Europa, Itália, Suíça

Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça

Passear de trem pela Suíça é uma das grandes atrações desse país. Mas existe mais de um circuito e rotas diferentes. Então, pode pintar aquela dúvida na hora de escolher em qual embarcar. Por tudo que já tinha lido a respeito, o que mais me chamava a atenção era o Bernina Express. Escolha mais do que acertada! Até porque, a rota desse trem em atividade desde 1910 é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, então, só por esse motivo já dá para ter uma ideia das belezas que encontramos no caminho. Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça.

Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça
O famoso trem vermelho Bernina Express e o Lago BIanco

Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça

Uma viagem cênica da Itália até a Suíça

Já fiz muitos passeios visualmente lindos, paisagens que mais parecem pinturas. Mas na rota do Bernina Express, que nos leva até os glaciares de Bernina Pass, o que mais impressiona é que as paisagens belas e grandiosas acompanham o trajeto do início ao fim, é deslumbrante. Dentro do trem com janelas panorâmicas, ficamos sem saber para qual lado olhar, diante de tanta beleza se descortinando bem na nossa frente. Isso me fez classificar esse passeio como o mais lindo que já fiz na vida.

Da Itália até a Suíça

O encanto desse passeio começa em outro país, na Itália. A partir de Milão, seguimos de ônibus pelo Norte até chegar na fronteira com a Suíça. O caminho passa inicialmente pelas cidades de Como, tendo o Lago di Como e o Lago Bellagio como pano de fundo. Ou seja, já começa muito bem, um verdadeiro cartão-postal a nossa frente.

Lado di Como na Itália

Em seguida, vamos até a cidade de Tirano, que fica exatamente na fronteira entre Itália e Suíça. Dessa forma, a cidadezinha é italiana, mas tem o maior jeitão suíço. As casinhas são de estilo suíço e as bandeiras desse país estão espalhadas pelas ruas. Em Tirano podemos conhecer a igreja local, uma de suas grandes atrações, e também temos tempo de sobra para almoçar. Após o almoço, ali mesmo na estação de Tirano embarcamos no trem do Bernina Express.

Tirano, na Itália
Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça
A estação de trem do Bernina Express, embarque inicial em Tirano

Bernina Express, o trenzinho vermelho com mais de 100 anos

Sem dúvida essa é uma das melhores maneiras de apreciar as magníficas paisagens dos alpes suíços. O Bernina Express é o famoso trenzinho vermelho em estilo vintage, com mais de 100 anos de existência, o que já é uma atração à parte nesse tour. Subindo a até 2.235 metros, ele é confortável e suas janelas panorâmicas podem ser abertas para melhor admirar o visual (o passeio pode ser feito tanto no inverno quanto no verão).

Viaduto em espiral, rota do Bernina Express
Cenários que parecem cartão-postal

Logo que subimos à bordo, a primeira parada do trem já é em território suíço, em Poschiavo. A partir daí, o cenário é um deslumbre só, e logo no inicío da rota ela mostra a que veio: o Viaduto Circular Brusio em formato espiral faz uma volta por onde o trem passa de uma forma tal que já nos deixa extasiados sem saber para onde olhar. É cinematográfico! O bacana também é poder ver o próprio trem em movimento a cada curva.

Alpes, lagos, riachos e cascatas

Durante cerca de 2 horas de passeio, passando por diversas estações. As paisagens são montanhas que parecem saídas de um quadro, alpes com picos cobertos de neves e lagos espetaculares que nos acompanham por vários quilômetros.

Um dos cantões da suíça por onde passamos nesse passeio
Riachos da Suíça fazem parte da rota considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO
Suíça
Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça
Um dos lagos vistos na viagem

Um ponto alto da viagem, dentre muitos, é o belíssimo Lago Bianco, o trem passa bem próximo a ele enquanto percorre suas margens. Campos verdes e floridos, riachos e cascatas completam o cenário de cartão-postal.

Lago Bianco, na Suíça
Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça
O Lago Bianco visto do trem Bernina Express
Lago Bianco

Passamos também por mais de um glaciar, uma visão belíssima onde a cor da água impressiona. Como pano de fundo a partir daí, os picos de Graubünden dominam a paisagem. Difícil pôr em palavras cenas tão bonitas. As imagens falam mais alto.

Um dos glaciares por onde passamos
Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça
Alpes com neve e lagos glaciares
Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça
Riachos também fazem parte do cenário
Inúmeros lagos suíços embelezam a paisagem

+ O que fazer em Milão: principais atrações

Destino final: St. Moritz

Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça
St. Moritz, na Suíça

Depois dessa viagem extraordinária, que conseguiu superar minhas expectativas que eram altas, o trem segue até a cidade de St. Moritz, a 1800 metros de altitude. Esse luxuoso resort de esqui suíço é muito frequentado por jet-sets e um dos mais famosos destinos turísticos do mundo . Mas no verão esse também é um lugar muito procurado. A cidade ganha cores e esbanja animação. O grande e belo Lago St. Moritz é sua principal atração, onde as pessoas vão para praticar vela, andar de caiaque, ou apenas relaxar em suas margens.

Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça
Lago St. Moritz
Lago St. Moritz

Já a parte alta da cidade, tipicamente suíça, oferece restaurantes e cafés, e claro, confeitarias onde os chocolates são as estrelas. É um lugar para caminhar pelas ruas e ir descobrindo seus cantinhos. Ou simplesmente ficar alguns bons momentos no seu mirante apreciando o cenário mais que perfeito da cidade de um lado, o lago no meio e as montanhas no outro lado. A viagem de volta é feita em ônibus turístico, deixando cada passageiro em seu próprio hotel (tour feito com a agência italiana Zani Viaggi).

A cidade de St. Moritz na Suíça
A confeitaria Hanselmann, tradição em chocolates
St. Moritz na Suíça

Certamente os outros circuitos de trem pela Suíça também são belos e interessantes, quem puder fazer mais de um só tem a ganhar. Mas se tiver que escolher entre um deles, aposte no Bernina Express. Não é à toa que esse também é considerado o mais belo pelo Viaje na Viagem, o maior site de turismo do Brasil. Concordo plenamente, pois o passeio à bordo do Bernina Express nos brinda com uma paisagem surreal do início ao fim. Cenários perfeitos que encantam os olhos e alegram a alma. A minha desembarcou desse trenzinho numa alegria só!

Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça
Da Itália à Suíça no Bernina Express

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

 

Anúncios

8 comentários em “Trem Bernina Express: como é o passeio pela Suíça”

  1. Babando com essas paisagens 😍 . Coloquei esse passeio na lista de desejos 🤗

  2. Nedimar Soares disse:

    Belíssima matéria Le Touriste! Parabéns!

  3. Rosaly Maria Neves Correa disse:

    ​MIGA.

    Quantas paisagens lindas! Fiquei até com “inveja branca”.​ Ao mesmo tempo com raiva porque meus “sangue sugas” consomem todo o nosso dinheiro, quando poderíamos estar usufruindo de tantas belezas. Porém Deus sabe o que faz e nós de nada sabemos. Bjs. Rosaly

    1. É tudo lindo demais mesmo, uma das viagens mais especiais que já fiz.
      Pois é, por aqui tudo é tão difícil…por isso cada viagem dessas tem um valor ainda mais importante para nós!

      Bjs

  4. Belíssimo texto!
    Pretendo fazer o caminho inverso, de St. Moritz até Tirano e depois seguir a rota de ônibus até Lugano. Dicas extras de viagem? rs

    1. Olá! Maravilha fazer o caminho inverso, vai ser ótimo você ir até Lugano. Acho que já que você vai até lá, tão pertinho da fronteira com a Itália e tão próximo de Milão, vale a pena visitar essa cidade. E principalmente, visitar os lagos italianos, que ficam muito perto de Lugano. Bellagio e Lago di Como são belíssimos, considere por esses lagos no seu roteiro. Vou publicar em breve as dicas de Milão com os passeios nos arredores.
      Obrigada!

Deixe uma resposta