in

Bate e volta à Pompéia na Itália

Pompéia, a cidade devastada e eternizada por um vulcão, é um passeio bate e volta imperdível! Para quem planeja viajar pelo sul da Itália, um bate e volta a esse lugar é quase obrigatório.

Seja durante uma temporada em Capri, durante uma passagem por Nápoles, que fica a 22 km de Pompéia, ou mesmo esticando um roteiro pela Costa Amalfitana, dá para facilmente reservar o passeio com uma agência. Veja vomo é o bate e volta à Pompéia na Itália. 

Pompéia na Itália

Em uma de minhas viagens pela Itália, fiz questão de conhecer o sítio arqueológico de Pompéia. Deu até para visitar também a simpática cidade de Sorrento no mesmo dia desse passeio. Essa cidade italiana, que foi uma das mais prósperas e modernas do Império Romano, foi completamente devastada por uma explosão violenta do vulcão Vesúvio. Durante anos os habitantes da cidade conviveram em harmonia com o imponente vulcão, que para os cidadãos locais não passava de uma grande montanha que despontava na paisagem de fundo da região.

A passarela que leva ao sítio arqueológico de Pompéia

Até que numa tarde do ano 79 AC, uma grande erupção fez tremer o solo, lavas incandescentes foram lançadas a quilômetros de distância e uma chuva de cinzas tomou todo o céu da região, atingindo também a cidade de Herculano. Essa chuva de cinzas soterrou a cidade, destruindo todas as edificações e matando a toda a população, e foram essas mesmas cinzas que mantiveram a cidade oculta por 1600 anos.

Estátuas intactas, residências e templos

Só essa história já é incrível o suficiente para atrair a visita de turistas do mundo todo. Mas poder visitar um sítio arqueológico que está praticamente intacto, nos dando a chance de ver exatamente como as pessoas viviam seu dia a dia, é uma oportunidade única. Imagine então poder ver também as pessoas que ficaram petrificadas na posição em que estavam no momento em que foram atingidas pelas cinzas… é difícil descrever a sensação.

Jardim dos Fugitivos, com os corpos das vítimas do Vesúvio

As escavações arqueológicas revelaram também afrescos belíssimos, ossos animais, cacos de cerâmica e plantas. Há também diveras obras de arte eróticas, o que parece que era bem comum na época. Caminhando pelas ruas de Pompéia, temos a nítida impressão de que estamos atravessando uma cidade com uma vida plena.

Podemos adentrar antigas residências, um padaria com seus fornos de cerâmica, termas, onde observamos o sistema para aquecimento da água, ruas com calçadas e até mesmo escoamento da água. Numa das áreas do sítio arqueológico, chamada de Jardim dos Fugitivos, foram concentrados os corpos que foram mantidos com enchimento de gesso em seu interior. É como ver uma cidade parada no tempo.

Os afrescos das residências de PompéiaUma das termas de Pompéia

Pompéia é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, sendo uma das atrações mais populares da Itália. Dá para ir à Pompéia a partir de Roma em cerca de 2h30, 3 horas de carro. Então, se você estiver com um carro alugado, é fácil chegar até lá. E mesmo sem um carro, existem várias agências que fazer esse day tour. Nós fizemos com a TransEuropa Viagens, que tem bastante experiência em roteiros na Europa, e correu tudo certinho. Vale a pena.

Veja também:

+ Dicas da Itália

Localização de Pompéia na Itália

.

?Além de todas dicas citadas acima, não esqueça a importância do seguro viagem, compare e contrate no link abaixo?

Written by Letouriste

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Roteiro pelo Vale do Loire na França

Parque Nacional da Tijuca inaugura o Centro de Visitantes Paineiras