Tocha Olímpica – Boulevard Olímpico
Logo na abertura dos Jogos Olímpicos da Rio 2016, uma novidade: além da Tocha Olímpica que foi acessa no Estádio do Maracanã, uma outra pira foi instalada no Centro do Rio, em frente à igreja mais emblemática da cidade, a Candelária. Essa região agora é conhecida como Boulevard Olímpico, em frente ao Porto Maravilha. Está renovada e com um alto astral contagiante nesse período olímpico. Além da tocha, que está sendo chamada de ” Pira do Povo”, já que mesmo quem não for aos estádios ver os jogos pode admirar a pira em pleno Centro do Rio, existem lounges com música e animação, telão transmitindo os jogos e algumas casas temáticas dos países, como é o caso da Casa de Portugal, que fica dentro de um navio. Programa imperdível para cariocas e turistas! As melhores opções de transporte até o Boulevard Olímpico são o metrô (Estação Uruguaiana e Estação Carioca), ou VLT para quem vier da rodoviária ou do aeroporto Santos Dumont.
Museu do Amanhã – Centro
Não deixe de visitar o novo cartão postal do Rio de Janeiro, o futurista Museu do Amanhã, que foi inaugurado em dezembro do ano passado na nova Praça Mauá, zona portuária da cidade. O museu futurista, com o design que lembra uma bromélia, oferece aos seus visitantes uma narrativa sobre a história do planeta e sobre como poderemos viver nos próximos 50 anos. Muitas questões são levantadas, como “De onde viemos?”, “Quem somos?”, “Onde estamos?”, “Para onde vamos?” e “Como queremos ir?”. O Museu do Amanhã está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, com encerramento da bilheteria às 17h; Para não precisar ficar horas na fila, você pode comprar os ingressos pela internet.
Palaphita Kitch – Lagoa
No restaurante Palaphita, você encontra um refúgio amazônico às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio. Além de coqueiros e plantas espalhadas pelo ambiente, o quiosque conta com móveis rústicos, feitos de pau-a-pique, sapê e piaçava, oferecendo aos clientes a sensação de estar no coração da floresta. Lá, é possível experimentar diversos ingredientes típicos da região norte do país, como tucupi, jambu, mangarataia, cupuaçu, macaxeira e tambaqui, tudo preparado e apresentado com requintes da alta cozinha. É uma explosão de sensações!
Escadaria Selarón – Lapa
Cenário de diversos clipes e filmes, a escadaria Selarón é um dos pontos turísticos mais conhecidos e característicos do Rio de Janeiro. Localizada no bairro da Lapa, a Escadaria Selarón começou a ser construída em 1990 pelo artista plástico chileno Jorge Selarón, que criou diversos mosaicos coloridos com ladrilhos de cerâmica. A escadaria liga o bairro boêmio da Lapa ao convento de Santa Teresa.
Arcos da Lapa – Lapa
Que tal aproveitar a vida noturna do Rio de Janeiro tomando uma cerveja nos barzinhos da Lapa? É uma ótima forma de conhecer a cultura e a música local. Lá, você também encontrará os Arcos da Lapa, uma das memórias vivas do Rio antigo. A construção, considerada a maior obra arquitetônica do período colonial, tem 270 metros de extensão e conta com 42 arcos duplos de alvenaria construídos por índios e escravos no século 18.
Jardim Botânico – Bairro Jardim Botânico
Geralmente todo Jardim Botânico de uma cidade é um lugar bonito. Mas dos que já conhecemos por aí…o do Rio de Janeiro certamente é um dos mais lindos. Um lugar muito bucólico, que nos passa uma imensa tranquilidade e bem estar, onde é possível caminhar, lanchar, observar aves diversas, conhecer o orquidário, a ala das palmeiras centenárias, respirar ar puro…é uma das áreas verdes mais bem preservadas, e também uma das maiores. Sua riqueza em biodiversidade é grande, com cerca de 6.500 espécies expostas ao ar livre ou em estufas. Um oásis que já inspirou figuras célebres como Tom Jobim, e que temos que agradecer à Dom João VI sua criação. Em 1808, ele mandou criar nas terras de engenho denominadas Lagoa Rodrigo de Freitas um Jardim de Aclimação, com a finalidade de aclimatar as plantas de especiarias trazidas das Índias Orientais. Um jardim pelo qual os cariocas têm muito carinho.
Parque das Ruínas – Santa Teresa
Também em Santa Teresa fica o Parque das Ruínas, com atividades artísticas voltadas para crianças e adultos, como artes visuais, artes cênicas, música, dança e cinema. O lugar conta com teatro, galerias de exposição, palco externo, jardins, terraços panorâmicos e um mirante onde é possível deslumbrar a beleza do bairro e do contorno da Baía da Guanabara. Se você for à Santa Teresa, vale a pena a visita.
Muro do Bar Urca – Urca
Que tal observar o pôr do sol na Cidade Maravilhosa? No Bar Urca, é possível saborear alguns petiscos, tomar uns drinks e bater um papo com os amigos sentado no muro do local. A vista é incrível: o bar está localizado em um lugar privilegiado, à beira da Baía de Guanabara, com vista para a Enseada de Botafogo e com o Cristo ao fundo. Da para sentir e viver a beleza da cidade!
Forte de Copacabana – Copacabana
Com cerca de dez mil visitantes por mês, o Forte de Copacabana é onde funciona o Museu do Exército, sendo um dos mais belos cartões-postais da cidade. O visitante pode escolher entre a visita restrita (apenas às áreas externas) e a completa (incluindo o interior do forte e o Museu histórico-militar). Ou apenas caminhar por toda a área do forte chegando até sua ponta debruçada sobre o mar. Um ponto privilegiado onde avistamos toda a Orla de Copacabana. E ainda tem um café lá dentro, muito disputado. Afinal, quem não quer saborear comidinhas e bebidas com uma vista dessas?!
GIPHY App Key not set. Please check settings