in

10 programas bacanas para fazer no Morumbi – São Paulo

O Morumbi é um dos bairros mais nobres de São Paulo, localizado na zona sul da cidade. A origem do seu nome é indígena, vem do tupi. Dizem que significa “rio dos peixes”. Não é um bairro muito central, fica 15km distante do centro da capital (próximo do bairro Itaim Bibi). Talvez por isso mesmo nos passe a sensação de estar fora de São Paulo. O bairro é cercado por muito verde. Um pequeno paraíso numa selva de pedra.

Entre as mansões impressionantes das ladeiras que cruzam o Morumbi, algumas são abertas a visitação. São casas belíssimas que guardam muitas histórias – a antiga mansão de Hebe Camargo ficava ali – e também acervos culturais importantes. Explore o bairro e conheça 10 programas bacanas para fazer no Morumbi, visitando parques públicos e até um palácio.

Fundação Luisa e Oscar Americano – Essa bela casa em estilo moderno data da década de 50. Toda pintada de branco com janelões de vidro, fica numa área verde impressionante. São 75 mil metros repletos de árvores, mata, borboletas e outras espécies.

Fundação Luisa e Oscar Americano

A mansão que pertenceu ao casal Luisa e Oscar Americano – Oscar foi um engenheiro que ajudou a lotear e urbanizar a área – virou fundação em 1980. Abriga um acervo rico em quadros, gravuras, retratos da Família Real brasileira, louças francesas, vestimentas etc.

Fundação Luisa e Oscar Americano

Aos sábados a visita é gratuita. Oferece também o chá da tarde no agradável café nos jardins. Tem estacionamento no local.

Salão de chá

End: Av. Morumbi, 4077 – Morumbi

Casa de Vidro Lina Bo Bardi – Quando a área onde fica o Morumbi começou a ser urbanizada, atraiu as famílias mais ricas de São Paulo pois as chácaras tinham um terreno muito grande. Foi o caso de Lina Bo Bardi, arquiteta ítalo-brasileira que criou projetos marcantes para a cidade, como o Museu de Arte dr São Paulo (Masp).

Casa de Vidro no Morumbi

Ela construiu uma casa totalmente inserida no meio do verde. Foi a primeira casa do Morumbi, datando de meados de 1950. De estilo moderno, a casa ficou conhecida como “Casa de Vidro” e parece flutuar sobre os pilares. Com 7.000 m2, o objetivo do instituto é promover e divulgar a arquitetura, design, urbanismo e arte popular. Para visitar, o ieal é consultar antes a programação já que às vezes fecha para eventos.

End: R. Gen. Almério de Moura, 200 – Morumbi

Palácio dos Bandeirantes – É a sede do Governo do Estado de São Paulo (uma construção originalmente erguida pela família Matarazzo no final dos anos 1950 para tornar-se uma universidade) e residência oficial do governador. O grande e belo palácio fica no arborizado Morumbi.

Palácio dos Bandeirantes no Morumbi

O Palácio passsou a abrigar também um centro cultural em 1970, com acervo de móveis, quadros e esculturas. O jardim de Mata Atlântica tem aproximadamente 125 mil metros quadrados. O local abriga mais de duas mil espécies de plantas nativas como pau-brasil, ipês e cerejeiras. Destaque para as obras de Aleijadinho, Pedro Américo, Benedito Calixto, Oscar e Cândido Portinari, entre outros. Sábados e domingos é fechado à visitação.

End: Av. Morumbi, 4500 – Morumbi

Parque Alfredo Volpi – É um parque localizado na Cidade Jardim, no Morumbi. Possui área de 142.432 m², três lagos, bicicletário, playground para crianças, aparelhosbde ginástica, pistas se corrida e trilhas. Uma das muitas opções de lazer da cidade e uma das principais dessa região.

Parque Alfredo Volpi

End: Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 – Morumbi

Parque Burle Marx – Um parque para passear, fazer piquenique, ensaios fotográficos e curtir com a família. Apesar se ser um parque ao ar livre, não aceita pets. Para piqueniques no gramado central, são permitidas 10 pessoas por grupo. Mais informações e contato para reserva no site oficial do parque. É um parque com vocação mais contemplativa do que para atividades. Um lugar tão tranquilo e com verde exuberante que você jura que está fora de São Paulo.

End: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade – Morumbi

Almoço no Jean-Georges – O renomado chef Jean Georges dá nome ao restaurante do magnífico hotel Palácio Tangará, rodeado pelo Parque Burle Marx. Um lugar único que reflete a excelência do hotel 5 estrelas. O palácio cercado de verde é um projeto belíssimo. Quem passa por ali custa a acreditar que estamos em plena São Paulo. O Palácio Tangará faz parte da coleção de hotéis de luxo Leading Hotels of the World, o que explica a alta qualidade dos serviços e singularidade do lugar.

Restaurante Jean-GeorgesRestaurante Jean-Georges no Palácio TangaráO Jean-Georges tem uma estrela Michelin

Se você quer ter uma experiência gastronômica ímpar, ou se tem vontade de comemorar uma data especial num lugar inesquecível, diferente de tudo que há em Sampa, vale a pena planejar um almoço no Jean Georges, premiado com uma estrela Michelin. Você pode optar pela experiência completa com a degustação do meni de 5 pratos, ou optar por um dos pratos à la carte. É pra se sentir como um rei ou rainha na capital paulista.

End: R. Dep. Laércio Corte, 1501 – Morumbi

Futebol no Estádio Morumbi – O Estádio Cícero Pompei de Toledo, mais conhecido como Morumbi, é um lugar histórico. De grandes partidas de futebol a memoráveis shows de rock, já foi palco de grandes acontecimentos. Como esquecer os shows do U2 ali?! Por isso, se você curte músico ou é apaixonado por futebol, fique de olho na programação do estádio quando estiver na cidade.

Estádio Morumbi (Foto: SPFC)

End: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 – Morumbi

Capela do Morumbi – No começo do século XIX o Morumbi era apenas uma grande fazenda com cerca de 700 alqueires e muito distante do centro urbano de São Paulo. Bem próximo à casa-sede da Fazenda do Morumbi, antiga propriedade do inglês John Rudge, que cultivava uma plantação de chá, estava localizada uma edificação que conservava paredes de taipa, que acabou sendo usada como capela .Em 1912, o arcebispo de São Paulo concedeu autorização para a celebração de missas na capela, que na época possuía apenas uma imagem de São Sebastião e um crucifixo.

Capela do Morumbi

A capela foi construída nos moldes atuais foi construída em 1950 sobre ruínas de taipa de pilão, que foram complementadas com alvenaria de tijolos. Em 1979, sifte uma reformulação para transformá-la em um local para a realização de atividades culturais.
A Capela do Morumbi funciona terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

End: Av. Morumbi, 5387 – Morumbi

Market Place Shopping – Um dos muitos shoppings da capital paulista, e também um dos mais novos. Há mais de um shopping na região do Morumbi, como o elegante Cidade Jardim.

Shopping Marlet Place

A diferença é que o Market Place é mais descontraído. Ótima opção para quem busca bons restaurantes, como o Ici Brasserie, gastronomia francesa com harmonização de cervejas.

Ici Brasserie no Market PlaceRestaurante Ici Brasserie

End: Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 – Vila Cordeiro – Morumbi

Massagem relaxante no Flora Spa by Sisley do Palácio Tangará – Pra quem quiser uma experiência ainda mais completa no Palácio Tangará, pode aproveitar para reservar algumas horas no impactante spa do estrelado hotel.

Palácio TangaráFlora Spa by Sisley

Ambiente sereno e requintado, o spa oferece jacuzzi e uma grande piscina coberta.

Piscina no SpaSpa do Palácio Tangará

Nada mal agendar uma massagem relaxante antes do almoço e depois se entregar ao melhor da gastronomia para viver um dia inesquecível não?!

End: R. Dep. Laércio Corte, 1501 – Morumbi

?Além de todas dicas citadas acima, não esqueça a importância do seguro viagem, compare e contrate no link abaixo?

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Day Use no Recreio: Hotel Atlântico Sul

Roteiro pela Chapada dos Veadeiros: Circuito dos Saltos –