Roteiro pela Chapada dos Veadeiros: Circuito dos Saltos

O Le Touriste esteve em Goiás recentemente à convite do Turismo de Goiás para conhecer a fantástica Chapada dos Veadeiros, por isso, durante toda essa semana iremos publicar matérias especiais sobre esse destino. Dicas de onde ficar, o que fazer, cuidados essenciais e onde comer. Essa é uma viagem que mistura contato com a natureza, contemplação e exoterismo. Nosso primeiro passeio foi justamente a visita ao cartão postal do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: as suas duas principais cachoeiras. Existem 3 circuitos a serem feitos dentro do Parque, esse que vamos compartilhar hoje é o Circuito dos Saltos.

AirBrush_20160823104119_1
Entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás

A Chapada dos Veadeiros é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Possui alto número de visitantes, foram 40 mil até julho de 2016. O Parque tem 65 mil hectares com áreas de proteção ambiental, mas a Chapada é muito maior, e esse ano sua área será aumentada significativamente, para 240 mil hectares. São 3 opções de circuitos sinalizados por cores: O Circuito dos Saltos, com saltos de até 120m e corredeiras, o Circuito dos Cânions, onde está Cachoeira da Carioca, e a Travessia das 7 quedas que dura de 2 a 3 dias com camping.
Não há serviço de resgate, assina-se um termo de risco ao entrar no Parque, por isso, é fundamental estar bem preparado e respeitar as regras do local.

O Circuito dos Saltos apresenta o que a Chapada tem de mais belo, suas cachoeiras e flores do Cerrado. Fizemos a trilha com o guia Rodrigo Ferraz da Aracoara Turismo, o que foi ótimo para ter toda a explicação sobre o bioma do lugar, a origem da formação geológica, saber mais da flora e da fauna local. Também foi uma grande vantagem estar com o guia o fato de termos ido de carro 4×4 até boa parte do caminho, evitando caminhar debaixo do sol a maior parte do trajeto. Mas as trilhas no Parque são auto guiadas, então é possível fazer por conta própria. Para chegar nos Saltos, após o trajeto de carro, percorremos uma trilha de 1 quilômetro de nível moderado. Trata-se de uma descida, o que debaixo do sol quente fica ainda mais desafiador. No caminho, um mirante onde avistamos o cânion por onde passa no Rio Preto. Logo depois, chegamos na incrível cachoeira de 120 metros, chamada de Salto 1 do Rio Preto. Ali só podemos apreciar a vista, o acesso é proibido.

colagem
Mirante do Rio Preto, que divide Alto Paraíso de Cavalcante, a Mimosa, flor típica do Cerrado e o Salto 1, com 120 metros de altura

Caminhamos mais um pouco, cerca de 100 metros, agora em nível praticamente plano, e chegamos à grande atração desse circuito, a cachoeira de 80 metros, chamada de Salto 2 do Rio Preto.  Como ela forma uma enorme piscina, ali o banho é permitido aos visitantes.

IMG_20160823_124958658

IMG_20160823_124256515
Piscina da Salto 2, com águas cristalinas de um tom dourado
IMG_20160823_123428093
Uma área muito grande para poder se banhar dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

É uma cachoeira belíssima, de cor cristalina, formando uma grande piscina. Essa é a recompensa da caminhada. Se a sede apertar, ali a água é potável, uma verdadeira benção da natureza. Podemos ficar nessa área o tempo que desejar, è muito gosto fazer a parada para mergulho ali. Sem pressa, curtimos a água, deitamos embaixo de uma sombra, nos regressamos e aproveitamos ao máximo esse contato com a natureza.

IMG_20160823_124911698
A Cachoeira Salto 2 cercada pela vegetação do Cerrado

C360_2016-08-23-14-28-47-395

Após cerca de 1 hora nesse grande poço, voltamos para o ponto onde deixamos o carro, mais 1 quilômetro até lá. Mesmo com o esforço da trilha, a gente se sente renovado depois de um banho de cachoeira!

Aracoara Turismo

Rodrigo Ferraz

Email: rodrigoflz@yahoo.com.br

Tel: (62) 8225-2312


Rodapé posts

Anúncios

3 comentários em “Roteiro pela Chapada dos Veadeiros: Circuito dos Saltos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s