in

Mercados Orgânicos de Amesterdão para Turistas visitarem

fruita

 

O interesse numa alimentação saudável, uma melhor promoção da boa qualidade, produtos locais holandeses e uma crescente consciência do impacto ambiental das “food miles” significam que Amesterdão viu o número de mercados orgânicos aumentar significativamente nos últimos anos. Todos os mercados listados abaixo são dignos de visita por diferentes razões e oferecem a oportunidade de provar iguarias locais ou encontrar presentes culinários para levar para casa.

A natureza acessível dos mercados de Amesterdão significa que as compras neles podem ser uma experiência agradável e sociável, muito diferente de um supermercado. A maioria das bancas são geridas pelos próprios produtores e são geralmente felizes – embora isto dependa um pouco de quantas outras pessoas estão à espera na fila – para iniciar uma conversa ou dar conselhos de compra.

Outra característica que torna os mercados holandeses tão agradáveis de visitar é o facto de muitas coisas poderem ser amostradas. Queres saber qual é a diferença entre um jong belegen holandês e um queijo belegen extra? Peça um par de fatias. Ou não consegue decidir se quer comprar bolo de maçã ou brownies de chocolate – ou ambos? Experimente-os primeiro, depois tome uma decisão.

Existem actualmente três mercados orgânicos em Amesterdão, e estes estão espalhados por toda a cidade. Todos os mercados estão no exterior, por isso veste-te calorosamente com mau tempo.

 

Mercado de Agricultores Orgânicos de Noordermarkt

 

O Mercado dos Agricultores Orgânicos, que se instala no Noordermarkt (Mercado do Norte) no distrito de Jordaan, abriu pela primeira vez em 1987 e é de longe o mais antigo e mais bem estabelecido dos três mercados. Os barracões bem embalados vendem tudo, desde pães rústicos, queijos, carnes e legumes a ervas, mel, bolos e sumos frescos. Uma extremidade do mercado é reservada para artigos não alimentares, tais como óleos essenciais, vestuário natural e jóias.

O mercado pode ficar muito ocupado e é também o mais caro dos três. Está aberto todos os sábados, das 9h às 16h.

 

Mercado de Agricultores Orgânicos de Nieuwmarkt

 

Localizado no Nieuwmarkt (Novo Mercado) no Centro Velho, o segundo mercado orgânico de Amesterdão vende uma gama semelhante de produtos frescos ao Noordermarkt (há uma selecção muito pequena de artigos não alimentares), bem como cereais, leguminosas e chás. No entanto, este mercado é mais pequeno, mais calmo e mais barato, tornando as compras aqui um pouco menos concorridas e agitadas.

A banca mais chamativa do Nieuwmarkt é a Raspberry Maxx rosa brilhante. Como o nome sugere, esta banca vende tudo o que pode ser feito de framboesas, incluindo compotas, sumos, molhos para salada, molhos, chás e doces. Todas as framboesas são cultivadas organicamente no sul da Holanda e a embalagem funky torna os produtos artigos de presente invulgares para levar para casa.

Tal como o Noordermarkt, este mercado está aberto todos os sábados, das 9h às 16h.

 

Mercado de Agricultores Culinários

 

A mais recente adição ao mercado de Amsterdão é o Mercado de Agricultores Culinários, que se instala em Haarlemmerplein, no Centro. Em contraste com os outros dois mercados, este mercado está aberto às quartas-feiras. Este é ideal para quem visita Amesterdão durante a semana, ou para aqueles que estão sem produtos biológicos e não podem esperar até ao fim-de-semana seguinte para reabastecer.

Um pequeno mercado de cerca de 10 bancas, no entanto, há aqui o suficiente para aguçar o apetite sob a forma de enguias fumadas (o dono da banca traz mesmo consigo o seu forno de fumo redondo), peru selvagem e caça (na época), bem como fruta, legumes, azeitonas, queijo e produtos cozinhados.

Aberto todas as quartas-feiras das 10h00 às 18h00.

À procura de mais coisas relacionadas com comida para fazer em Amesterdão? Encontre aqui recomendações para os três melhores locais de almoço e uma revisão do peculiar restaurante Coffee and Jazz

 

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

brasil

Cinco das mais belas cidades do Brasil

London

Um livro com 500 lugares orgânicos para ficar em sua viagem ao Reino Unido