre as refeições e à noite, seja para bater papo, para tomar um chá, um vinho, seja para ler em frente à lareira ou apenas relaxar apreciando a paisagem. Esse é o conceito do Ski Portillo, promover a união e interação entre os hóspedes, um dos motivos pelo qual não existem televisões nos quartos.

colagem3
Academia, sauna, spa e salão de jogos são algumas das opções de serviços do Ski Portillo
colagem6
A lareira do living em Portillo

Esse mesmo living funciona também como uma extensão do restaurante principal. Nele, são servidas quatro refeições por dia incluídas na  dos pacotes de uma semana: café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Mas no barzinho instalado logo na entrada do restaurante, podemos finalizar as refeições com um café ou um chazinho. Sempre com atenção mais do que especial dos atendentes. Poucas vezes vi funcionários que demonstravam tanta alegria e satisfação em atender os hóspedes. Certamente o cuidado deles com cada um de nós tornou a estadia mais marcante.

colagem9
Café da manhã, almoço e jantar incluídos na diária. Bons vinhos chilenos fazem parte do menu do restaurante, pagos à parte
colagem5
O lanche da tarde também está incluído na diária no Ski Portillo
IMG_4474
A banda Betty Boo se apresentando no bar do Ski Portillo

Tarifas da Temporada 2017

untitled

untitled2

Outra área do Portillo que atrai muitos hóspedes e se destaca no resort, é a piscina aquecida. Na verdade, são três piscinas ao ar livre, muito convidativas, super quentinhas e relaxantes com seus jatos d´água. Cada uma tem um formato e a diferença entre elas está na temperatura da água, a mais quente chega a 42 graus. Podemos solicitar roupões e toalhas para utilizar essa área descoberta sem passar aperto. Ficar ali de manhã ou à tarde após esquiar, descansando e admirando o belíssimo cenário das montanhas nevadas é um verdadeiro privilégio.

AirBrush_20160711075400
Uma das piscinas aquecidas do Ski Portillo
colagem1
O ski resort conta com 3 piscinas ao ar livre, todas aquecidas
colagem11
A piscina do Portillo pode ser usada até anoitecer

Reserve seu hotel no Chile aqui pelo Booking.com

Booking.com

As três piscinas ficam em frente ao grande lago que compõe a paisagem de Portillo: a Laguna del Inca é uma verdadeira pintura. A cor da água e a tonalidade da neve ao seu redor muda ao longo do dia, de acordo com a posição do sol. O que nos faz passar horas e mais horas admirando tamanha beleza, quase incrédulos.

IMG_20160628_103958669
Laguna del Inca, na Cordilheira dos Andes

Privilégio também de quem vai a Portillo para esquiar. As pistas de esqui com menos elevação ficam exatamente em frente ao lago. Imagine deslizar na neve com essa vista! É ali, aliás, que funciona a pista para os iniciantes, que fazem as aulas com professores renomados logo em frente ao hotel. Já saímos do local onde pegamos todo o equipamento de esqui ou snowboard direto para a pista com neve. As aulas podem ser dadas tanto para crianças como para adultos que vão esquiar pela primeira vez. Uma pista chamada Corralito é onde esses esquiadores costumam ficar. Tudo feito com muito carinho e com capricho nos detalhes para envolver a todos, novatos e experts. Esses costumam subir de ski lift, um teleférico que consiste de uma cadeira aberta que leva até as montanhas mais altas. De lá eles já saem esquiando e dominado as pistas. Portillo é um dos centro de esqui mais procurados no mundo, tendo ganhado destaque décadas atrás quando sediou o Mundial de Esqui. Por isso, profissionais do mundo todo costumam procurar o resort com a temporada alta termina e eles podem praticar o esporte em pistas com maior grau de dificuldade. Os esportivas experientes também encontram em Portillo pistas de Heli ski, praticada a partir de um helicóptero que leva até montanhas mais altas.

colagem2
Centro de esqui do Ski Portillo
colagem10
No Ski Portillo a aula de esqui pode ser na parte da manhã ou à tarde
colagem8
Ski lift e uma das pistas de esqui

Mas mesmo quem não esquia pode subir no ski lift, de preferência com botas especiais para caminhar na neve, e, além de admirar a vista panorâmica de Portillo, com as montanhas parecendo alcançar o céu e o lago visto lá de cima, pode ter uma momento memorável no Restaurante Tio Bob´s. A 3.200 metros de altitude, o restaurante leva o nome de um dos primeiros donos do resort, e serve pratos com carne e frango, ou apetitosos hambúrgueres. Podemos escolher almoçar nas mesas do charmoso salão interno, ou nas mesas ao ar livre, contemplando uma das paisagens mais lindas que já vi. Mostarda Dijon servida à vontade e um bom Pisco chileno completaram a refeição, no almoço que foi um  dos pontos altos de nossa hospedagem em Portillo. Acho que só isso já valeria a visita a esse resort, independente de esquiar ou não!

IMG_4568
Chegando no Restaurante Tio Bob´s
colagem4
O restaurante Tio Bob´s fica a 3.200 metros de altitude
IMG_4551
O hotel e a Laguna del Inca vista do alto da montanha onde fica o Restaurante Tio Bob´s

Tudo isso faz do Ski Portillo um hotel muito especial no Chile. Um lugar que parece nos “adotar”, tamanho é o carinho no acolhimento aos hóspedes e o cuidado que recebemos ao longo dos dias por lá. O objetivo da “Família Portillo” sem dúvidas é alcançado durante a semana que cada visitante passa no hotel. Seja para aproveitar ao máximo o centro de esqui, ou para aproveitar todas as demais instalações que eles oferecem para descansar ou para passar momentos de qualidade com amigos e família, o hotel se torna a nossa casa por alguns dias e nos deixa totalmente à vontade. Acho que no Ski Portillo foi o lugar que mais vivenciei a expressão latina tão popular: “mi casa es su casa”!

Faça seu Seguro Viagem aqui

realseguro

20140719_163315


Rodapé posts

Anúncios

Um comentário em “Chile: Ski Portillo, um centro de esqui para toda a família

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s