América do Sul, Bolívia

Tiwanaku na Bolívia, passeio fascinante pertinho de La Paz

Tiwanaku, na Bolívia, é um sítio arqueológico que guarda as ruínas daquele que já foi considerado o mais importante local de cultura pré Inca. Por isso, é considerado o sítio arqueológico mais impoetante da era pré-colombiana. Fica próximo de La Paz, capital do país. Mas a verdade é que não se chega lá tão rapidinho assim, visto que o trânsito em La Paz é caótico e intenso mesmo nos finais de semana, o que nos faz perder bastante tempo para chegar a essa atração. Por isso, considero que o melhor é reservar o passeio com uma agência para ir até lá com mais conforto, e não pegar um ônibus comum.

2016-04-10 22.20.46
Tiwanaku, na Bolívia

O sítio arqueológico de Tiwanaku, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, fica a 70 km de La Paz. Atenção porque a altitude nessa atração boliviana é ainda maior do que em La Paz. São 4 mil metros de altitude. O que significa que qualquer caminhada cansa mais, é preciso se hidratar bem, e não esquecer o protetor solar em hipótese alguma! Apesar do frio, o sol é forte e queima bem. Um chapéu também é providencial.

IMG_2398
Entrada de Tiwanaku
IMG_2418
A área do sítio arqueológico é muito extensa

Dentro do sítio arqueológico as ruínas, templos e estátuas ficam um pouco afastadas uma das outras, então andamos bastante durante o tour. Estando acompanhado de um guia, ele explica tudo sobre cada resquício do antigo local habitado por Aymaras, nome do povo estabelecido desde a era pré colombiana no sul do Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Na região do Lago Titicaca (que fica próxima de Tiwanaku), ainda restam alguns representantes da cultura Aymara que falam essa língua, como é o caso dos habitantes das Ilhas Flutuantes de Uros, no Peru. Existe também um museu em frente a esse sítio arqueológico. Geralmente a visita a ele é feita após percorrer o sítio arqueológico e a entrada já está incluída na visitação à Tiwanaku.

20160410_111959
A grande pirâmide de Tiwanaku

IMG_2405

Alguns pontos são mais fascinantes que outros. A muralha com pedras perfeitamente encaixadas, característica dos Incas que possuiam uma precisão arquitetônica assustadora, é um desses pontos.

20160410_115714

A grande estátua do Deus Viracocha no Templo Kalasasaya foi o que mais atraiu meu olhar. Dá para imaginar como esse povo fazia as adorações a um deus como esse.

20160410_113145
Estátua do Deus Viracocha

Um dos templos de Tiwanaku, com uma grande área ao redor que certamente era local de reuniões, celebrações e sacrifícios, também impressiona pela simetria. Como todo esse sítio arqueológico era o centro político de Tiwanaku, os arqueólogos contam que ele floresceu por mais de cinco séculos. Fascinante imaginar como esse lugar era no seu auge. Sem dúvida um passeio obrigatório para quem está em La Paz.

20160410_120345
Tiwanaku: Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO

 

20160410_122714
Tiwanaku, Bolívia

Mais fascinante ainda é pensar que, de acordo com o significado do nome Tiwanaku em Aymara, esse era o centro do mundo muitos séculos atrás. Tiwanaku significa “pedra do meio”, uma alusão a crença desse povo que, assim como Cusco se considerava o “umbigo do mundo”, na Bolívia de outros tempos eles também acreditavam nisso.

colagem
Ruínas do sítio arqueológico de Tiwanaku

No entanto, com as conquistas espanholas e com o fato da cultura Aymara ter se perdido por não terem deixado linguagem escrita, sobraram poucas ruínas desse grande império. Mas achei que o sítio arqueológico apresenta ainda muita coisa para vermos, a visita dura cerca de 3 horas, ou seja, bastante tempo. Sem contar que poder visitar os vestígios de uma das primeiras cidades planificadas da América do Sul é um grande privilégio.No retorno para La Paz, o tour inclui almoço num restaurante da região de Ingavi, com opção de frango, carne de llama, peixe ou omelete. Saladas e legumes à vontade e outros acompanhamentos quentes. A refeição é paga à parte e custa 25 mil bolivianos. Já o tour custou 80 mil bolivianos. De um modo geral, com o câmbio os passeios na Bolívia saem mais baratos para os brasileiros, então não deixem de fazer.

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easysim4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars


5 comentários em “Tiwanaku na Bolívia, passeio fascinante pertinho de La Paz”

  1. Boa tarde, poderia me informar se a altitude incomodou muito e qual a melhor forma de amenizar? Soube de gente que passa muito mal e estou pegando as dicas aqui para já chegar bem preparado. Obrigado. Alex.

    1. Me preparei antes também, por isso não incomodou tanto quanto poderia. Por exemplo, a fadiga a gente sente mesmo não fazendo muito esforço, porque são 4 mil metros! Mas dor de cabeça dá para amenizar bebendo muita água e chá de coca, como sempre recomendo aqui. A altitude incomoda também em relação a ressecar a pele, mas com a hidratação dá para amenizar isso também, e assim não causa grandes transtornos.
      Aproveite bem sua viagem! Obrigada pela visita!

  2. Muito obrigado. Sobre o chá pensava que era meio forte, mas li nos seus textos que é suave então vou apostar nele!
    Sds

Deixe uma resposta