africa, África do Sul, Hotelaria

Londolozi Private Game Reserve: único com selo Relais & Chateaux na savana africana

Sem sombra de dúvida, a experiência mais especial que tivemos na África do Sul foi durante os dias que passamos no Londolozi Private Game Reserve. Localizado dentro da reserva Sabi Sands, adjacente ao Kruger National Park, o Londolozi foi pioneiro ao criar em 1926 a primeira reserva privada destinada a proteger a vida animal selvagem, ao mesmo tempo em que recebe com todo conforto e qualidade excepcional seus hóspedes. Não é à toa que o Londolozi Private Game Reserve é a única reserva do mundo a ostentar o selo Relais & Chateaux.

Londolozi Private Game Reserve na África do Sul

O Londolozi tem um significado imenso para o ecoturismo na África do Sul. Na língua Zulu, seu nome significa “protetor de todos os seres vivos”, por isso a integração com a fauna é fantástica. Em qualquer um dos seus luxuosos acampamentos, nos sentimos muito à vontade com a natureza ao redor e temos um contato muito próximo com os animais, o que torna a experiência rica e única. Os momentos passados ali são marcantes e vão ficar para sempre na memória.

” Londolozi representa um modelo de sonho que eu tenho para o futuro da preservação da natureza em nosso país ” Nelson Mandela

 

Modelo de ecoturismo e preservação

Fundado pela família Varty em 1926, a reserva é internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho com o meio ambiente bem como com a comunidade local. Tivemos a honra de percorrer os mesmos passos de Nelson Mandela, que visitou a reserva em 1992. Assim como ele, fomos apresentados aos “bastidores” do Londolozi, na aldeia onde os funcionários moram e produzem uma série de atividades voltadas para o desenvolvimento da população local, aprendem novos ofícios – aulas de informática por exemplo – e recebem as condições necessárias para preservar a cultura de sua tribo. Ali, eles fazem e vendem produtos artesanais típicos da cultura africana.

A aldeia localizada no Londolozi, onde os funcionários moram e aprimoram o aprendizado

Caminhamos pela “Freedom´s way”, um pequeno corredor nessa área que simboliza a caminhada de Mandela para liberdade. O famoso líder passou por lá durante sua visita à reserva, num caminho que representa os obstáculos que todos nós temos que transpor na vida. Foi durante sua passagem pelo Londolozi que ele declarou que a reserva representa um modelo ideal de ecoturismo na África do Sul. É muito bonito andar por ali e ver o trabalho que tem sido feito com os funcionários e a administração, com a comunidade e também a preservação não só da natureza, mas da cultura africana.

 

Acampamentos luxuosos com piscina particular

Aliado a isso, o que torna o Londolozi um lugar de destaque é o fato dele apresentar uma visão de conservação ao mesmo tempo em que oferece o melhor em hospedagem e gastronomia. A reserva possui 5 acampamentos luxuosos, onde o hóspede encontra o mais alto padrão de qualidade e todo conforto necessário. Mantendo o estilo africano na decoração e perfeitamente integrado ao meio ambiente, cada acampamento tem suas características próprias. O Founder´s Camp foi o primeiro a ser criado, e seu propósito é honrar os primeiros convidados e funcionários que ajudaram a erguer a reserva.

Um dos lodges do Founder´s Camp
À noite as camareiras abrem o dossel e deixam o quarto pronto para dormir

O lodge é muito espaçoso, bem iluminado, com cama king size, uma grande banheira no banheiro igualmente espaçoso, com produtos da própria marca Londolozi. Uma ampla janela de vidro no banheiro permite ver todo o verde no exterior do lodge.

Roupões e chinelos extremamente macios, bonés, repelente, lanterna e um frigobar completo com vinho, espumante, água, cerveja regional – além de cafeteira francesa à prensa, chás, amêndoas e outros petiscos – ficam à disposição do hóspede, já inclusos na tarifa.

Detalhes do Founder´s Camp
Muito conforto no Founder´s Camp

Cada lodge conta com seu próprio deck, um cantinho delicioso para relaxar. Ali, uma piscina particular, um chuveiro ao ar livre, espreguiçadeiras e a vista da savana nos brindam de forma espetacular. Foi inesquecível passar alguns momentos nos refrescando na piscina enquanto admirávamos uma manada de elefantes caminhando tranquilamente poucos metros à frente.

Deck do Founder´s Camp
Piscina em contato direto com a savana africana
A cerveja sul africana combinou bem com o clima
Piscina particular no Londolozi Private Game Reserve

Uma experiência única, sem cercas, sem grades, apenas nós e a natureza soberana ao redor. Isso sem falar nos diversos macaquinhos que nos faziam companhia no deck durante nosso banho de sol. Eles apareciam de tempos em tempos e como são muito espertinhos, é preciso deixar a porta do quarto sempre trancada, do contrário eles abrem e vasculham todo o interior à procura de comida. O Private Granite Suites é o acampamento que detém o título Relais & Chateaux, apresentando uma grande piscina de frente para o Rio Sabi. Uma das coisas que todos os acampamentos têm em comum é o acesso aos 34 mil hectares da reserva e suas instalações.

 

Alta Gastronomia

Outro ponto em comum para todos os hóspedes do Londolozi Private Game Reserve é a alta gastronomia oferecida. São três refeições e meia por dia incluídas na diária. De manhã bem cedinho antes de realizar o primeiro safari, um café leve é oferecido para que os hóspedes não saiam de estômago vazio. É o momento perfeito para despertar totalmente e sentir o ambiente envolvente, onde a todo momento podemos admirar a reserva animal. Como todos os ambientes são abertos nas laterais, temos a sensação real da amplitude do local.

Ambientes com grandes vãos livres, sem paredes, integrados à natureza

Dessa forma, seja no salão do restaurante principal durante o desejum, seja no gift shop ou na sala de ioga (as aulas de ioga também estão incluídas na diária), sempre podemos apreciar os animais passeando livremente. O verdadeiro luxo é ter esse contato com a natureza, é ver elefantes livres bem na nossa frente!

A decoração é ao mesmo tempo rústica e elegante, com motivos africanos
Uma reserva imensa à nossa frente
Durante o café da manhã, avistamos elefantes e hipopótamos
Elefante passeando no Londolozi Private Game Reserve

Depois do primeiro safari do dia, um café da manhã completo é servido, com o toque especial de um espumante sul africano. Provamos de tudo um pouco, é delicioso. Os simpáticos e sorridentes funcionários, de uma alegria contagiante, a todo momento nos oferecem outros itens além dos que são servidos no buffet, como ovos, que podem ser feitos de acordo com o desejo do hóspede. Algumas horas mais tarde o almoço é servido também.

Café da manhã do Londolozi Private Game Reserve
Espumante, tábua de frios, frutas, sucos, iogurte e mais
Ovos beneditinos no café da manhã do Londolozi Private Game Reserve

À noite, mais um momento especial. O jantar em meio à luz de velas pode ser servido no salão, ou ao ar livre com uma grande fogueira (a “boma”, fogueira típica da África) no centro. As mesas ficam ao redor, um excelente buffet é preparado, com saladas, legumes, azeites e molhos variados, vinhos sul africanos, sucos, pães irresistíveis…tudo isso num clima muito especial.

Diversos tipos de vinho, com destaque para os rótulos sul africanos
Jantar no Londolozi Private Game Reserve
A boma, fogueira ao ar livre durante o jantar

 

Ioga, Piscina & Spa

Como mencionado acima, também estão incluídas na diária aulas de ioga. O hóspede escolhe se deseja fazer a aula ou não. É mais um convite à contemplação. Num ambiente amplo e totalmente voltado para a natureza, não há lugar melhor para quem quiser meditar por alguns momentos. E por todos os cantos, o contato com os animais é muito próximo. No caminho entre nosso lodge e a sala de ioga, diversas impalas caminhavam tranquilas entre as árvores.

Muitas impalas caminham livres na propriedade

Existe mais de uma piscina como opção de lazer e relaxamento no Londolozi. É uma boa pedida para curtir antes ou depois de uma massagem no Life Spa (as massagens devem ser previamente agendadas e não estão incluídas no valor da diária).

Uma das piscinas do Londolozi, onde uma simpática impala nos observava
O spa do Londolozi Private Game Reserve
Mais uma área de lazer do Londolozi Private Game Reserve

 

” Esse fim de tarde inigualável, com espumante no happy hour, pode ser feito na companhia de…rinocerontes! “

 

Dois safaris por dia

Muito importante ressaltar que também faz parte da experiência de hospedagem no Londolozi os Games Drives, ou seja, os safaris para ver os animais. Os rangers e trackers do Londolozi estão entre os melhores do mundo. São eles que nos levam em jipes abertos para observar animais selvagens, entre eles, os “Big Five” (os cinco animais mais difíceis de se caçar que nos tivemos a sorte de conseguir ver de perto). Os safaris acontecem em dois horários: um de manhã bem cedo, por volta das 5h, 6h da manhã. Alguns animais são mais facilmente avistados logo no início da manhã. Essa também é uma oportunidade de ver o sol nascendo, é apaixonante.

O sol nascendo na savana africana
No Jeep durante o safari da manhã

O outro safari é feito à tarde, iniciando por volta das 15h, 16h. Além de mais algumas horas ao lado de animais como elefantes, girafas, javalis, hipopótamos, búfalos, leopardos e leões, é maravilhoso terminar o safari na hora do pôr do sol, quando a savana adquire cores incríveis.

Filhote de leão após uma caçada
Mashaba, a mamãe leoparda e seus filhotes
Também chegamos perto de zebras

Nesse momento, os guias preparam um inesquecível happy hour com direito a espumante e ao licor mais famoso da África, o Amarula, e muito mais. Esse fim de tarde inigualável pode ser feito na companhia de…rinocerontes! Nós ficamos a poucos passos de dois deles. Lembrando que no safari feito de manhã também há uma parada para um coffee break. A atenção dos guias e toda a estrutura que a reserva oferece aos hóspedes é sensacional. Leia mais sobre os safaris do Londolozi no link abaixo.

Um dos muitos filhotes de elefantes da reserva
Os rinocerontes que estavam no happy hour conosco
Espumante e ao fundo os rinocerontes
Cores incríveis no entardecer da savana africana
Brindando durante o pôr do sol
Paisagem do safari no Londolozi Private Game Reserve

 

+ Safaris no Londolozi Private Game Reserve

 

O Londolozi é um caldeirão de emoções. Passar alguns dias na reserva nos permitiu conhecer pessoas maravilhosas, apaixonadas pelo que fazem e por sua terra e cultura, ter contato próximo com animais de forma que jamais imaginamos, e desfrutar da qualidade de um dos melhores lodges do mundo. E culminou com o privilégio maior de saber que estávamos no mesmo local onde certa vez Nelson Mandela esteve, e ali sentiu as mesmas emoções que nós. Só temos a agradecer por essa experiência incrível.

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

 

 

 

2 comentários em “Londolozi Private Game Reserve: único com selo Relais & Chateaux na savana africana”

Deixe uma resposta