Brasil

Quais comidas são permitidas trazer na mala de viagem?

Sem dúvida, uma das coisas que mais gostamos de fazer quando viajamos para o exterior é conhecer o supermercado local e comprar vários itens para usar na cozinha ao voltar pro Brasil.

Os mais diversos temperos, azeites, cafés, doces, entre outros, costumam ter uma variedade enorme em outros países. Vale a pena comprar por serem diferentes, muitas vezes típicos da cultura do país visitado, e com bons preços. Mas, como saber Quais comidas são permitidas trazer na mala de viagem do exterior? Confira abaixo a dica dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários sobre o que pode e o que não pode trazer na mala, para não ter que abrir de nada ao passar pela alfândega.

Quais comidas são permitidas trazer na mala de viagem?
Supermercado em Joanesburgo: variedade, bons preços, e produtos não encontrados no Brasil

Quais comidas são permitidas trazer na mala de viagem

Acredite, trazer na bagagem algumas guloseimas achadas em outros países é uma das melhores coisas que você pode fazer ao viajar. É uma forma de conhecer melhor a culinária e cultura do país, e uma das maneiras mais prazerosas de “prolongar” a viagem na volta pra casa. Tomar um café Premium especial da Colômbia ou saborear uma pasta de azeitonas típica da Provence, são formas de relembrar os lugares visitados e literalmente sentir o sabor de cada país.

+ San Andrés, Colômbia: paraíso das compras

Mas a entrada de produtos de origem animal e vegetal é cercada de cuidados e nem tudo é permitido entrar no Brasil, por questões de segurança. É bom viajar sabendo o que pode passar na alfândega.

Saiba o que, e quanto, você pode trazer na mala:

Desde 2016 a lista de produtos que podem ser trazidos e a quantidade por pessoa aumentaram

Quais comidas são permitidas trazer na mala de viagem?

É possível ingressar no país com até 10 kg produtos cárneos, como presuntos cozidos ou maturados por no mínimo quatro meses, embutidos, desde que dessecados, e charque, jerked beef e tasajo, todos dessecados e salgados, em embalagens invioladas. O produto deve estar com rótulo original de fabricação com a informação de que o produto é dessecado, salgado ou o período de cura ou maturação.

Também é possível trazer laticínios como queijos de longa maturação (no mínimo dois meses), doce de leite, manteiga, iogurte, leite UHT e leite em pó. Derivados de ovos, desde que pasteurizados, e pescados, que devem ser salgados, defumados ou eviscerados dessecados. Para esses produtos o limite é de 5 kg ou 5 litros, no caso de iogurtes, por passageiro. Tudo em embalagens fechadas e com rótulo de origem. Pedaços de queijo cortados em mercados não são permitidos.

Alimentos para animais de estimação também seguem essas mesmas regras de quantidade por pessoa e embalagem.

É proibido o ingresso no Brasil de mel, produtos caseiros e de origem vegetal in natura, como flores, sementes, mudas e frutas, além de agrotóxicos e fertilizantes. Para entrar no país com produtos agropecuários é preciso notificar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). E ainda, é necessária a declaração de todo produto que entra no país (lembra daquele formulário que preenchemos no avião quando visitamos outros países, é nesse momento que se deve declarar caso esteja levando um item com restrição de entrada). Para casos específicos, é preciso fazer uma declaração. Basta acessar o site da Receita Federal e preencher a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante, o e-DBV.

Para mais detalhes sobre quais comidas são permitidas trazer na mala de viagem, acesse a lista aqui ou a Instrução Normativa 11/2016 aqui.

*Informações do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical)

+ Como acionar o seguro viagem

.

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG:

Faça seguro aqui pelo Real Seguro

seguro_viagem_geral_300x250

Reserve hotel aqui pelo Booking.com

booking-com

Compre aqui Chip Pré Pago Easy Sim 4U

Alugue carro no Brasil e exterior pelo Rentcars

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s