Gastronomia

Onde almoçar em Vargem Grande: Restaurante Quinta, comida brasileira com tradição

Um restaurante de excelência em Vargem Grande. Um espaço com tradição cultural ideal para exposição de arte. Uma chácara antiga com muita história para contar. Tudo isso é o restaurante QUINTA. Uma experiência gastronômica em meio a muito verde e árvores centenárias no Rio de Janeiro. No domingo o blog Le Touriste foi convidado a almoçar no Restaurante Quinta, em Vargem Grande,  Zona Oeste do Rio, e provar o seu cardápio premiado. De cara, já posso dizer que é o tipo de restaurante onde é difícil escolher uma entrada ou um prato apenas. Todos, sem exceção, nos fazem salivar só de ler a descrição no menu.

IMG_0832
Restaurante Quinta, instalado numa chácara colonial em Vargem Grande, Rio de Janeiro

Ao chegar no restaurante você pode escolher as mesinhas na varanda ou no salão interno. Fomos para onde o ar condicionado estava! Após alguns momentos de dúvidas, para iniciar escolhemos a macaxeira indiana com banana ao leito de curry e mostarda Dijon, acompanhado de camarões. Detalhe para a banana usada nessa entrada, que foi eleita campeã como produto típico da região de Vargem Grande. Eu adoro banana, misturada na comida contrabalança bem com o salgado dos demais itens.

colagem
Chegando no Restaurante Quinta já somos envolvidos pela beleza de seus jardins
colagem2
Bolinho de macaxeira indiana, suco integral de uva, batida de coco e o ceviche com folhas de manjericão

A outra entradinha escolhida foi o ceviche. No ponto certo também. Para nosso paladar, talvez apenas acrescentasse mais cebola roxa e toques de manga. Mas estava delicioso! Fiquei de olho no camarão ao creme de queijo com especiarias e cubos de maçã, mas tive que deixar para provar numa próxima vez. Suco natural de uva e uma cerveja gelada fizeram companhia pra esse início de refeição. Quem preferir, tem também uma carta de vinhos à disposição.

IMG_0848
Restaurante Quinta: uma garfada perfeita de ceviche!

Na continuação, pedimos os seguintes pratos principais: camarão com arroz negro e arroz cateto (um tipo de arroz integral) com lascas de amêndoas e abacaxi caramelizado. E também a Moqueca do Quinta, que é uma moqueca de frutos do mar com peixe, lagostins, camarão e lula acompanhados de arroz branco, leite de coco e farofa de dendê, além de espinafre salteado. Uma boa pimentinha para dar aquele toque e uma batita de coco pra combinar com o clima de domingo e pronto, formou-se o cenário perfeito! Outras opções para o almoço são o marreco assado, o lombo de bacalhau, filé ao funghi secchi, e há a opção de cardápio vegetariano também, basta solicitar aos atendentes.

colagem4
Pratos deliciosos e caprichados num ambiente belíssimo em Vargem Grande
IMG_0856
Detalhe do camarão com arroz negro e arroz cateto

Pratos deliciosos, com brasilidade, bem como influências asiáticas, na medida certa. Tudo criação de uma das proprietárias, Fátima Correa Dias, que comanda a cozinha e conhece como ninguém a região e os melhores produtos locais, utilizando matéria prima fresca e sazonal. É dela também a ideia de passar a levar ao público um menu degustação chamado “Quinta Essência”, que passará a ser servido no jantar às sextas e sábados das 19h às 23h. A casa, que até então só funcionava para almoço,  vai abrir também à noite a partir de 4 de março, oferecendo o menu desgustação, e a ideia é aproveitar o espaço privilegiado para expor obras de artistas da região. Vale lembrar que é recomendável fazer reserva para o jantar.

IMG_0829
As mesinhas na varanda dão um toque de charme ao restaurante

Mas não parou por aí. Ainda tinha um atraente cardápio de sobremesas pela frente para nos deixar novamente em dúvida do que escolher. Fiquei tentada a provar o doce de mangaba com sorvete e calda de tangerina, mas acabei optando pela torta de castanha do Pará, com sorvete de creme e  mel para finalizar. Um sabor envolvente, uma combinação na medida para equilibrar o doce do mel com o frescor do sorvete de creme. A outra sobremesa que experimentamos foi, segundo nos disseram, o doce mais pedido da casa: Romeu e Julieta na versão sorvete de queijo com goiabada derretida. Uma dupla que não decepciona nunca.

IMG_0861
Torta de castanha do Pará com sorvete de creme e mel
IMG_0864
Romeu e Julieta na versão do Quinta

E para mostrar que no Quinta tudo tem um toque diferente, até na hora do cafezinho uma novidade (ao menos para nós)…gengibre açucarado para adoçar o café.

colagem3
O café com gengibre adoçado foi perfeito após a sobremesa

O terreno em Vargem Grande foi comprado décadas atrás pela família de Luiz Antônio, um dos proprietários, quando não havia ainda nada por ali. Construíram então a chácara, frequentada por muitos amigos, entre eles o famoso paisagista Burle Max. Esses mesmos amigos costumavam ir à chácara para agradáveis e caprichados almoços. Até que esse hábito foi ficando cada vez mais frequente e dispendioso, e com isso a vocação do local não podia mais ser ignorada. Nascia o Restaurante Quinta, nos idos de 1984, dessa vez aberto ao público geral.

colagem1
Os diferentes ambientes do Quinta: o bar, o salão interno, a varanda e a sala especial para grandes grupos

Desde então, todos têm a chance de conhecer esse restaurante maravilhoso e se encantar com a gastronomia e a linda casa onde ele está instalado. Vários ambientes, uma sala especial para reservas de grandes grupos, um barzinho, tudo num lugar de natureza exuberante. Pássaros, peixes e tartarugas no simpático laguinho do jardim dão ainda mais charme à casa, e um bonito gramado que recebe até cerimônias de casamento de pequeno porte. Ir à Vargem Grande almoçar no Quinta, é passar algumas horas de puro deleite num ambiente dentro do Rio, mas que dá a sensação de ter passado uma tarde fora!

Nova Imagem
O Restaurante Quinta tem acesso pela Estrada do Sacarrão, depois do Rio Water Planet

Restaurante Quinta

Rua Luciano Gallet 150, Vargem Grande Telefone:

(21) 2428-1396 / 2428-2568

Horário de funcionamento:

Diurno –  sábados, domingos e feriados, de 13h às 18h

Noturno – Sextas e sábados, de 19h às 23h

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easysim4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars


Um comentário em “Onde almoçar em Vargem Grande: Restaurante Quinta, comida brasileira com tradição”

Deixe uma resposta