O interesse numa alimentação saudável, uma melhor promoção da boa qualidade, produtos locais holandeses e uma crescente consciência do impacto ambiental das “food miles” significam que Amesterdão viu o número de mercados orgânicos aumentar significativamente nos últimos anos. Todos os mercados listados abaixo são dignos de visita por diferentes razões e oferecem a oportunidade de provar iguarias locais ou encontrar presentes culinários para levar para casa.
A natureza acessível dos mercados de Amesterdão significa que as compras neles podem ser uma experiência agradável e sociável, muito diferente de um supermercado. A maioria das bancas são geridas pelos próprios produtores e são geralmente felizes – embora isto dependa um pouco de quantas outras pessoas estão à espera na fila – para iniciar uma conversa ou dar conselhos de compra.
Outra característica que torna os mercados holandeses tão agradáveis de visitar é o facto de muitas coisas poderem ser amostradas. Queres saber qual é a diferença entre um jong belegen holandês e um queijo belegen extra? Peça um par de fatias. Ou não consegue decidir se quer comprar bolo de maçã ou brownies de chocolate – ou ambos? Experimente-os primeiro, depois tome uma decisão.
Existem actualmente três mercados orgânicos em Amesterdão, e estes estão espalhados por toda a cidade. Todos os mercados estão no exterior, por isso veste-te calorosamente com mau tempo.
Mercado de Agricultores Orgânicos de Noordermarkt
O Mercado dos Agricultores Orgânicos, que se instala no Noordermarkt (Mercado do Norte) no distrito de Jordaan, abriu pela primeira vez em 1987 e é de longe o mais antigo e mais bem estabelecido dos três mercados. Os barracões bem embalados vendem tudo, desde pães rústicos, queijos, carnes e legumes a ervas, mel, bolos e sumos frescos. Uma extremidade do mercado é reservada para artigos não alimentares, tais como óleos essenciais, vestuário natural e jóias.
O mercado pode ficar muito ocupado e é também o mais caro dos três. Está aberto todos os sábados, das 9h às 16h.
Mercado de Agricultores Orgânicos de Nieuwmarkt
Localizado no Nieuwmarkt (Novo Mercado) no Centro Velho, o segundo mercado orgânico de Amesterdão vende uma gama semelhante de produtos frescos ao Noordermarkt (há uma selecção muito pequena de artigos não alimentares), bem como cereais, leguminosas e chás. No entanto, este mercado é mais pequeno, mais calmo e mais barato, tornando as compras aqui um pouco menos concorridas e agitadas.
A banca mais chamativa do Nieuwmarkt é a Raspberry Maxx rosa brilhante. Como o nome sugere, esta banca vende tudo o que pode ser feito de framboesas, incluindo compotas, sumos, molhos para salada, molhos, chás e doces. Todas as framboesas são cultivadas organicamente no sul da Holanda e a embalagem funky torna os produtos artigos de presente invulgares para levar para casa.
Tal como o Noordermarkt, este mercado está aberto todos os sábados, das 9h às 16h.
Mercado de Agricultores Culinários
A mais recente adição ao mercado de Amsterdão é o Mercado de Agricultores Culinários, que se instala em Haarlemmerplein, no Centro. Em contraste com os outros dois mercados, este mercado está aberto às quartas-feiras. Este é ideal para quem visita Amesterdão durante a semana, ou para aqueles que estão sem produtos biológicos e não podem esperar até ao fim-de-semana seguinte para reabastecer.
Um pequeno mercado de cerca de 10 bancas, no entanto, há aqui o suficiente para aguçar o apetite sob a forma de enguias fumadas (o dono da banca traz mesmo consigo o seu forno de fumo redondo), peru selvagem e caça (na época), bem como fruta, legumes, azeitonas, queijo e produtos cozinhados.
Aberto todas as quartas-feiras das 10h00 às 18h00.
À procura de mais coisas relacionadas com comida para fazer em Amesterdão? Encontre aqui recomendações para os três melhores locais de almoço e uma revisão do peculiar restaurante Coffee and Jazz
GIPHY App Key not set. Please check settings